Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O início do Pilates foi durante a Primeira Guerra Mundial e Joseph Pilates foi o fundador do Método que leva seu nome e também é conhecido como uma prática ao redor de seis princípios básicos: respiração, concentração, precisão, fluxo, centralização e controle.

Na sequência, olhamos mais de perto o fundador do Método, como surgiu a ideia e de que maneira foi o início do Pilates, até a evolução que conhecemos hoje.

Confira todos os detalhes a seguir. Boa leitura!

Início do Pilates durante a Primeira Guerra Mundial

Joseph Pilates nasceu perto de Dusseldorf, uma cidade no oeste da Alemanha, em 1883. Enquanto sua mãe era uma naturopata, seu pai era um ginasta grego premiado. Ambos influenciaram muito o interesse de Joseph pelo treino terapêutico.

Seu impulso e determinação para superar estas enfermidades o levaram a treinar o corpo com artes marciais, musculação e boxe e se tornar um ginasta competente, mergulhador e esquiador. 

Quando completou 29 anos de idade, Joseph mudou-se para a Inglaterra, onde começou a ganhar a vida como artista de circo e boxeador profissional. A Primeira Guerra Mundial estava prestes a começar e, como era alemão e estava fora do seu território, precisava entrar em um campo de internação para cidadãos inimigos em território inglês. 

Ele foi enviado para a “Ilha de Man” junto com outros cidadãos alemães. Neste campo, ensinou luta livre e outros exercícios de autodefesa aos colegas e começou a criar aparelhos para ajudar na reabilitação dos prisioneiros de guerra feridos, deficientes e doentes.

Neste momento deu um foco maior no início do Pilates, para que fosse atraísse mais pessoas para a prática. 

Joseph prendeu molas nas camas do hospital para ajudar a apoiar os membros dos pacientes, levando ao desenvolvimento de seu famoso equipamento conhecido como “Cadillac“. O primeiro Studio de Pilates emigrou para os EUA em 1920 com sua esposa Clara.

Juntos desenvolveram e ensinaram o Método em seu “Studio de Condicionamento Corporal”, em Nova York em 1926. O Studio apresentava grande parte de seus equipamentos projetados para aprimorar o trabalho de reabilitação.

Uma clientela variada e diversificada frequentou o espaço, incluindo a elite da sociedade nova-iorquina, artistas de circo, ginastas e dançarinos. 

A comunidade de dança, em particular, foi uma das primeiras a adotar as técnicas, atraída pela compreensão inerente e profunda do funcionamento do corpo humano por parte de Joseph Pilates. 

Isso atraiu muitos famosos e, curiosamente, 60% dos seus alunos eram homens. Pilates escreveu dois livros compartilhando sua abordagem de equilíbrio entre corpo e mente. A filosofia de Joseph se centrava na completa conexão e coordenação do corpo, mente e espírito.

Além de escrever, ensinar e ser o responsável pelo início do Pilates, Joseph foi ainda mais visionário quando entrou com pedidos de 26 patentes para seus aparelhos, bem como desenhos para móveis futuristas que prometiam um estilo de vida mais saudável. 

Sua vida foi dedicada a desenvolver e ensinar seus Métodos. Os alunos do Studio de Nova York acabaram virando professores e ajudaram a espalhar a técnica de Pilates pelo mundo. Joseph morreu de enfisema em Nova York, em 1967, aos 83 anos de idade.

6 princípios básicos para a evolução do Pilates:

1. Concentração

Durante o início do Pilates, Joseph deixou claro que, durante a realização dos movimentos, devem se concentrar em todo o corpo para garantir movimentos suaves. 

Desta forma, a maneira como são realizados é mais importante do que o próprio exercício. 

2. Controle

Todo exercício de Pilates deve ser feito com total foco e domínio. Fundamentalmente, trata-se de ter o controle do corpo e dos movimentos. 

3. Centralização 

Para controlar efetivamente o corpo, o lugar de partida deve ser o centro de poder ou centro de força. Este termo abrange os músculos abdominais, a parte superior e inferior das costas, quadris, glúteos e parte interna das coxas. 

Todo movimento no Pilates deve começar a partir do centro e fluir para os membros. 

4. Fluxo

Os exercícios do Pilates são destinados a fluir para ajudar na construção da força e resistência

O uso de transições apropriadas e economia de movimento é altamente valorizado e é uma das peças chave que diferenciam os praticantes iniciantes e avançados.

5. Precisão

O Método visa um movimento preciso e perfeito. Com atividade de Pilates regulares e instrução especializada, esta precisão se tornará eventualmente uma segunda natureza e se estenderá à vida cotidiana.

6. Respiração

A respiração coordenada com o movimento é uma parte importante do Pilates para sentir o engajamento do movimento com a força.

Conclusão

O Método evoluiu gradualmente e serviu de base para o pensamento biomecânico atual, incluindo a utilização de equipamentos modernos. No entanto, as raízes da técnica estão impregnadas na filosofia e nos padrões de movimento projetados por Joseph Pilates há mais de 90 anos. 

Hoje, seu Método central ainda é ensinado, bem como uma forma evoluída que integra o pensamento anatômico e biomecânico moderno e com o correto acompanhamento de um profissional, os melhores resultados podem ser obtidos.

A popularidade se espalhou constantemente desde o início do Pilates e nos dias de hoje tornou-se um fenômeno mundial com mais de 12 milhões de pessoas praticando.

Devido aos seus inúmeros benefícios como a redução da obesidade, melhora na postura e na flexibilidade, os números continuam a crescer devido à sua eficácia e adaptabilidade.

Se você ainda não faz parte da plataforma do Doctoranytime, clique aqui para saber mais.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.