Uma academia pode oferecer uma variedade de equipamentos e aulas de grupo, permitindo que você trabalhe em vários aspectos de sua aptidão, como força, resistência e cardio.
Por outro lado, o Pilates é um programa de exercícios de baixo impacto que se concentra em fortalecer e tonificar os músculos centrais, enquanto também melhora a flexibilidade e o equilíbrio.
As aulas em grupo são comuns, bem como as de dança, que podem atrair o público feminino por serem mais animadas com músicas agitadas. Certamente quem gosta de movimento, com pessoas interagindo e conversando o tempo todo é adepto da academia.
A academia dispõe de aparelhos diferentes em relação aos do Pilates, pois são equipamentos mais específicos para trabalhar determinados grupos musculares, facilitando o fortalecimento do músculo desejado.
Comparando com a dinâmica do Pilates, a academia parece mais fácil para atingir os objetivos, entretanto o praticante do Método ou instrutor requer conhecimento específico em biomecânica para direcionar o movimento certo para atingir os objetivos.
Vamos entender os benefícios e as diferenças entre academia e o Pilates? Boa leitura!
Quais os benefícios da academia para o corpo?
Na academia a carga selecionada requer o mesmo potencial de força durante todo o movimento, já os aparelhos do Pilates contém molas e oferecem um potencial de força gradual à medida que a mola se estica, atingindo seu máximo quando ela está mais esticada e reduzindo a tração quando ela retorna à posição inicial.
Apesar do fato de que a academia pode oferecer resultados estéticos mais avantajados, dada a simplicidade de usar os aparelhos específicos a cada grupo muscular sem tantas variações.
Ainda que a academia não tenha baixo impacto como objetivo, deve-se levar em conta que a carga fixa e o aumento ao limite máximo suportado, junto com a realização incorreta do exercício pode gerar lesões.
Por isso, o desfecho final é que os “bodybuilders” acabam tendo que recorrer à fisioterapia ou, nos casos mais graves, às cirurgias de reparo.
Em resumo, a academia pode te oferecer resultados rápidos com exercícios de alto rendimento, porém você está sujeito a lesões se desconhecer seus limites e a realização correta dos exercícios.
Principais diferenças entre o Pilates e academia
O Pilates é uma forma de exercício que se concentra em fortalecer e tonificar os músculos centrais, incluindo os da região abdominal, lombar e pélvica. Ele também melhora a flexibilidade e o equilíbrio, o que pode ajudar a prevenir lesões.
Além disso, o Pilates é um exercício de baixo impacto, o que o torna uma boa opção para pessoas com lesões ou problemas de coluna. Também pode ser adaptado para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
Além dos benefícios físicos, o Pilates possui benefícios mentais, incentivando a consciência corporal e a concentração, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
O Método ensina técnicas de respiração eficazes, o que pode melhorar a oxigenação dos músculos e aumentar a eficiência dos exercícios.
Em outras palavras, o Pilates é uma excelente escolha para aqueles que buscam fortalecer e tonificar os músculos centrais, melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, e prevenir lesões. Também pode ter benefícios mentais e pode ser adaptado para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
Como o Pilates ajuda em dores crônicas?
Não há uma regra no geral para definir qual é melhor, tudo depende dos objetivos do aluno. Podemos pensar a que tipo de público é mais interessante cada um dos dois considerando os efeitos.
Os idosos podem se beneficiar muito no Pilates, pois geralmente este público tem dor crônica e risco de quedas.
Portanto, conforme realizam o programa de exercícios do Método, podem amenizar essa dor crônica, bem como adquirir maior consciência corporal, propriocepção e concentração, ajudando a reduzir o risco de quedas com estes benefícios globais.
Já pensando em jovens que não têm dores crônicas e apenas querem emagrecer ou ter uma estética melhor em pouco tempo, a academia parece melhor para este grupo de pessoas.
Conclusão
Em resumo, se você estiver procurando trabalhar principalmente precisão no trabalho de força, fluidez, flexibilidade e equilíbrio, o Pilates pode ser a melhor opção para você.
Já se você estiver procurando uma variedade de exercícios e aulas de grupo, uma academia pode ser uma boa escolha.