Posted in:

Retorno à Vida pela Contrologia: Entenda os Conceitos de Joseph Pilates

Retorno à Vida pela Contrologia: Entenda os Conceitos de Joseph Pilates
5 (100%) 1 vote

Estamos vivendo em uma época conturbada e agitada, em que a falta de tempo nos impede de conciliar a vida pessoal e a profissional de forma equilibrada. Sabia que a Contrologia pode te ajudar nisso?

Por estarmos muito atarefados, as horas do dia passam rápido demais e começamos a deixar de lado a atenção com a saúde e bem estar.

Isso, consequentemente, acaba afetando não somente o nosso condicionamento físico e mental, como também a nossa produtividade no dia a dia. Continue lendo para entender mais!

Importância de Combater o Sedentarismo

A inatividade física tem propiciado o aumento do sedentarismo nas últimas décadas, contribuindo para que esse seja um dos principais fatores com gasto em saúde pública.

Além de, claro, os risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias entre outros malefícios associados à saúde e ao bem-estar do individuo.

Os estudos enfatizam a importância da atividade física regular para que se tenha uma boa qualidade de vida relacionada à saúde, principalmente a Contrologia.

Os exercícios físicos, quando planejados, orientados e praticados de forma correta, trazem inúmeros benefícios e somam efeitos positivos sobre um estilo de vida saudável.

Promovendo alterações positivas nos estados de ânimo, na autoestima, na eficácia, obtendo recursos pessoais para enfrentar as situações estressantes e desafiadoras do dia a dia. Além de proteger o organismo das doenças crônico-degenerativas e muitas vezes até emocionais.

Dentre as atividades físicas possíveis de serem realizadas para a melhora das dores, aumento da autoestima e redução do stress, está o método Pilates, e a Contrologia, que é baseado no princípio do equilíbrio entre o corpo e a mente.

Contrologia do Método Pilates

O método Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates no início da década de 1920, e apresentado no livro “Return to Life Through Contrology” em 1945.

Seu método foi descrito com base em um conceito denominado de Contrologia, que significa o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. A capacidade que o ser humano tem de mover com conhecimento e domínio, sendo assim, a correta coordenação do corpo, da mente e espírito.

Por meio dela, há o desenvolvimento do corpo uniformemente, correção da má postura, restauração da vitalidade física, revitalização da mente e elevação do espírito.

Bases de Criação do Método Pilates

O Pilates teve como base oriental a Yoga, artes marciais e meditação. Essas trabalham a concentração, respiração, equilíbrio, percepção, controle corporal, flexibilidade e relaxamento.

Dos esportes ocidentais, baseou-se na força e no tônus muscular, sendo um programa completo de condicionamento físico e mental numa vasta órbita de exercícios potenciais.

A Contrologia vem sendo muito estudada e cada vez mais há comprovações de seus benefícios, além de novas aplicações, como atividade física, condicionamento físico, promoção de qualidade de vida, prevenção de lesões e reabilitação.

Reconhecimento do Método

O reconhecimento internacional do Pilates aconteceu nos anos 80, mas só na década de 90 começou a ser difundido no Brasil. Na mesma época, o método ganhou reconhecimento em reabilitação ortopédica e tratamentos de dores crônicas.

O método oferece o repertório de MAT, em que os exercícios são realizados no solo com o próprio peso corporal. Enfatizando o alinhamento postural da coluna, da cintura escapular e pélvica. Além dos repertórios realizados nos aparelhos, como Cadillac, Reformer, Chair e Barrel.

Equipamentos criados por Joseph Pilates

O Universal Reformer foi o primeiro criado por Joseph. Ele acreditava que os exercícios executados no aparelho “reformavam” o corpo do praticante. Hoje em dia ele é mais conhecido apenas por Reformer.

O Cadillac, o equipamento mais tradicional de todos os equipamentos de Pilates, é considerado o mais versátil. Joseph deu o nome a ele buscando um comparativo de igual valor na época, o automóvel Cadillac.

A Chair, pensada a partir de uma cadeira de rodas. A Chair possui pedal e molas.

Por fim, Ladder Barrel em uma tradução literal significa “barril escada”. A criação teria sido inspirada em um barril. O Barrel é o único aparelho que não utiliza molas.

Conceitos e Conexão Corpo-Mente

Em uma aula de Pilates, os movimentos são realizados de forma consciente respeitando todos os princípios criados por Joseph.

Como a concentração, o controle, a fluidez, a precisão, o Power House (Centro de Força) e a respiração. É possível alcançar relaxamento dos músculos tensionados, alongar os encurtados e fortalecer aqueles mais fracos e, com isso, diminuir as diferenças para melhorar desvios posturais, além da correção postural e flexibilidade.

A conexão Corpo-Mente é essencial para encontrarmos a felicidade e com ela, o Espirito. Joseph nos estimula a praticar um modo de vida diferente onde o movimento e a mente caminham e são estimulados juntos, onde a superação e a consciência estejam valorizadas, alcançando um equilíbrio para o corpo, a mente e o espirito.

Concluindo…

Ao estudar um pouco mais sobre a história e as bases do Método Pilates é possível notar o quão visionário foi Joseph Pilates ao criar seu método. Os seus princípios tem uma íntima relação de dependência.

“Seu corpo é o se maior bem, ele guarda e reflete a sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa que nós o lapidaremos” e que tal começarmos a praticar a Contrologia desde já?

Written by Livia Meira Bassetto

Livia Meira Bassetto

Crefito 3 186028-F
Fisioterapeuta, Especialista em Geriatria pela (UFSCAR), RPGista, Instrutora de Pilates.
Espaço New Corp – Saúde e Boa Forma
Contatos: (19) 41061494/992615556
Rua Quintino Bocaiuva, 620, esquina com Tamoio, Vila Santa Catarina – Americana SP
www.espaconewcorp.com.br

2 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *