A artrose no quadril é uma doença degenerativa crônica, também chamada de osteoartrose ou coxartrose. É caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular e pela neoformação de osteófitos.
A maior incidência da doença é em pessoas acima dos 45 anos, mas também acomete adultos jovens, principalmente atletas. O histórico familiar e os antecedentes genéticos podem estar associados à causa da patologia, que é uma das afecções mais incapacitantes do aparelho locomotor, pois a articulação do quadril suporta carga e possui grande amplitude de movimento.
Os principais sintomas são a dor localizada no quadril, limitação da mobilidade (dificuldade de colocar meias, cortar as unhas e cruzar as pernas), crepitação e rigidez articular após o repouso.
Nesta matéria você vai conhecer os 10 melhores exercícios de Pilates para o tratamento de artrose de quadril. Continue lendo!
O tratamento de artrose de quadril
O tratamento de artrose de quadril pode ser dividido em conservador e cirúrgico.
Com a realização de atividades físicas de baixo impacto, é possível trabalhar o fortalecimento e o alongamento da musculatura do quadril e dos membros inferiores, assim como perda de peso e o uso de órteses podem diminuir os sintomas e diminuir a progressão da doença. Já analgésicos e anti-inflamatórios também são indicados para melhora dos sintomas e os condroprotetores são também uma boa opção para melhora da dor e manutenção da cartilagem residual.
Exercícios para o tratamento de artrose de quadril
1. Leg Circles
Neste exercício, o objetivo é o fortalecimento dos flexores de quadril, do glúteo médio, mínimo e adutores de quadril e também a estabilização do quadril.
A posição inicial terá o paciente em decúbito dorsal, membros superiores ao lado do corpo e membros inferiores estendidos, assim será possível a realização da flexão, abdução, extensão e adução de quadril, retornando à posição inicial.
2. Side Kicks – Front and Back
Neste exercício para o tratamento de artrose de quadril, o objetivo é o fortalecimento de flexores de quadril, de glúteo médio e mínimo e a estabilização do quadril.
O paciente deverá estar em decúbito lateral, com a cabeça apoiada no membro superior do lado do decúbito. Enquanto mantém o outro membro superior apoiado à frente do corpo, os membros inferiores deverão ser estendidos. Em seguida, o aluno deverá realizar a flexão e extensão do quadril contralateral ao decúbito, retornando à posição inicial.
3. Double Straight Stretch
O objetivo deste movimento é o fortalecimento de abdominais e de flexores de quadril e o alongamento da cadeia posterior.
O paciente precisará estar em decúbito dorsal, com os membros superiores flexionados, as mãos apoiadas atrás da cabeça, os membros inferiores flexionados a 90° e os joelhos estendidos, possibilitando então a realização da flexão de tronco, elevando a cabeça do solo enquanto estende os membros inferiores em direção ao MAT, mantendo a coluna lombar apoiada no chão. Antes de encerrar é necessário retornar à posição inicial.
4. Stretches Back
Tendo o objetivo de alongar quadríceps e iliopsoas, para realizar este exercício é necessário que o aluno esteja em pé no Barrel, com um membro inferior estendido e outro membro inferior flexionado e com o antepé apoiado no aparelho, mantendo os membros superiores apoiados na barra a frente.
Oriente o aluno para que ele realize a flexão do joelho e a extensão do tronco, retornando à posição inicial.
5. Horse
Fortalecer adutores e estabilizar os eretores da coluna são os principais objetivos deste exercício para o tratamento de artrose de quadril.
A posição inicial do aluno será sentado no Barrel, com os membros superiores ao lado do corpo e os membros inferiores relaxados. Em seguida, oriente o aluno para ele realizar a extensão de joelhos, pressionando a parte interna na coxa contra o aparelho e elevando o quadril. Antes de encerrar, é necessário retornar à posição inicial
6. Leg Extension
Com o objetivo de fortalecer os glúteos, os isquiotibiais e os paravertebrais, a realização desse movimento se dá com o aluno em decúbito ventral sobre o Barrel, membros inferiores estendidos e membros superiores flexionados, segurando a barra à frente, possibilitando que o aluno realize a extensão de quadril e retorne à posição inicial.
7. Front Splits
Fortalecer o glúteo máximo, alongar os flexores de quadril e os isquiotibiais contralaterais são os principais objetivos do Front Splits no tratamento de artrose de quadril.
A posição inicial se dá com o aluno em pé ao lado do Reformer, mantendo um membro inferior apoiado no Reformer e o outro membro inferior estendido com o pé apoiado no solo. Já os membros superiores precisam estar apoiados na barra frontal do Reformer para que aconteça a realização da extensão do quadril e do joelho apoiados no aparelho, enquanto flexiona o joelho do membro inferior apoiado no solo. Antes de encerrar, o aluno deverá retornar à posição inicial.
8. Tower (variação piriforme)
Realizado para fortalecer o quadríceps e o glúteo máximo e também alongar a cadeia posterior, principalmente do músculo piriforme.
Para realizá-lo, o aluno deverá estar deitado em decúbito dorsal no Cadillac, com os membros superiores ao lado do corpo, oriente para que ele mantenha um membro inferior com o joelho estendido e o pé apoiado na barra móvel, enquanto o outro membro inferior com o joelho flexionado e o quadril rodado externamente. Depois será possível realizar a flexão do joelho do membro inferior apoiado na barra e, em seguida, retornar à posição inicial.
9. Hip Stretch
Com os objetivos de fortalecer o quadríceps, os glúteos e o tensor da fáscia lata, além de alongar os adutores, este exercício para o tratamento de artrose de quadril tem como posição inicial o aluno deitado no Cadillac em decúbito lateral, mantendo um membro inferior estendido ao lado do aparelho, enquanto o outro estará flexionado com o pé apoiado na barra móvel.
Para executar o movimento, o aluno deverá realizar a extensão do joelho, elevando a barra móvel, até poder retornar à posição inicial.
10. Monkey
O décimo e último exercício da lista tem por objetivo alongar os isquiotibiais e os paravertebrais, e também fortalecer os abdominais.
No Cadilac e em decúbito dorsal, o aluno deverá manter os membros inferiores com os joelhos flexionados e os pés apoiados na barra fixa, enquanto os membros superiores serão mantidos com mãos apoiadas na barra fixa ao lado dos pés. O movimento consiste em realizar a extensão dos joelhos e a elevação do tronco, sem soltar a barra. Ao fim, oriente para que o aluno retorne à posição inicial.
Conclusão
Antes de realizar o planejamento das aulas para um aluno com artrose de quadril, lembre-se que é muito importante analisar cada caso individualmente, entendendo cada uma das limitações e das necessidades desse aluno.
Dessa forma, será possível que os exercícios para o tratamento de artrose de quadril tenham efetividade em seus resultados, devolvendo a qualidade de vida ao aluno, além de mantê-lo motivado para continuar com as atividades físicas.
tenho 70 anos estou com apoio bengala artrose quadril vo fz os exercicios em casa