Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

As patologias na coluna são consideradas um dos maiores problemas que experimentamos desde a adolescência até a terceira idade. É comprovado cientificamente que 90% das pessoas vão sofrer de dor nas costas ou de dores no pescoço, durante alguma fase de sua vida.

Esses problemas surgem a partir de inúmeros fatores, dentre eles estão a hereditariedade, má postura e a falta de exercícios físicos.

Felizmente muito desses problemas tem um tratamento não invasivo, que se levado sem interrupção pode melhorar muito a situação do aluno, aliviando suas dores, desconfortos e assim, restabelecendo a qualidade de vida.

Como funciona a coluna

A nossa coluna é um importante sistema que é composto por vértebras, entre as quais passa a medula espinhal; ainda entre as vértebras, temos os discos intervertebrais, que sofrem desgaste com o tempo, uso inadequado e ou repetitivo.

É a coluna quem suporta o peso do nosso corpo, é a responsável pela locomoção e postura, serve como ponto de fixação para todo o corpo e protege a medula espinhal e seus nervos.

A coluna é uma estrutura bastante flexível, por isso para executarmos um movimento simples vários ossos da coluna que se movem, permitindo a locomoção.

E é nessas situações de movimentação que podem ocorrer lesões, como ao sentar, deitar, andar, pegar algum objeto, olhar as redes sociais no celular, andar sem proteção no carro, estamos completamente sujeitos a inúmeros traumas – como Artrose, Cifose, Lordose, Hérnia de Disco e Escoliose, ainda temos os problemas na Lombar, que também podem ser ocasionados pelo mesmo fator.

A hérnia de Disco é mais comum nas regiões cervical e lombar, devido ao movimento e suporte de maior carga, sendo que, em alguns casos, a osteoartrose (aumento anormal do osso) também contribui para essa compressão nervosa favorecendo a hérnia.

Tratamentos convencionais

Os métodos fisioterapêuticos convencionais são os mais aconselhados para se tratar e prevenir as patologias na coluna, mas precisamos frisar que em muita das vezes o procedimento certo a se fazer é fortalecer  os músculos do adomem, para que ele possa se opor com resistência a coluna, mantendo a em uma posição correta, preservando a posição natural da coluna, sem criar traumas, aumentando a possibilidade de reduzir algum tipo de patologia na coluna.

A fisioterapia manual é um dos tratamentos mais frequentes e tem em vista a diminuição da dor e o aumento do fortalecimento e mobilidade dos tecidos moles.

Mas dentre os recursos convencionais e os que vemos frequentemente nas revistas, televisão e até mesmo em consultórios, hoje esclarecerei porque acredito que o Método Pilates é o mais recomendado no tratamento e prevenção de todas as patologias na coluna

O Pilates e as patologias na coluna

Com o Pilates como método para tratamento você consegue chegar a níveis de recuperação superiores as intervenções tradicionais, sua principal característica é o desenvolvimento do corpo de maneira uniforme.

Seu mecanismo propõe uma melhora em sua consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e força muscular, tudo isso através da concentração, respiração, controle, fluidez, postura e centro de força

Por isso o Pilates é um método indicado e utilizado para as patologias na coluna, além disso os exercícios não causam impacto e fortalecerem a musculatura adjacente que auxilia na estabilização da região acometida.

Os exercícios de Pilates estão focados em qualidade e não quantidade, por isso com poucas repetições, mas bem efetuadas, você pode chegar a um resultado favorável.

Exercícios como a ponte (Leg Pull Front) e abdominal, como o Decline Push Up, são importantes para a estabilização e fortalecimento da musculatura necessitada, trabalhando em conjunto com musculatura estabilizadora.

Lembrando que os exercícios são liberados sempre com acompanhamento profissional, e após ter passado a fase álgica.

Conclusão

As patologias da coluna são levadas pela maioria das pessoas sem muita importância, quando sentem dor simplesmente compram um remédio e assim vão seguindo com suas rotinas.

As consequências dessa atitude trazem ao corpo e a vida das pessoas muitos incômodos e é lá na frente que pagam a conta de um problema que poderia ser resolvido sem maiores disfunções.

O Pilates além de um exercício excelente para tratar as patologias de coluna, devolve ao paciente a leveza e a mobilidade perdida, transforma o corpo e a mente em um organismo completo e organizado, sempre em evolução.

O que você achou desse texto? Tem algo a comentar? Conta pra gente!

Juliana Vieceli
Fisioterapeuta especialista em Pilates e neurologia.
Fonte: CRAIG, Collen; Pilates com a bola, São Paulo, 2005.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.