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A Importância do Método Pilates com Idosos

A Importância do Método Pilates com Idosos
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A expectativa de vida aumentou em todo o mundo nos últimos anos. No Brasil, assim como em diversos países em desenvolvimento, o crescimento da população idosa vem ocorrendo de forma muito rápida e progressiva. Muitas vezes causando problemas de saúde que podem ser sanadas com o Pilates para Idosos.

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje faz parte da realidade da maioria das sociedades. É nosso dever garantir que idosos tenham uma vida saudável. Quer entender mais? Continue lendo o texto!

Processo de Envelhecimento

O processo de envelhecimento consiste na degeneração progressiva dos sistemas corporais, gerando perda de força. Assim como perda de flexibilidade, de resistência e da capacidade cardiorrespiratória. Essas, por sua vez, causam prejuízo no desempenho motor, repercutindo negativamente na autonomia funcional de idosos.

Essa autonomia funcional pode ser compreendida sob os seguintes aspectos:

  1. Autonomia de ação que está relacionada à independência física;
  2. Capacidade de realização de tarefas do dia-a-dia;
  3. Autonomia de vontade que corresponde à autodeterminação individual;
  4. Autonomia de pensamento que permite a tomada de decisões e julgamentos.

A preservação dessas capacidades exerce influência na qualidade de vida dessa população.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2006), um dos componentes mais importantes para se ter uma boa saúde é o estilo de vida adotado pelas pessoas.

Pode-se entender, por isso, como as ações realizadas pelo indivíduo no seu dia a dia: alimentação, uso de drogas – lícitas e/ou ilícitas –, prática de atividades físicas regulares, dentre outros.

Que são passíveis de serem modificadas. A OMS reconhece a prática de atividades físicas como um relevante meio de promoção da saúde e redução dos fatores de risco.

Combate ao Sedentarismo em Idosos

Sabe-se que o sedentarismo no idoso é um grande fator de risco para as doenças crônicas degenerativas. A prática sistemática de atividades e exercícios físicos torna-se positiva nesse instante.

Uma vez apontadas na literatura evidências epidemiológicas quanto ao seu efeito positivo na prevenção e minimização dos efeitos deletérios do envelhecimento.

Considerando o acúmulo de evidências em torno da atividade física, é indiscutível a importância de um estilo de vida ativo, no intuito da promoção de melhora da saúde global do idoso.

O seu incentivo, é uma importante intervenção preventiva para diminuição do risco de quedas nessa população, oferecendo ao idoso grande segurança na realização de suas atividades diárias.

Além disso, o exercício proporciona aumento do contato social, diminuição aos riscos de doenças crônicas, melhora a saúde física e mental. Além de garantir a melhora do desempenho funcional e consequentemente, leva a uma maior independência, autonomia e qualidade de vida do idoso.

Pilates é indicado para Idosos?

Atualmente, diferentes possibilidades de prática de exercícios físicos são oferecidas, com inúmeros objetivos, orientações e métodos.

Dentre as modalidades físicas recomendadas para este público, que vem se tornando popular, destaca-se o método Pilates, cuja concepção foi idealizada por seu criador Joseph Hubertus Pilates, no início da década de 1920.

Segundo McNeill, o Pilates para Idosos, baseia-se numa integração geral de todos os movimentos do corpo, envolvendo contrações musculares de alto ou baixo limiar. Explorando exercícios de amplitude de movimento completa ou com a articulação em posição neutra.

Conceitos do Pilates: Contrologia

O método se baseia no conceito da Contrologia, em que todos os movimentos do corpo devem ser totalmente conscientes, entendendo seus princípios de equilíbrio e gravidade nos diferentes momentos.

Ele surge como forma de condicionamento físico particularmente interessado em proporcionar bem-estar geral ao indivíduo, sendo capaz de proporcionar:

  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Boa postura;
  • Controle postural;
  • Consciência corporal,
  • Percepção do movimento.

O Pilates para Idosos pode ser realizado no solo e em aparelhos. Todos eles favorecem o trabalho dos músculos estabilizadores eliminando a tensão excessiva dos músculos. Além das compensações de movimentos envolvendo uma larga variedade de movimentos.

Vantagens de utilizar o Método Pilates

Os exercícios que compõem o método envolvem contrações isotônicas (concêntricas e excêntricas). Sobretudo isométricas, com ênfase no que Joseph Pilates denominou Power House (ou centro de força).

Este centro de força é composto pelos músculos abdominais, glúteos e paravertebrais lombares, que são responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo.

Então, durante os exercícios, a expiração é associada à contração do diafragma, do transverso abdominal, dos multífidos e dos músculos do assoalho pélvico.

Os exercícios são, na sua maioria, executados na posição deitada. Possibilitando a diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática.

E, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar.

Joseph associou o aprimoramento do desempenho motor, da estabilidade corporal e da postura ao fortalecimento e melhora da flexibilidade desses músculos.

Pilates e a melhora na qualidade de vida

Como encontrado na literatura, o referido método pode contribuir, consideravelmente, para melhora da flexibilidade, alinhamento e correção postural, mobilidade vertebral, fortalecimento do assoalho pélvico, estabilização, equilíbrio e tonicidade muscular.

Contribui, ainda, para a diminuição de quadros de dores, reabilitação de lesões ortopédicas neurológicas; controle, prevenção e tratamento de doenças crônicas como incontinência urinária e Parkinson, atingindo também aspectos psicossociais e a realização de atividades diárias de idosos.

Concluindo…

A proposta do Método Pilates para Idosos é justamente proporcionar este amplo leque de benefícios, que compreenda o aumento da capacidade aeróbia.

Assim como o aumento na ventilação voluntária, melhora na flexibilidade, melhora na resistência muscular localizada e aumento do conteúdo de minerais ósseos.

Além da diminuição da resistência vascular, melhor tolerância à glicose, redução da concentração de lipídeos, melhora do estado de ânimo, aumento da vitalidade e melhora significativa da qualidade de vida.

Written by Silvia Gravato

Silvia Gravato

Proprietária do Sílvia Gravato - Studio de Pilates (premiado pelo concurso do Grupo VOLL - Studio dos Sonhos). Formada pela Faculdade Inspirar, em Curitiba, Sílvia se especializou em Fisioterapia na traumatologia, ortopedia e desportiva. Possui formação em diversos cursos do Grupo VOLL como Aliando Pilates ao treinamento funcional, Pilates aplicado a Hérnias de disco e lombalgia e em Pilates aplicado à Saúde da Mulher - O trabalho durante a gestação e parto.

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