Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Muito se fala sobre Pilates Avançado, mas o que realmente seria? Podemos considerá-lo como uma outra vertente do Método? 

Ao praticar Pilates, os alunos executam uma série de exercícios que variam o grau de dificuldade. No início, começam realizando movimentos mais simples até o corpo adquirir mais flexibilidade e controle para conseguir evoluir para exercícios mais complexos. 

Contudo, existem algumas dúvidas bem frequentes quando abordamos esta modalidade, como: Quais são as diferenças entre Pilates Clássico e Pilates Avançado? Quais são os benefícios? Como posso evoluir com o meu aluno? Quais exercícios devo aplicar? Há contraindicações? Como deve ser a dinâmica de uma aula com os alunos avançados?

Pensando nisso, preparei esta matéria para esclarecer todas essas perguntas e explicar o que de fato é o Pilates Avançado!

Mas antes de começar, que tal eu contar um pouco mais sobre como eu fui cair de cabeça nesse mundo do movimento?

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"9bd08": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 9bd08 ": {" val ":" rgb (159, 64, 248) "}}," gradientes ": []}, "original": {"cores": {"9bd08": {"val": "rgb (19, 114, 211)", "hsl": {"h": 210, "s": 0,83 , "l": 0,45}}}, "gradientes": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
GARANTA AGORA

A minha experiência com o Movimento

Desde muito nova eu já me encontrava dentro da arte do movimento. O ballet era a minha paixão e os passos fluidos sempre me encantaram. 

A fluidez, a leveza e a sintonia são as únicas características que as pessoas que estão de fora conseguem perceber. Porém, a execução nunca foi fácil! 

Deixar um movimento parecer leve aos olhos de quem enxerga exige muita concentração e força muscular, é preciso entender o movimento e treiná-lo até que pareça fácil.

Quando fiz meu curso de Pilates ainda não conhecia muito bem o que era e não sabia toda história por trás. Mas ao estudar e entender que uma parte do Método tem influência da dança, eu consegui sentir em cada movimento do Pilates o amor que eu sentia pelo ballet, afinal, consegui encontrar uma técnica que me desafiaria na mesma proporção, exigindo trazer fluidez para os movimentos mais difíceis.

Estudando ainda mais a fundo o Método, descobri a modalidade do Pilates Avançado que exige o dobro de tudo, do corpo e da concentração, não somente de quem pratica, mas também de quem ensina. E foi assim que eu me apaixonei de vez pelo Método Pilates!

O que é Pilates Avançado?

Costumo dizer que a diferença entre o Pilates Básico e o Pilates Avançado é uma linha tênue, porque a base dos exercícios avançados sempre será um básico com uma cereja do bolo em cima. 

Usamos o arsenal que já temos dos exercícios básicos, clássicos e contemporâneos para criar algo novo. Exploramos exercícios base como agachamentos, afundos, pranchas e montamos uma combinação de movimentos que se torne fluido, bonito e funcional. 

Por exemplo, um exercício simples como um afundo associado à uma rotação de tronco que se finaliza em uma prancha lateral é um Avançado. Isoladamente são exercícios simples, mas quando juntos, formam uma combinação difícil e que exige o dobro do corpo.

A graça do Pilates Avançado é justamente poder criar, brincar com os movimentos e as combinações.

O Pilates Avançado é indicado para quais alunos? 

Basicamente, a modalidade é indicada para quase todos praticantes, o que irá diferenciar serão os exercícios dentro do Método. 

Por exemplo, um idoso pode praticar o Pilates Avançado, contanto que esteja bem dentro do quadro de avaliação imposto. O bom senso do instrutor guiará suas decisões clínicas e dirá se o aluno deve ou não entrar na categoria.

Vale ressaltar que o Pilates Avançado não se resume em exercícios de suspensão. A modalidade vai muito além disso e exercícios mais básicos também podem ser considerados avançados, portanto, usem a criatividade com consciência e pratiquem antes de repassar qualquer movimento novo.

O Pilates Avançado deve ser ofertado para alunos que já estejam mais evoluídos, com melhor consciência corporal e força muscular, para os atletas que precisam de exercícios que exigem mais do corpo e buscam melhora de rendimento, e para alunos que buscam maiores desafios.

Todavia, listo abaixo algumas contraindicações: 

  • Lesões osteomioarticulares;
  • Doenças cardiorrespiratórias (não controladas);
  • Gestantes de risco;
  • Distúrbios cognitivos (devido à necessidade de alta concentração durante a execução).

Quais são os benefícios do Pilates Avançado?

São inúmeros os benefícios do Pilates Avançado, dentre eles podemos citar:

  • Melhora da flexibilidade;
  • Melhora do tônus muscular;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Melhora da coordenação;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Integração de corpo e mente (conceito do mindfullness);
  • Melhora da consciência corporal;
  • Melhora da autoestima;
  • Melhora quadros de ansiedade e estresse;
  • Promove liberação hormonal (como a endorfina);
  • Alívio de dores musculares.

Como fazer a transição do aluno para o Avançado? 

A avaliação é quem vai guiar esse momento de transição. O aluno precisa estar bem em todos os pré-requisitos impostos pelo instrutor, e aqui eu devo ressaltar que são eles: mobilidade, flexibilidade e força muscular.

O Pilates Avançado vem com a missão de melhorar os pontos que já foram treinados anteriormente, o que justifica essa nomenclatura e é exatamente por isso que não passamos exercícios deste tipo antes do tempo correto.

Ok, o aluno passou na avaliação diária, acredito que já está pronto para começar a nova modalidade.

Vou montar uma aula só de Pilates Avançado? Não! Seu aluno não vai aguentar, não será funcional e por isso, introduzimos somente de 3 a 4 exercícios mais complexos por aula.

Durante o exercício o que é importante?

Se você é aquele instrutor que fala muito ou seu aluno tem esse costume, esse não é o momento! 

Explique que o exercício avançado exige concentração, uma respiração fluida e calma e que é um desafio novo; traga o conceito mindfullness para eles, e aí então explique o que deverá ser feito.

Conclusão 

Como pode perceber, o Pilates Avançado é composto por movimentos que exigem mais do praticante, pois é necessário uma boa flexibilidade, um grande equilíbrio, força muscular para sustentar o próprio corpo e muita concentração. 

Desta forma, além de ser importante que o aluno já tenha algum vínculo maior com o Método, é fundamental também que você, instrutor de Pilates, esteja qualificado e bem preparado para saber orientar da maneira correta e segura. 

Por isso, se você está aqui no Blog Pilates desejando conhecer mais sobre o Pilates Avançado, tentando se decidir se busca algum curso para se aprimorar ou procurando esclarecer dúvidas, espero ter te ajudado e que você tenha se apaixonado pela modalidade assim como eu.

E vamos praticar, né?!