No artigo de hoje venho falar sobre um assunto que foge um pouco do habitual. O foco aqui apresentado ao longo dessas linhas é motivar você, que tirou dois minutos do seu dia para ler o que venho falar sobre a importância do conhecimento e entendimento sobre suas crenças limitantes e o poder do mindset. Abordarei neste artigo o quanto essas crenças limitantes são arriscadas quando não muito conhecidas e também vamos entender como usar este novo conhecimento a nosso favor.
Antes de entramos nesse universo psicológico e ver sua influência em nossas vidas precisamos entender sobre o que se trata esse tal de mindset. Ao pé da letra significa mente configurada, configurações mentais, mapa da mente. Enfim vários autores falam sobre o mindset, mas no fundo todos traduzem nosso mindset como sendo as crenças limitantes que criamos ao longo da vida que nos impedem e que nos limitam em almejar algo maior ou melhor.
Ao seguir este pensamento, podemos usar uma história para exemplificar nossas crenças limitantes que seria o fato de porque existem profissionais que crescem na profissão e outros não?
Em algum dado momento esses profissionais que não conseguem evoluir, que se sentem presos recebeu a informação de que o caminho que ele estava seguindo não daria certo. Quantas vezes em nossa profissão não escutamos que trabalhar com educação física ou fisioterapia não daria dinheiro, que morreríamos de fome? Pois bem, está aí instalado dentro da nossa cabeça uma crença limitante, um gatilho negativo ao qual nos limitará de maneira indireta de crescer profissionalmente.
Afinal de contas, todas as vezes que pensarmos em escolher uma porta e evoluir, uma voz lá no fundo irá falar mais alto sobre como não seremos capaz de concluir tal tarefa e então acabaremos desistindo de investir sem antes mesmo tentarmos. Esse pensamento pode ser aplicado em diversos momentos de nossas vidas, onde as limitações acabam por influenciar o crescimento de cada profissional.
As crenças limitantes e o Pilates
Tudo bem então, mas como esse tal de mindset pode influenciar no Pilates? Na maneira com a qual eu atendo meu cliente? Como essa história de crença limitante pode interferir em meu sonho de abrir meu próprio negócio?
Todas as vezes que alguém vem conversar comigo sobre a insegurança em trabalhar com Pilates após a realização do curso, pedindo dicas de exercícios e principalmente qual a receita do bolo para determinada patologia, tento explicar que antes mesmo de pensarmos em trabalhar com o Pilates é preciso aumentar nossa crença. Nós precisamos saber que dominamos aquela ferramenta mais do que nosso cliente, logo, não podemos nos limitar com o pensamento de que não iremos conseguir.
É preciso vencer o medo antes de planejar e organizar qualquer passo profissional. É preciso entender que o mindset é algo muito mais importante dentro da gente, por se tratar de um gatilho limitante que possuímos, mas que com conhecimento e sabedoria, é possível usufruir de seu efeito de tal maneira tal que ele possa auxiliar em nossas decisões.
Conhecendo nosso mindset e por assim dizer as crenças limitantes que travam a nossa evolução profissional, classifico aqui o empreendedor que irá entrar no mercado de trabalho.
Três tipos de empreendedores
- Empreendedor Imediatista: Aquela pessoa que tem diversos sonhos e sai colocando todos eles em prática sem entender as importâncias que o planejamento possui, antes de tomar qualquer decisão. Este empreendedor coloca a vontade de vencer na frente de tudo, até mesmo das crenças limitantes que em determinado momento são de extrema importância em nossas vidas.
- Empreendedor Long Long Time: Esse empreendedor é o que mais calcula e por mais que saiba qual é sua crença limitante sempre se deixa vencer pelo medo de arriscar, e passa muito tempo planejando para que no final fique a ver a vida passar sem modificar o seu lugar na sociedade.
- Empreendedor Sagaz: Esse é o empreendedor mais equilibrado, que consegue controlar as doses de imediatismo e long time de sua vida. É aquele que planeja, organiza e sabe a hora certa de aplicar uma ação no mercado e eu considero esse profissional o com maior evolução, pois, este entende exatamente o que significa seu mindset, e como essa crença pode ser usada a seu favor para conquistar espaço, cliente e mercado.
Concluindo..
E você como se classifica? Qual sua ideia de crenças limitantes? Você sabe usa-lás a seu favor, ou ainda se limita com medo de evoluir?
Não podemos ter medo da evolução no meio de uma sociedade que constantemente está passando por modificações. É preciso entender que para crescer precisamos planejar e nos organizar, mas antes de mais nada os nossos pensamentos devem estar alinhados com as nossas decisões. Se optarmos por crescer que seja visando sempre o céu, afinal de contas, no mundo dos negócios não é permitido entrar pensando que já perdeu.
Parabéns Felipe…É isso aí! !!
Obrigado Andréia,
Tem sido um grande prazer compartilhar um pouco da minha experiencia aqui no BlogPilates.