Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

*Este conteúdo é científico e pode ser utilizado para pesquisas*

Pilates é um Método completo de condicionamento físico que engloba o fortalecimento dos músculos mais profundos aos superficiais, alinhamento postural e ganho de flexibilidade. Estas são características comuns nessa metodologia que ganhou força no Brasil e no mundo.

A metodologia de Joseph Pilates carrega sua essência e recruta adeptos de todos os perfis devido a sua capacidade de adaptação às aulas. Seja para reabilitação ou condicionamento físico, o Pilates se torna uns dos treinamentos mais procurados em studios convencionais e academias. 

Seu leque de exercícios clássicos é vasto e as novas linhas também apresentam possibilidades diversas de exercícios isolados, combinações com acessórios, movimentos acrobáticos e aparelhos suspensos.

“A Contrologia desenvolve o corpo uniformemente, corrige a má postura, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. Na infância, com raras exceções, aproveitamos os benefícios de um desenvolvimento físico natural e normal” (Pilates & Miller, 2010, pg 121).

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"9bd08": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 9bd08 ": {" val ":" rgb (159, 64, 248) "}}," gradientes ": []}, "original": {"cores": {"9bd08": {"val": "rgb (19, 114, 211)", "hsl": {"h": 210, "s": 0,83 , "l": 0,45}}}, "gradientes": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
GARANTA AGORA

A abordagem do Mestre Joseph Pilates aqui enfatiza que, raramente iremos ter um crescimento saudável sem estímulos corretos e exercícios apropriados para esta fase. A aplicabilidade do Pilates para crianças era um dos seus desejos quando relatava sobre os benefícios dessa prática.

Tudo isso é certamente atrativo ao público infantil! A abordagem do Pilates para crianças vem ganhando representatividade aos poucos, e o espaço que apresentar este atendimento diferenciado ganhará mais visibilidade, exclusividade e lucro!

Benefícios do Pilates para Crianças na infância

Pais e familiares buscam hoje possibilidades de treinamentos seguros, divertidos e benéficos para o crescimento saudável de seus filhos. O Pilates para crianças além de ser uma atividade altamente segura, ela também é preventiva.

Você sabia que durante a infância as crianças podem apresentar diversos desvios posturais e que toda sobrecarga vivida nessa fase pode acarretar danos na sua vida adulta?

Sim, a falta de estímulos corretos na infância traz inúmeros prejuízos a vida futura dessa criança. O que acarreta também no aumento do índice de adultos sedentários, obesos e com dores crônicas.

Estudos relatam que promover a prática de atividades físicas na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução da prevalência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo então para uma melhor qualidade de vida.

O Pilates para crianças é hoje mais uma opção de atividade física específica para as crianças, que proporciona melhora no seu desenvolvimento motor, cognitivo e social.

Mas como iniciar a prática de Pilates para Crianças dentro dos Studios?

Primeiro é necessário o profissional do movimento se atualizar e especializar no público abordado. Lidar com crianças exige do instrutor “jogo de cintura” e muito conhecimento sobre seu desenvolvimento. Dessa forma, o profissional se sentirá qualificado para esta inclusão.

Inserir as crianças nos Studios não demanda ao profissional investimentos extras! Você poderá aproveitar de sua estrutura atual para esta nova abordagem. Mas tenha no ambiente bolas de diversos tamanhos e cores, bexigas, cordas, etc.

Separe suas turmas Kids por faixas etárias. Faz-se necessário uma abordagem diferente a cada idade. Em geral, separar turmas de 4 à 6 anos, de 7 à 9 anos e de 10 à 12 anos é primordial para uma boa condução do Método de forma motivacional e atrativa.

Essas são dicas iniciais e primordiais para iniciar a prática do Pilates para crianças em seu espaço.

Quais as vantagens de aplicar o Pilates para crianças?

As vantagens são inúmeras! Para o profissional, conduzir este Método tão sério com um público tão intenso pode parecer impossível, mas não é! Lidar com crianças é mais simples do que parece. Torna-se também prazeroso por diferentes motivos:

  • Público fiel: crianças criam laços muito fortes com pessoas que fazem parte do seu ciclo de crescimento;
  • Quebra de rotina: o atendimento do Pilates para crianças traz ao profissional novos desafios. Tornar sua aula de Pilates atrativa a este público é o primeiro deles. Por isso, busque especializações e atualizações que te proporcionam diferentes estratégias para esta nova condução do método;
  • Investimento 0: para a atuação com crianças não se faz necessário a compra de outros aparelhos ou acessórios. Você pode utilizar de todos os artifícios já existentes no seu studio;
  • Exclusividade: poder atuar com o máximo possível de perfis dentro do seu espaço traz credibilidade a você e ao seu studio. Torne-se referência no tema! Busque este diferencial!

Existem exercícios preferidos pelas crianças no Pilates Kids?

Essa definição é muito particular, pois isso tem grande variação de idade para idade. Mas em geral, movimentos que simulam posições de animais ou que tem nomenclaturas que estimulam a criatividade da criança sempre chamam mais a atenção.

A seguir exemplifico alguns movimentos do Mat Pilates que eles adoram, como:

The Bicycle

Em decúbito dorsal, realize um rolamento para trás, parecido com o Roll Over. Sustente a região dorsal com as mãos. Faça movimentos cíclicos com os joelhos para cima e para frente, com as pernas no ar.

Swan

Em decúbito ventral, manter as mãos alinhadas ao peitoral. Realizar a extensão de tronco máxima, com o apoio das mãos no solo, mantendo os ombros distantes dos ouvidos (neste exemplo, o exercício foi realizado com o uso da Fitball). .

The One Leg Kick

Em decúbito ventral, manter o antebraço apoiado no solo, com uma leve extensão de tronco e manter um dos joelhos em flexão, apontando os dedos do pé para cima. Realizar o chute de uma perna de forma unilateral.

Shoulder Bridge

Em decúbito dorsal, os joelhos flexionados, evoluir com a retirada da coluna do chão, vértebra por vértebra, contraindo o glúteo e depois volta para a posição inicial.

Quais os exercícios essenciais nas aulas de Pilates para crianças?

Todos os estímulos motores são importantes durante a fase de crescimento. Porém, pontuo como essencial os movimentos que promovam relaxamentos e alongamentos, principalmente da cadeia posterior e exercícios que ativam estabilizadores, para melhora da postura e equilíbrio.

Veja alguns exemplos:

The Spine Strech

The-spine-strech-Pilates-para-criancas

Sentado em cima dos ísquios, afastar levemente as pernas, pés flex e tronco alinhado com braços estendidos na linha dos ombros. Realizar uma flexão de tronco mantendo os braços à frente.

The Saw

Sentado em cima dos ísquios, afastar as pernas ao máximo, pés flex, braços afastados e estendidos na linha dos ombros com coluna ereta. Na Serra faz-se rotação de tronco e inclinação na direção de uma das pernas, levando a mão na direção do pé.

Swimming

Swimming-Pilates-para-Criancas

Em decúbito ventral, manter os membros superiores e inferiores estendidos, com os braços do lado dos ouvidos e pernas unidas. Realizar uma leve extensão de tronco, fazendo simultaneamente o movimento do nado com todos os membros, de forma alternada.

The Side Kick Kneeling

Iniciar de joelhos. Posicione uma das mãos no solo, mantendo o braço estendido. Mantenha-se na lateral, e posicione a outra mão atrás da cabeça. Perna do mesmo lado do braço que está na cabeça, mantém o joelho em extensão, em linha reta com o corpo. Realize o chute para frente e para trás.

Conclusão

Compreendemos através dessa leitura que as atividades físicas na infância são primordiais para um crescimento saudável, sem compensações.

O Pilates para crianças faz parte de um leque de modalidades que desenvolverá o controle do corpo e da mente de forma integrada. Isso resulta na melhora também da autoestima e autoconhecimento. 

O desenvolvimento motor nunca caminha separado do desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Atividades físicas na infância auxiliam na formação de opinião e atitude dessa criança diante de situações no seu dia a dia.

Lidar com crianças é fazer parte da transformação de um ser por completo, e contribuir para um futuro com menos sedentarismo e mais qualidade de vida.

Faça parte desse Universo você também! Clique aqui e conheça agora o meu curso online de Pilates Kids!

 

 

Referências Bibliográficas

LAZZOLI et al. Atividade física e saúde na infância e adolescência. Rev Bras Med Esporte – Vol. 4, n 4, 1998.

Pilates & Miller. A obra completa de Joseph Pilates. Return to Life Contrology na Your Health. Phorte editora. 2010.