Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Falou em instrutor de Pilates, falou em postura correta. Ela é uma das partes essenciais da nossa saúde física e bem-estar geral. Afinal, uma postura adequada ajuda a prevenir dores nas costas, melhorar a respiração, aumentar a confiança e promover uma boa aparência. 

Sendo assim, ele desempenha um papel fundamental como símbolo de postura correta. Para exigirmos uma postura correta para os nossos alunos, devemos ser um exemplo sempre, vocês não acham?

Sabemos que o Pilates é um sistema de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates. Ele projetou uma série de movimentos destinados a fortalecer o Power House, alongar os músculos e melhorar a postura. 

Uma das principais razões pelas quais o instrutor de Pilates é considerado um símbolo de postura correta é a ênfase que o Método coloca na consciência corporal.

Neste texto, vamos te explicar como a postura correta ajuda no alívio das dores nas costas e melhorar a qualidade de vida dos alunos. Boa leitura! 

O instrutor de Pilates como símbolo de postura correta

Durante as aulas de Pilates, os instrutores orientam os alunos a prestarem atenção à posição de seu corpo, alinhando corretamente a coluna vertebral, cuidando do posicionamento dos ombros, quadril e outras articulações. 

Além disso, o instrutor de Pilates não apenas ensina exercícios, mas também fornece orientação individualizada aos alunos. Cada pessoa tem um corpo único, com diferentes desafios. 

Temos que levar em conta hábitos posturais adquiridos nas atividades de vida diárias (AVD), sem descartar que comportamentos como timidez, ser alto em relação à média de população e outros aspectos que podem comprometer sua postura. 

O instrutor também é capaz de identificar essas necessidades específicas e adaptar os exercícios para atender às demandas individuais de cada aluno.

O trabalho desse profissional vai muito além das aulas em si. Precisamos educar nossos clientes sobre a importância em ser símbolo de uma postura correta

Como exemplo, podemos ensinar técnicas de ergonomia e fornecer dicas práticas para manter uma boa postura ao sentar, caminhar, levantar objetos e realizar tarefas cotidianas. 

O instrutor também desempenha um papel fundamental na reabilitação de lesões e no alívio de dores crônicas. Muitas pessoas procuram o Pilates como uma forma de tratamento para problemas como cifose, lordose ou escoliose

Além de ser considerado o símbolo de postura correta, o instrutor, com seu conhecimento especializado, é capaz de desenvolver programas de exercícios específicos para ajudar os alunos a fortalecer os músculos fracos, alongar os músculos encurtados e corrigir desequilíbrios musculares.

Instrutor deve servir como inspiração aos alunos

O instrutor de Pilates serve como um exemplo de postura correta e execução para os alunos. Eles demonstram um alinhamento corporal perfeito e uma presença tranquila durante as aulas. 

O instrutor promove a consciência sobre o corpo como um todo, incentivando um estilo de vida saudável que contribui para uma melhor postura

Precisamos sempre lembrá-los de levar a postura correta para casa, não somente quando pedimos, perceba se seu cliente ao trocar de aparelho, se não, alerte-o porque provavelmente ele esquecerá de cuidar em outros momentos. 

A própria prática do Pilates ajuda a fortalecer os músculos profundos do Power House, estabilizando a coluna vertebral e melhorando a postura. 

O instrutor de Pilates desempenha um papel fundamental ao guiar os alunos por esses exercícios, garantindo que eles sejam executados corretamente e com supervisão.

10 exercícios que ajudam a ter uma postura correta

Aproveite o início de sua aula ou sessão (chamamos de Pré-Pilates) ou também nas suas finalizações de aula. Esses exercícios podem ser feitos também em pé ou sentado na Fit Ball.

1. Movimentos circulares de troncoMovimentos circulares de tronco - postura correta

Posição inicial: sentado com as pernas cruzadas à frente, colocar as mãos na nuca alinhando a cabeça à frente, abrindo bem os cotovelos.

Execução: fazer movimentos circulares para o lado direito e esquerdo, mantendo a postura correta durante todos os giros.

2. Rotação de ombros (Shoulder Circles)Rotação de ombros - postura correta

Posição inicial: sentado com as pernas cruzadas à frente, com os braços soltos ao lado do tronco.

Execução: realizar giros de ombro para frente e para trás.

3. MermaidMermaid - postura correta

Posição inicial: sentado com as pernas cruzadas à frente, apoiar uma das mãos no solo e com o outro braço elevado ao lado.

Execução: fazer o alongamento axial, crescendo sua coluna lateralmente. Executar para os dois lados.

4. Movimento de expansão de peitoral (Chest Expansion)Movimento de expansão de peitoral - postura correta

Posição inicial: sentado com as pernas cruzadas à frente, com os braços apoiados para trás.

Execução: inspirar ao alongar o peitoral para frente, fazer uma leve apneia ao rodar a cabeça lateralmente para direita e esquerda, retornar o tronco expirando. Repetir o movimento trocando o lado das rotações de cabeça.

5. Giro de braços à frenteGiro de braços à frente- postura correta

Posição inicial: sentado com as pernas cruzadas à frente, elevar os braços na altura dos ombros.

Execução: fazer 10 giros mantendo os braços firmes para fora e 10 giros para dentro respirando com controle.

6. Hip TwistHip Twist

Posição inicial: sentado com as pernas semi-flexionadas e pés em dorsiflexão, braços abduzidos na altura dos ombros.

Execução: realizar rotações de tronco, mantendo os ombros relaxados e a coluna alinhada em crescimento axial. Realizar de 5 a 10 rotações para os lados direito e esquerdo.

7. Swan
Swan

Posição inicial: deitado em decúbito ventral, com as pernas aduzidas, mãos apoiadas à frente dos ombros.

Execução: elevar o tronco em extensão, tomando o cuidado para que as cristas ilíacas não descolam do solo. Executar sempre em crescimento axial para fazer tração na lombar. Cuidados devem ser levados em conta nas patologias de lombar e cirurgias como a artrodese. Retornar à posição inicial.

8. The CatThe Cat

Posição inicial: posicionar-se em 6 apoios (quadrúpede) mantendo o alinhamento de coluna e cabeça. Braços e pernas alinhados a 90 graus em relação ao solo.

Execução: arredondar a coluna para trás (posição em C da coluna) e em seguida fazer uma extensão de tronco, evitando pressionar a cervical para trás.

9. Rest PositionRest Position

Posição inicial: sentado com os glúteos apoiados nos calcanhares.

Execução: alongar a coluna levando os braços à frente em flexão de tronco.

Pode-se fazer em movimentação ativa, inclusive utilizando a Fitball para auxiliar na flexão do tronco. 

10. BridgeBridge

Posição inicial: deitado em decúbito dorsal, pernas flexionadas com os pés apoiados no solo e braços estendidos ao longo do corpo.

Execução: elevar o quadril inspirando e retornar à posição inicial na expiração, vértebra por vértebra, dando ênfase no Power House.

Conclusão

Os instrutores de Pilates podem ser um exemplo de postura correta por várias razões. A busca por conhecimento auxilia trazendo habilidades necessárias para ensinar os alunos a alcançarem uma postura adequada e alinhada.

Além disso, devem ser como um modelo inspirador, mostrando os benefícios do Pilates e incentivando os alunos a trabalharem em direção a uma postura melhor.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.