Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você sabia que a Artrose de quadril é comum em pessoas com mais de 45 anos?

No entanto, isso não significa que não seja possível que pessoas mais jovens, em especial atletas, não possam desenvolver essa patologia que é uma doença degenerativa crônica, caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular e pela neoformação de osteófitos, muitas vezes causada pelos antecedentes genéticos e histórico familiar.

Nesta matéria você conhecerá mais sobre a Artrose de quadril e os 10 melhores exercícios do Método Pilates para auxiliar no tratamento da patologia. Continue lendo!

O que é a Artrose de quadril?

É uma das afecções mais incapacitantes do aparelho locomotor, já que a articulação do quadril suporta a carga e possui grande amplitude de movimento.

Principais sintomas

Entre os principais sintomas, temos:

  • Dor localizada no quadril;
  • Limitação da mobilidade, exemplo: dificuldade de colocar meias, cortar as unhas e cruzar as pernas;
  • Crepitação e rigidez articular após repouso.

Tratamento da Artrose de quadril

O tratamento da Artrose de quadril pode ser dividido em:

Realizar atividades físicas de baixo impacto com fortalecimento e alongamento da musculatura do quadril e dos membros inferiores, assim como trabalhar a perda de peso e o utilizar de órteses poderão diminuir os sintomas da patologia e também a sua progressão.

Outra possibilidade para melhorar os sintomas são os medicamentos, sejam eles analgésicos ou anti-inflamatórios. O mesmo vale para os condroprotetores que, além de melhorar a dor, trabalham na manutenção da cartilagem residual.

10 exercícios de Pilates para o tratamento da Artrose de quadril

Leg Circles

Este movimento tem por objetivos o fortalecimento de flexores de quadril, glúteo médio e mínimo e adutores de quadril e a estabilização de quadril.

1-Leg-Circles-tratamento-de-artrose-de-quadril

A posição inicial do paciente será em decúbito dorsal, com os membros superiores ao lado do corpo e os membros inferiores estendidos, possibilitando a realização da flexão, abdução, extensão e adução de quadril.

Antes de encerrar o aluno deverá retornar à posição inicial.

Sidekicks

O fortalecimento de flexores de quadril, glúteo médio e mínimo e a estabilização do quadril são os principais objetivos deste movimento.

2-Side-Kicks-Front-and-Back

O paciente deverá estar em decúbito lateral, com a cabeça apoiada no membro superior do lado do decúbito, enquanto o outro membro superior deverá estar apoiado à frente do corpo e os membros inferiores estendidos.

Para realizar o movimento, o paciente deverá executar a flexão e extensão do quadril contralateral ao decúbito, retornando à posição inicial.

Double Straight Stretch

Os objetivos deste exercício são o fortalecimento da região abdominal, dos flexores de quadril e também o alongamento da cadeia posterior.

3-Double-Straight-Stretch-tratamento-de-artrose-de-quadril

Como posição inicial teremos o paciente em decúbito dorsal, com os membros superiores flexionados e as mãos apoiadas atrás da cabeça, os membros inferiores flexionados a 90° e os joelhos estendidos. Em seguida, o paciente deverá realizar a flexão de tronco, elevando a cabeça do MAT enquanto estende os membros inferiores em direção ao solo e mantém a coluna lombar apoiada.

Antes de encerrar, o aluno deverá retornar à posição inicial.

Stretches back

O principal objetivo é o alongamento de quadríceps e iliopsoas.

4-Stretches-Back-tratamento-de-artrose-de-quadril

Neste movimento para o tratamento da artrose de quadril, o paciente deverá estar em pé no Barrel, com um membro inferior estendido e o outro membro inferior flexionado, com o antepé apoiado no equipamento. Lembre-se que é muito importante manter os membros superiores apoiados na barra à frente, possibilitando que o aluno realize a flexão do joelho e extensão do tronco, retornando à posição inicial.

Horse

O objetivo aqui é o fortalecimento de adutores e a estabilização de eretores da coluna.

5-Horse-tratamento-de-artrose-de-quadril

Também utilizando o Barrel, a posição inicial será com o paciente sentado no equipamento, mantendo os membros superiores ao lado do corpo e os membros inferiores relaxados. Para realizar o movimento, o aluno fará a extensão de joelhos, pressionando a parte interna da coxa contra o Barrel e elevando o quadril até retornar à posição inicial.

Leg Extension

O principal objetivo é o fortalecimento de glúteos, isquiotibiais e paravertebrais e, para realizá-lo, o paciente precisará estar em decúbito ventral sobre o Barrel, com os membros inferiores estendidos e os membros superiores flexionados, segurando a barra à frente.

Na sequência, o aluno terá que realizar a extensão de quadril e retornar à posição inicial.

Front Splits

Neste movimento para o tratamento da Artrose de quadril os objetivos são o fortalecimento de glúteo máximo e o alongamento de flexores de quadril e também dos isquiotibiais contralateral.

7-Front-Splits-tratamento-de-artrose-de-quadril

Ao lado do Reformer, o paciente deverá estar em pé com um membro inferior apoiado no equipamento e o outro membro inferior estendido, com o pé apoiado no solo. Membros superiores apoiados na barra frontal do Reformer.

Para realizar o movimento, o aluno deverá manter a extensão do quadril e do joelho apoiados no Reformer, enquanto flexiona o joelho do membro inferior apoiado no solo para, sem seguida, retornar à posição inicial.

Tower

Fortalecer o quadríceps e o glúteo máximo e alongar a cadeia posterior, principalmente do músculo piriforme, são os objetivos do Tower.

8-Tower-variação-piriforme

A posição inicial será com o paciente deitado em decúbito dorsal no Cadillac, mantendo os membros superiores ao lado do corpo, um membro inferior com joelho estendido, o pé apoiado na barra móvel e o outro membro inferior com joelho flexionado, enquanto o quadril será rodado externamente (em posição de 4).

O aluno deverá realizar a flexão do joelho do membro inferior apoiado na barra, retornando à posição inicial.

Hip Stretch

Tem por objetivos o fortalecimento de quadríceps, glúteos e do tensor da fáscia lata, além do alongamento de adutores.

9-Hip-Stretch

Também no Cadillac, o paciente estará em decúbito lateral, com o membro inferior estendido do lado do equipamento e o outro membro inferior flexionado com pé apoiado na barra móvel. Para executar o movimento, o aluno deverá realizar a extensão do joelho, elevando a barra móvel e, antes de encerrar, retornar à posição inicial.

Monkey

Neste último exercício para o tratamento da Artrose de quadril, os objetivos são o alongamento de isquiotibiais e paravertebrais e também o fortalecimento de abdominais.

10-Monkey

No Cadilac, o aluno deverá se posicionar em decúbito dorsal com os joelhos flexionados e os pés apoiados na barra fixa, já as mãos estarão apoiadas na barra fixa ao lado dos pés, possibilitando que o paciente realize a extensão dos joelhos e a elevação do tronco, sem soltar a barra.

Antes de encerrar o movimento, será necessário retornar à posição inicial.

Conclusão

Lembre-se que, antes de realizar o planejamento das aulas, é fundamental fazer a avaliação individual do aluno com artrose de quadril, compreendendo melhor suas limitações e necessidades, além de traçar objetivos para recuperar a qualidade de vida dos pacientes.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.