Posted in:

Como montar a aula perfeita aliando Pilates e Funcional suspenso

pilates-e-funcional-suspenso

Como montar a aula perfeita aliando Pilates e Funcional suspenso

O Pilates e o Treinamento Funcional suspenso são uma combinação perfeita, mas isso você já sabe! O mesmo pode ser aplicado às fitas de suspensão – porque elas seguem princípios funcionais para seus movimentos. 

Além disso, elas ajudam a trabalhar as habilidades proprioceptivas e motoras do aluno, algo extremamente importante para quem tem alunos lesionados ou idosos.

Com o uso da fita de suspensão conseguimos introduzir um importante elemento de instabilidade na aula. Assim, incentivamos nosso aluno a ativar as musculaturas do Core, algo que é bastante difícil de fazer só com comandos verbais.

“Mas, se eu consigo dar exercícios com instabilidade usando acessórios, por que a fita?”

É simples, contanto que você aplique os princípios da suspensão é possível facilitar ou dificultar todos os exercícios. 

Portanto, nosso aluno consegue realizar os exercícios com segurança e perde o medo aos poucos. E quando ele não tiver mais medo você pode deixar o exercício mais intenso! 

Para aprender a usar esta modalidade em suas aulas, continue lendo!

Posso usar Funcional suspenso na aula de Pilates?

Para exemplificar como o Funcional suspenso é útil para o Pilates, listamos algumas habilidades que treinamos com ele:

  • Mobilidade;
  • Estabilidade;
  • Força;
  • Equilíbrio;
  • Propriocepção.

Os exercícios do Funcional suspenso podem ser usados inclusive para trabalhar problemas posturais. 

Quais alunos podem realizar exercícios suspensos?

No Pilates treinamos todos os tipos de pessoas. Alguns profissionais são especialistas em atletas de alto rendimento que querem prevenir lesões e melhorar o desempenho. 

Outros trabalham com patologias e lesões e buscam sempre obter os melhores resultados. 

Existem também aqueles que trabalham com pessoas que querem manter-se saudáveis através da prática de atividades físicas.

Com tantos profissionais diferentes, parece que somente equipamentos geniais como os do Pilates conseguem adaptar-se para todos. Mas não precisa ser assim. O Funcional suspenso consegue proporcionar aulas para todos.

Se você ver um atleta fazendo uma série de exercícios suspensos pode pensar que um aluno com uma lesão no quadril nunca poderia usar os equipamentos suspensos. 

Na verdade, ele pode! Basta utilizar todas as ferramentas da aula suspensa para adaptar sua aula.

Falamos dos princípios da suspensão e falaremos novamente. Utilizando-os corretamente todos os exercícios são seguros para qualquer nível de aluno. 

Os iniciantes vão adorar esse contato com a instabilidade e um desafio diferente, assim como os intermediários e avançados.

Só é importante ficar atento enquanto os alunos realizam exercícios de funcional suspenso. 

Mais à frente falaremos sobre algumas medidas de segurança que podemos tomar com nossos alunos para garantir que tudo dará certo na aula.

Não estamos dizendo aqui que não existem exercícios avançados no Funcional suspenso. 

Existem e muitos, considere que a fita de suspensão, por exemplo, foi criada por um membro da marinha americana que queria se exercitar em viagem. 

Porém, um bom instrutor consegue reconhecer quais movimentos são adequados ou não para seu aluno e realizar as adaptações necessárias.

Quais tipos de exercício combinam com os equipamentos?

Quando falamos em treinamento suspenso estamos falando em fita de suspensão, Columpio e Columpio Wall. 

Todos os equipamentos são bastante versáteis e podem ser utilizados para um treino que trabalha o corpo de maneira global. 

Os exercícios podem ser alguns movimentos tradicionais do funcional, como agachamentos, pranchas e flexões de braço ou adaptações do Pilates.

Dicas de segurança para exercícios suspensos

É claro que não podemos abrir mão da segurança de nossos alunos para usar um equipamento “legal” ou “diferente” que deixe a aula mais atraente. 

Felizmente, você consegue manter-se completamente seguro usando o Funcional suspenso.

Quem trabalha com alunos iniciantes, lesionados e idosos, por exemplo, sabe que eles nem sempre têm o corpo preparado para a instabilidade. 

Um excelente exemplo são idosos que já sofreram quedas e se lesionaram, por isso têm medo de fazer os exercícios. Nunca devemos forçar os exercícios com esses pacientes ou eles se tornarão um risco!

Em casos assim, trabalhamos com preparatórios para o movimento. Comece com uma forma simplificada ou até no solo do exercício para que o corpo aprenda o padrão de movimento. Se necessário, realize exercícios de ativação muscular antes de tudo.

Você pode usar na preparação:

  • Alongamento muscular, especialmente naqueles alunos que apresentam desequilíbrios, sempre dê preferência ao alongamento dinâmico;
  • Ativação de musculaturas, lembre daquelas musculaturas que o aluno tem mais dificuldade em ativar;
  • Aquecimento;

Os próprios equipamentos suspensos servem para os exercícios preparatórios. A fita de suspensão, por exemplo, é ótima para realizar alongamentos.

Com alunos inseguros também precisamos acompanhar o momento de subir e descer do equipamento. Muitos alunos sentem-se melhor com o suporte do instrutor, mesmo que ele só apoie o equipamento enquanto a pessoa se prepara. 

Nunca deixe alunos iniciantes e especialmente idosos fazendo os exercícios sozinhos. Eles precisam ser supervisionados, uma queda, mesmo que de pequena altura, pode ser traumatizante e até lesiva.

Conclusão

Gostou das dicas que demos neste artigo? Isso é prova que podemos criar uma aula perfeita utilizando Funcional suspenso e o Pilates! 

Os equipamentos de Funcional suspenso são ótimos complementos para sua aula e ainda fáceis de instalar e utilizar. Basta ter um ponto para fixá-los, algo que você consegue até em studios pequenos!

A fita de suspensão é um adicional bom até para quem trabalha com atendimento a domicílio. Ela pode ser presa na parede, porta e até outros equipamentos, como o Cadillac. 

Lembre-se de testá-la antes de usar com o aluno para ter certeza que está bem fixa e que não existe risco de se soltar no exercício.

Acha que isso não é o suficiente para aplicar os princípios da suspensão com excelência na sua aula? Então confira o curso Suspension da VOLL Pilates

Nele você aprende mais de 100 exercícios só na fita de suspensão, além de dezenas de exercícios para outros equipamentos. Venha aprender e melhorar muito sua aula!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *