Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A gente tem falado muito no Blog Pilates sobre os benefícios do Pilates e do Treinamento Funcional Suspenso. Mas existem alguns tópicos que não abordamos ainda, certo? Pensando nisso, trazemos com exclusividade um artigo com os benefícios do MF7, novo acessório do curso Suspension pela VOLL Pilates!

Esse texto faz parte de uma série de matérias especiais sobre cada um dos acessórios utilizados no curso. Isso, para que você expanda seu conhecimento acerca do tema e torne-se craque no Pilates Suspenso!

Quer mais? Além de todo o aprendizado que você terá, ainda vai conhecer exercícios incríveis do MF7 para aplicar em suas aulas! Vamos conhecer essa incrível novidade do curso Suspension?

O que é o MF7?

O MF7 é uma barra de treinamento funcional que foi criada a partir da inspiração pelos exercícios realizados utilizando o trapézio circense. Ao contrário do trapézio em que os praticantes fazem malabarismos aéreos, no MF7 os exercícios são realizados com o apoio do pé, que fica constantemente apoiado no chão.

Com o MF7, é possível realizar exercícios suspensos com alto nível de confiança, além de acomodar movimentos de treinamento de peso corporal suspenso convencionais e treinamentos funcionais com diversos tipos de exercícios práticos.

Nele é possível aliar Pilates e Treinamento Funcional em uma série de exercícios que treinam as habilidades do aluno. Como fortalecimento dos membros superiores, fortalecimento da dorsal, mobilidade de quadril, equilíbrio, abdominais e Core.

Benefícios do MF7

Utilizar as técnicas do curso Suspension em suas aulas, geram mais estabilidade no exercício praticado por seu aluno.

A prática prazerosa da suspensão traz inúmeros benefícios como a melhora do equilíbrio, da postura, da estabilidade, da força, da resistência e da flexibilidade, por exemplo.

Ao contrário do que pensam, a prática do Pilates Suspenso ou do novíssimo MF7 não exige alto grau de experiência, ou seja, não são aplicados apenas exercícios avançados. 

Tanto que todos os grupos especiais podem realizar o método, desde crianças a até idosos. Para ter esse tipo de treinamento podemos realizar aulas com variadas intensidades e níveis de complexidade.

Entre os benefícios que o Pilates Suspenso pode trazer estão:

  • Desenvolvimento de Consciência sinestésica e controle corporal;
  • Equilíbrio dinâmico e estático;
  • Melhora da circulação sanguínea e oxigenação;
  • Performance atlética;
  • Efeito positivo na saúde da coluna vertebral;
  • Alivia o estresse e a tensão;
  • Auxilia no desenvolvimento de uma maior estabilização;
  • Mobilidade e força;
  • Foco na postura proporcionando melhor equilíbrio muscular.

Princípios do Pilates aplicados ao MF7

O treinamento suspenso trabalha com princípios importantes da física e da biomecânica. Isso garante que todo o corpo seja trabalhado em intensidades diferentes.

Os três princípios mais importantes são:

  1. Pêndulo
  2. Vetor de Resistência
  3. Estabilidade

Vamos ver qual a importância de cada um no Pilates Suspenso?

Pêndulo

É a relação da posição inicial do corpo e a posição de ancoragem do equipamento. Em equipamentos como a fita de suspensão a intensidade do exercício varia de acordo com essa relação.

Vetor de Resistência

Determina o torque exercido sobre as musculaturas trabalhadas. Esse torque varia de acordo com o ângulo que se forma entre o praticante do exercício e o solo.

Estabilidade

Provavelmente um dos princípios mais importantes aplicados nos cinco principais equipamentos do treinamento Suspenso. Ele determina que quanto menor for a base de apoio, menos a estabilidade do indivíduo.

Por isso que um exercício realizado no MF7, por exemplo, sempre será menos estável que suas variações feitas em equipamentos ou no solo.

Exercícios de Suspension utilizando o MF7

Avião

Afundo Pé na Barra

Pingel

Tríceps Testa

Espacate de Joelho

Porque aplicar a Suspensão?

Se, depois de ler tudo sobre a suspensão, você ainda tiver dúvidas sobre os benefícios dessa prática, fique sabendo que ele também pode ser utilizado em grupos especiais.

Assim como o Pilates, a Suspensão é uma técnica livre, que pode ser praticada por qualquer pessoa. Desde que os exercícios sejam acompanhados de perto por um profissional capacitado.

Gestantes, Idosos e Crianças podem receber, tranquilamente, tratamento a partir do Método Pilates Suspenso. Principalmente na reabilitação de desvios posturais.

A função do Treinamento Suspenso é fazer com que cada exercício tenha um motivo para ser realizado. Todos exercícios devem ter um ”por que” e um “para que”.

Em primeiro lugar é importante ter em mente que não existe uma receita, ou uma fórmula a ser seguida. O necessário é o atendimento personalizado e focado nas necessidades individuais de cada aluno, sem pressa, e sem pular etapas no tratamento.

Concluindo…

Gostou de conhecer essa novidade exclusiva da VOLL Pilates? O MF7 está presente no curso Suspension. Com o aparelho é possível realizar inúmeros exercícios de suspensão incríveis para a sua aula!

Se você está gostando desse assunto e gostaria de dar aulas inovadoras no seu Studio, atrair mais alunos e, consequentemente, aumentar a sua renda mensal, te convido a conhecer o nosso curso presencial de Pilates Suspenso e Treinamento Funcional. Basta clicar aqui!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.