Os exercícios físicos apresentam inúmeros benefícios ao corpo, mas você conhece a ligação entre o Pilates e mobilidade articular? Eles trabalham para que as articulações fiquem mais livres para uma melhor movimentação, assim, facilitando os movimentos nas atividades diárias, melhorando a coordenação motora.
Já a flexibilidade, que está mais voltada à musculatura do corpo, fica responsável pela amplitude de um movimento e relaxamento da articulação e não prepara a articulação para receber o exercício, enquanto a mobilidade é responsável por ter a capacidade de trabalhar tendões e ligamentos.
Se quiser entender um pouco mais da diferença entre flexibilidade, Pilates e mobilidade articular, continue por aqui que darei maiores informações. Boa leitura!
Pilates e mobilidade articular
O Pilates e mobilidade articular devem ser trabalhados de forma frequente, pois é através desse tipo de treino que se prepara as articulações para receber os estímulos dos exercícios e das atividades da vida diária.
Quando não há esse treinamento, o corpo está propício a doenças musculares, articulares, ligamentares de tendões, dores, desequilíbrios, tensões musculares e lesões.
A mobilidade articular é muito bem trabalhada nos exercícios de Pilates, preparando o corpo para a realização correta dos movimentos.
Ao iniciar a prática do Método, a maior parte dos alunos apresenta algum tipo de limitação de movimento. Normalmente, essa limitação é vista em alunos que não praticam exercícios físicos, isso porque o sedentarismo é a maior causa de rigidez nas articulações.
Algumas das pessoas que procuram o Pilates como um Método de exercício são aquelas que precisam de reabilitação por conta de algum motivo em especial, como lesões ou cirurgias.
No entanto, há também quem procure como forma de melhorar o estilo de vida ou unir com outra modalidade de exercícios.
Por que treinar Pilates e mobilidade articular?
Um treino de Pilates com um bom trabalho de mobilidade ajuda na prevenção de lesões. A limitação de movimentação articular é fator principal para ocasionar lesões.
Portanto, vou listar algumas vantagens sobre o treino de mobilidade articular. Confira a seguir!
Movimentação mais eficiente
O corpo humano necessita executar movimentos fluídos, leves e limpos. Assim, todas suas ações terão uma melhor qualidade.
Previne lesões
Ao trabalhar a mobilidade, você se torna capaz de ajustar os movimentos certos para que o peso do próprio corpo seja suportado de modo ideal, evitando as compensações durante os exercícios.
Melhora a performance
O Pilates e mobilidade articular ajudarão na realização dos exercícios desejados e fará com que você consiga ter a liberdade de fazer todo e qualquer movimento de modo simples.
Além disso, atua junto a coordenação e estabilidade articular, tornando a qualidade de locomoção muito maior.
Como funcionam as articulações do nosso corpo?
Cada articulação tem uma função diferente, quando uma não está atuando de forma certa, o resultado é a sobrecarga em cima de outras, podendo gerar lesões acima ou abaixo das articulações correspondentes.
Citarei algumas funções que as principais articulações apresentam:
- Gleno umeral: proporciona mobilidade;
- Escápula: oferece estabilidade;
- Coluna torácica: proporciona mobilidade;
- Coluna lombar: gera estabilidade;
- Quadril: mobilidade multiplanar;
- Joelhos: estabilidade;
- Tornozelo: mobilidade no plano sagital.
Quando o joelho é sobrecarregado, exige-se que as articulações acima (quadril) e abaixo (tornozelo) funcionem com eficiência, para que possa haver um equilíbrio na articulação do joelho.
Portanto, o exercício para o aluno que tem alguma dor, disfunção ou lesão no joelho, começaria a ser trabalhada no quadril e no tornozelo.
O motivo de não tratar diretamente o joelho, se dá para que ele não gere mais sobrecarga. Portanto, deve-se melhorar outras áreas antes que o joelho seja o foco.
Quais os melhores exercícios de mobilidade articular para melhorar o corpo?
Só para relembrar, os exercícios para mobilidade articular são diferentes de exercícios de flexibilidade.
Os exercícios de mobilidade em geral, são mais dinâmicos e mantém o foco em: restaurar, melhorar e manter a amplitude de movimento (ADM).
Seja qual for a idade, é importante fazer essas atividades antes de treinos, como método de aquecimento, preparando o corpo para “receber” o exercício.
Não há uma quantidade de números pré estabelecidos indicando o quanto se deve fazer, porém é necessário manter uma frequência para atingir bons resultados.
Conclusão
Conclui-se que, para que se tenha uma boa movimentação, é importantíssimo trabalhar com o Pilates e mobilidade articular para que não haja rigidez nas articulações e o Método é muito eficaz para atingir esse resultado.
Você tem trabalhado sua mobilidade? Nos conte abaixo e compartilhe este artigo em suas redes sociais!