Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Quando uma pessoa inicia sua trajetória no Método, surge a dúvida: praticar Pilates descalço ou de meia? Neste texto vou esclarecer esses pontos que muitos instrutores não sabem como abordar. 

Vale lembrar que vou colocar os meus pontos de vista e argumentos em cima disso, para que você possa resolver se vai praticar o Pilates descalço ou não. Continue a leitura para acabarmos de vez com as dúvidas!

Por que realizar a prática do Pilates descalço?

Nos pés existem vários mecanorreceptores que recebem informações o tempo todo, seja de posicionamento, temperatura e equilíbrio, sendo analisadas pelo nosso córtex.

Quando colocamos uma meia antiderrapante, o material “confunde” as informações passadas ao nosso cérebro.

Dessa forma, quando praticamos o Pilates descalço, conseguimos fazer a garra com os dedos, melhorando os movimentos. Então, na minha percepção, o Pilates descalço é a melhor opção, pois os pés foram feitos para ficarem diretamente no chão durante a prática do Método.

No momento em que utilizamos a meia, os antiderrapantes presentes podem ser bons no começo, mas com o desgaste natural ou da sujeira por conta do uso, perdem a aderência, podendo elevar o risco de quedas durante os exercícios.

Em alguns aparelhos, como o Cadillac, utilizar as meias nas barras é extremamente perigoso, pois o material fica escorregadio, algo que praticando o Pilates descalço conseguimos ter maior aderência ao apertar a barra com os dedos dos pés.

O único tipo de aluno que eu indico o uso de meias são aqueles que têm sudorese excessiva na planta dos pés. Nesses casos, o risco de se lesionar praticando o Pilates descalço é maior que se eles estivessem com as meias, já que este material ajuda  sugando um pouco do suor. 

Benefícios em malhar descalço 

Os benefícios de malhar sem meias incluem melhor equilíbrio, destreza e coordenação olho-mão.

E não servem apenas para o Pilates, mas também para outros esportes. Quando você pratica atividade física sem tênis, os músculos, articulações e ligamentos dos pés ficam mais ativos, fortalecendo toda a área. 

Se seus pés estiverem fracos, é provável que outras partes do corpo fiquem sobrecarregadas, como tornozelos, joelhos, quadris e coluna.

É claro que em alguns esportes como a corrida e futebol, existem calçados com tecnologias avançadas que irão proporcionar algo parecido com a prática descalço, mas também exigem um alto investimento. 

Conclusão

Espero que vocês tenham compreendido os benefícios em praticar o Pilates descalço e deixem as meias “de lado” por um tempo! Assim você terá todas as informações desta metodologia!

Confie no conselho que você terá sucesso no Método!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.