Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A importância do Roll Up no Pilates é enorme, pois entre os 34 exercícios de solo, ele é o segundo criado por Joseph Pilates, vindo logo depois do The Hundred. O objetivo é preparar o corpo para os rolamentos e as flexões de toda a sequência do MAT.

Quando observamos o trabalho de solo separado em básico, intermediário e avançado, podemos analisar que, na primeira sequência, existe uma preocupação em ensinar o aluno a realizar a flexão do tronco e aprender o enrolamento e endireitamento do corpo.

No intermediário há o acréscimo das extensões e das rotações/torções do tronco. Já na sequência avançada o aluno realiza todos os movimentos adicionando exercícios com um grau de dificuldade maior.

Continue a leitura para entender a importância do Roll Up no Pilates e como a prática auxilia no fortalecimento do Power House e na postura corporal!

Roll Up e sua importância na prática do Pilates

O Roll Up foi o segundo movimento registrado no livro de Joseph Pilates, “Return to life through Contrology” (O retorno à vida pela Contrologia). Ao todo, o criador do Método registrou 34 exercícios.

O seu nível técnico é considerado básico, ainda assim, para executar o Roll Up corretamente, é fundamental que o aluno esteja acompanhado de um profissional que domine os princípios do Pilates, já que é um movimento que possui riqueza de detalhes e complexidade demandada pelo sistema muscular.

Neste livro, Joseph Pilates descreve o passo a passo do exercício desta maneira.

Posição 1

  •  Deite-se apoiando todo o corpo no colchonete ou no chão;
  •  Estenda os braços para trás;
  •  Estenda as pernas para a frente;
  •  Estenda os dedos dos pés para frente e para baixo.

Posição 2

  • Inicie inspirando lentamente e traga os braços estendidos para frente e para cima, criando um ângulo de 90°;
  • Deixe os dedos dos pés para cima.

Posição 3

  • Enquanto continua inspirando lentamente, incline a cabeça para a frente e para baixo até o queixo tocar o peito;
  • Inicie expirando lentamente e comece a rolar vagarosamente para cima e para frente.

Posição 4

  • Enquanto expira lentamente, termine rolando para a frente até a testa tocar as pernas;
  • Inicie inspirando lentamente, enquanto retorna a posição 3 e a seguir, para as posições 2 e 1.

É muito importante começar o processo do enrolamento a partir do princípio céfalo-caudal. Alguns alunos podem apresentar dificuldade de realizar o movimento tanto por ter uma coluna rígida e falta de alongamento ou até mesmo por não ativarem corretamente o Power House.

 A importância do Roll Up

Nessa situação o ideal é iniciar a construção do movimento através do Half Roll Down e do Spine Stretch.

Os equipamentos podem ser utilizados para auxiliar a construir movimentos como o Roll Down with Bar no Cadillac ou a Stomach Massage Series no Reformer.

Observando a própria sequência do MAT Pilates, o próximo exercício é o The Roll Over que também é um rolamento porém o movimento inicia pelos pés. 

O quinto exercício é o Rolling Back ou Rolling Like a Ball e, neste momento, o aluno precisa ter uma boa consciência da curva “C” ou Round da coluna para conseguir rolar como uma bola.

Outros exercícios de solo como Open Leg Rocker, Neck Pull, Teaser, Boomerang, Crab e Seal precisam que o aluno saiba fazer um bom rolamento para executar com excelência o movimento sem colapsar as vértebras, além de ativar o Power House para não gerar nenhuma lesão.

Conclusão

Tendo como um dos seus focos principais o fortalecimento do Core, a importância do Roll Up vai além de trabalhar o centro de força. Ele também foca no progresso da flexibilidade e mobilidade articular da coluna, agindo para que não ocorra nenhuma lesão mais severa. 

Pensando nessa possibilidade, o Grupo VOLL disponibiliza uma super aula GRÁTIS de MAT Pilates, com direito a presente exclusivo para você. Não deixe de conferir!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.