Decidi abrir meu Studio, e agora?
Como faço para definir o preço da aula de Pilates? Nesses últimos meses essa foi a pergunta mais recorrente que tenho escutado e, com certeza, você que abriu ou está abrindo o seu negócio, provavelmente também tem essa dúvida.
Então vou tentar demonstrar uma maneira fácil de como calcular o preço das aulas de Pilates e ter resultados promissores com sua carteira de clientes. Confira no texto a seguir!
Cálculo do preço da aula de Pilates
Para começarmos a calcular o preço, primeiro precisamos entender nossos custos.
Esses custos são os fixos (aqueles que não sofrem grandes variações ao longo dos meses), custos variáveis (valores que oscilam mês a mês) e taxas de investimento (depreciação de material, fundo de reserva, 13º e outras taxas de funcionários).
Podemos classificar como custo fixo:
- Aluguel (caso a sala ou loja comercial seja alugada, junto com todas as taxas do imóvel);
- Pró-labore dos sócios (salário fixo que os sócios ou dono terão direito todo o mês de funcionamento);
- Salário dos Profissionais (CLT);
- Propaganda e Divulgação (Divulgação de massa, homepage, propaganda em redes sociais);
- Contador;
- Sistema (mecanismo para controle administrativo, financeiro e tributário da empresa.
- Recepcionistas e afins.
Podemos classificar como custos variáveis:
- Água;
- Luz;
- Telefone;
- TV a cabo;
- Estoque (todo material utilizado dentro do Studio).
Taxas de investimentos mensais:
- 13º salário;
- Férias dos funcionários;
- Investimento em equipamentos.
Com esses dados em mãos, podemos começar as contas. Usarei exemplos e valores fictícios para facilitar o entendimento de todos. Logo, quando vocês forem realizar seus cálculos, utilize os valores reais do seu Studio.
Como calcular o custo por funcionário?
Dentro do preço da aula de Pilates, precisa ser inserido o cálculo de custo por funcionário.
Faz parte da conta o salário bruto, vale transporte, vale refeição, plano de saúde e outros benefícios que você possa fornecer para seus colaboradores.
O cálculo desse custo por funcionário pode ser realizado através deste site.
No exemplo abaixo, calculei com dois sócios com pró-labore fixo de R$3.000 (três mil reais) para cada um. Uma recepcionista, uma faxineira e dois fisioterapeutas contratados por CLT, e o que chamei de investimento mensal é o valor que devemos guardar mês a mês para que possamos cobrir as despesas com o 13º, férias e um valor para a troca dos aparelhos de Pilates em até cinco anos.
Sobre os valores variáveis, o ideal para você que não tiver as contas do espaço é conversar com o proprietário, pois normalmente ele tem uma ideia média de qual é o gasto mensal.
Com os custos em mãos, agora preciso calcular a capacidade máxima que o espaço pode comportar por mês, para que com isso possa chegar a um valor referente à hora por atendimento e cliente.
O Lucro X Custo
Neste exemplo, estou considerando que o espaço funciona durante 11 horas por dia, com quatro clientes por horário e por 22 dias no mês. Agora com esses números fica fácil calcular o custo médio. Basta pegar o custo total e dividir pelo número de clientes máximo no mês.
Importante: com esse cálculo eu não consigo chegar ao valor da mensalidade, apenas ao custo. Preciso agora colocar os encargos que irei pagar mês a mês, a taxa de descontos que poderei dar aos meus clientes e, principalmente, o lucro que quero ter em cima da mensalidade.
Considerando que o Studio estará registrado como simples nacional, o espaço pagará 6% de imposto por mês. Estou colocando para essa conta que quero ter 50% de lucro em cima do custo médio de atendimento por cliente.
Seguindo o mesmo raciocínio de loja, o desconto que iremos fornecer ao cliente deve constar no cálculo. Por isso, é preciso evidenciar o desconto máximo e adicionar a taxa de depreciação do material do espaço, tendo em vista que serão esses 2% que irei investir para fazer a renovação dos equipamentos.
Chegando no valor final de R$45,56, já é possível calcular o valor da minha mensalidade.
Meu preço, meu valor
Agora que você já sabe qual é o preço da aula de Pilates, precisamos divulgá-la para seu público. Como vimos, o preço varia bastante de acordo com a infraestrutura do seu Studio e com o número de funcionários que possui.
É claro que pode existir próximo ao local em que você trabalha um empreendimento concorrente ao seu e com um menor preço.
Não se afete por isso, é claro que você precisa manter um preço acessível ao seu público alvo mas baixar muito e cair na armadilha de não ter lucro ou conseguir pagar seus funcionários pode te prejudicar no futuro.
Quando for necessário um reajuste, é importante manter o mesmo padrão de preço que já tinha. Isso porque um acréscimo de 40% nas mensalidades pode ser assustador para os clientes.
É claro que existem exceções como reformas, aumento de funcionários ou mudança de Studio, entre outras situações similares.
Conclusão
Uma das grandes etapas de montar e administrar seu Studio é definir o preço da aula de Pilates. Faz parte desse processo os cálculos que vimos nesse artigo.
Também recomendo para aqueles que não tem muita facilidade em contas, adquirir uma ferramenta para auxiliar na gestão do negócio.
Espero ter conseguido ajudar a calcular o valor da mensalidade do Studio. Se gostou do artigo, não esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos.