Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você sabia que a limpeza dos equipamentos de Pilates também significa manutenção? Isso porque a prática regular aumenta a vida útil das máquinas, indiferente da marca.

E sabe o que é melhor? Não é necessário a presença de um técnico para realizar o procedimento. É algo que você mesmo pode fazer, sem muito esforço ou produtos caros. 

Neste texto vamos te explicar como efetuar a limpeza dos equipamentos de Pilates de forma correta, sem estragar os estofados e ainda deixá-los higienizados por mais tempo entre as aulas. Continue a leitura e confira!

Como limpar os estofados do seu Studio de Pilates?

Os estofados devem ser limpos diariamente com água e sabão líquido de coco, sabonete líquido Protex ou Lifeboy sem hidratantes ou óleos na composição (100ml de sabão para 1L de água, para não deixar o equipamento escorregadio). Essa mistura pode ser usada entre os atendimentos por ser bactericida. 

Lembre-se que, para uma limpeza completa dos equipamentos de Pilates, é importante retirar o produto e secar com um papel toalha. Não deixe de fazer isso, principalmente se você tem o hábito de usar álcool durante o dia, o que não é recomendado.

A cada 15 dias, ou mesmo uma vez por semana, recomendamos fazer uma higienização mais completa nos estofados, usando uma maior concentração de sabão de coco ou um produto específico para courvin.

Manutenção e limpeza dos equipamentos de Pilates

Semanalmente, você pode limpar todos os equipamentos com uma flanela seca (incluindo as peças metálicas, molas, madeira e estofados), retirando o excesso de pó.

Lembre-se também de incluir as manutenções preventiva e corretiva no seu espaço, para se antecipar aos problemas e evitar acidentes e danos, muitas vezes irreversíveis, às vidas e às máquinas.

Enquanto a manutenção preventiva visa a realização de ajustes e correções nos aparelhos, com o objetivo de se antecipar ao aparecimento de problemas, a corretiva atua após o surgimento de falhas, barulhos persistentes, desajustes, desalinhamentos, instabilidades e irregularidades. 

Quanto aos trilhos, reforce a limpeza desse equipamento a cada 15 dias, higienizando o local com um limpa vidros. Se o seu trilho for tingido, um pano úmido com água e sabão neutro vai resolver (pode aplicar a mesma mistura dos estofados). Lembre de retirar o produto por completo e secar bem, posteriormente.

Conclusão

De nada adianta ter um espaço amplo e com bons instrutores, se a limpeza dos equipamentos de Pilates do seu Studio não é feita da maneira correta.

Isso porque, além de manter os aparelhos higienizados, especialmente entre uma aula e outra, incluir a manutenção de molas, parafusos, ganchos, velcros e demais acessórios é sinônimo de prevenção, longevidade e segurança aos alunos.

Quando esse procedimento é feito regularmente, a cada 90 dias, a vida útil das máquinas são prolongadas e você não precisará se preocupar em fazer a troca e ainda mexer no seu fluxo de caixa.

Por isso, os aparelhos do Grupo VOLL contam com a FIX-UP, a maior empresa voltada à  manutenção dos equipamentos de Pilates de todas as marcas e modelos. 

Se você também precisa manter seus equipamentos em pleno funcionamento, bem ajustados e com qualidade de serviço, entre em contato com a FIX-UP e ofereça mais conforto aos seus alunos. Basta clicar aqui e agendar o procedimento!