Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Seu aluno por acaso é bastante descoordenado e tem dificuldades de fazer exercícios mais instáveis? Provavelmente ele tem problemas com a propriocepção. Essa é uma habilidade funcional essencial para qualquer um que queira ter um movimento seguro e eficiente. Minha recomendação é: sempre use exercícios de propriocepção na sua aula.

Nesse artigo aprenderemos o que é a propriocepção, a sua importância no movimento e 11 exercícios de propriocepção e agilidade que poderão ser usados nas suas aulas de Treinamento Funcional. Vamos conhecer?

O que é propriocepção?

Chamamos de propriocepção a habilidade do corpo de reagir a estímulos externos. Esses estímulos são recebidos pelo sistema nervoso central (SNC) para que o corpo consiga programar como agir em resposta. É essa habilidade funcional que permite que qualquer um tenha relações com o meio que o rodeia.

Para que as informações e respostas proprioceptivas sejam eficientes, é preciso que o SNC tenha:

  • Informações de todos os segmentos articulares do corpo;
  • Padrões de movimento funcionais corretos;
  • Ativação muscular correta.

Precisamos entender que quando o corpo se move, ele não o faz pensando em cada contração muscular separada. Se você flexionar o cotovelo agora mesmo, seu corpo não realizou uma ativação individual de cada musculatura. Na verdade, ele seguiu um padrão de movimento que pode ser aplicado a esse e outros movimentos similares.

Assim, a habilidade de propriocepção depende do conhecimento de padrões de movimento. Quando o corpo conhece esses padrões consegue manter o equilíbrio durante a estática e durante o movimento. Ele também é essencial para manter a postura e prevenir lesões durante a prática de atividades físicas.

Agora, talvez você me pergunte: como trabalho os exercícios de propriocepção com meu aluno? Antes de tudo, é muito importante saber que só conseguimos realizar esse trabalho de maneira global.

Importância da propriocepção no movimento

Um dos principais motivos para trabalhar com propriocepção é prevenir lesões. Quem trabalha com atletas já teve um caso em que a pessoa se lesionou ao realizar um gesto esportivo errado. Provavelmente esse caso poderia ser evitado com um trabalho eficiente de fortalecimento e propriocepção.

Exercícios de Treinamento Funcional são ótimos para trabalhar essa habilidade do corpo. Como já sabemos, eles costumam trabalhar com o corpo de maneira global e com movimentos que são transferíveis para a vida diária daquele aluno. Sabe o que isso quer dizer? Que trabalhamos principalmente com padrões de movimento funcionais.

Além disso, o funcional utiliza exercícios que desafiam a estabilidade e o equilíbrio do corpo. Isso força uma resposta motora mais rápida para lidar com a imprevisibilidade dos exercícios. Os movimentos com acessórios e bases para instabilidade são os preferidos para esse tipo de trabalho. Também usamos exercícios onde um dos membros está suspenso para diminuir a base de sustentação ou com saltos.

Até alunos lesionados devem treinar propriocepção para retomar seus movimentos. Após a lesão, o corpo perde a percepção corporal devido à falta de movimento. Os exercícios proprioceptivos ajudam a retornar às atividades diárias mais rapidamente e a prevenir uma nova lesão.

Conforme aplicamos exercícios de propriocepção na aula, o que antes era um movimento pensado do indivíduo torna-se subconsciente. Ele conseguirá se estabilizar em qualquer situação durante o dia-a-dia e terá uma melhora significativa na sua independência.

Sabe quem se aproveita dessas vantagens em especial? Idosos. Eles perdem sua capacidade de propriocepção durante o envelhecimento e, ao recuperá-la, tem grande melhora na qualidade de vida.

Por ser uma habilidade específica, talvez você precise abrir mão de algumas outras características ao trabalhá-la. Durante os exercícios seus alunos provavelmente precisarão diminuir a carga (ou tirá-la completamente) ou repetições.

Exercícios de propriocepção para aulas de Funcional

A seguir aprenderemos alguns exercícios de propriocepção para usar nas nossas aulas de Funcional. Eles são ótimos para corredores, jogadores de futebol e outros atletas que utilizam os movimentos de mudança de direção. Também te ajudam a trabalhar equilíbrio, propriocepção e agilidade com outros praticantes.

Conclusão

Sem a propriocepção nosso aluno fica mais propenso a lesões e patologias. Não importa se você trabalha com um atleta ou com alguém que vai na academia de vez em quando. É importante realizar esse treino para garantir que ele terá condição de se mover com segurança em qualquer situação. Um detalhe importante: precisamos trabalhar a propriocepção com todos, inclusive idosos, sedentários, lesionados e pessoas com patologias.

Use esses exercícios de propriocepção para melhorar ainda mais seus atendimentos, motivando os alunos e trabalhando de acordo com as suas necessidades e objetivos.