Posted in:

Pilates ou Yoga? Aliando os dois métodos!

Pilates ou Yoga 03

No primeiro texto desta coluna falamos um pouco sobre os conceitos de criatividade e responsabilidade, e ficou claro que eles podem ser uma receita de sucesso dentro de um Studio de Pilates, pois podem encantar e reter o cliente, caso sejam usadas dentro de uma zona de segurança para o instrutor.

Isso pode ser um verdadeiro diferencial para seu espaço, visto que hoje encontramos um Studio de Pilates em cada esquina, e a maior parte acaba se diferenciando através da tabela de valores – infelizmente, cada vez mais baixos.

Por isso, hoje vamos apresentar duas modalidades nas quais o instrutor pode aproveitar toda a estrutura física do Studio e se aperfeiçoar em uma novidade que une as duas modalidades te deixando a dúvida: é Pilates ou Yoga?

E isso ainda promete dar o que falar!

Apresentando a YogaPilates ou Yoga 06

Originado na Índia dois mil anos atrás, a palavra “Yoga” é derivada do sânscrito”yuj” que expressa integrar, unir e totalizar.

A filosofia do método é justamente essa, unir a mente e o espirito utilizando as posições praticadas (assanas), a respiração (pranayamas) e a meditação.

Em conjunto com essas três técnicas é possível  desviar toda sua atenção para o corpo, acalmando sua mente para assim proporcionar um momento só seu de reflexão e auto-reconhecimento.

Tipos de Yoga

Pilates ou Yoga? As duas modalidades possuem diferentes vertentes, cada uma com sua especialidade, e no caso da Yoga existem dezenas de tipos ao redor do mundo, sendo as mais comuns Hatha Yoga e Ashtanga.

Conhecida por ser a vertente mais utilizada no Ocidente, o Hatha Yoga busca o equilíbrio entre as forças lunar e solar, o feminino e masculino, e a plena atenção da ação.

Para a prática é preciso muita concentração ao correto alinhamento corporal durante as posições, e a supervisão de um mestre experiente. O objetivo é aumentar a flexibilidade e a paciência.

O Ashtanga Yoga é praticado em séries fixas de posturas e a respiração é o principal elemento dessa vertente. A aula é mais voltada para o físico do que mental, e os exercícios são mais próximos de um aeróbico com vários movimentos acelerados que fazem suar.

A técnica proporciona mais equilíbrio, energia, tônus muscular, flexibilidade e alongamento.

Benefícios das Modalidades

Uma das características do Método Pilates ou Yoga são as atividades físicas famosas por serem parte de métodos com grandes benefícios à saúde espiritual, física e mental.

A prática muda totalmente a qualidade de vida dos alunos e instrutores, e é uma inserção nas filosofias de vida do indivíduo, ele praticando o Pilates ou Yoga.

A prática também diminui o stress, proporciona um melhor equilíbrio emocional, melhora os problemas de insônia e depressão, a postura e o fortalecimento muscular.

E assim como o Pilates, a Yoga também não tem contra-indicações.

Pilates ou Yoga: Semelhanças e Diferenças

Optar por Pilates ou Yoga pode ser mais fácil para o profissional que quer dar aulas em um Studio. As duas atividades físicas podem ser realizadas no mesmo local, com roupas confortáveis e sem sapatos.

Outra semelhança é que tanto o Pilates quanto a Yoga possuem vários benefícios para a musculatura e postura aumentando a flexibilidade e trabalhando em conjunto com a mente.

As duas modalidades são métodos bastante antigos criados inicialmente com um propósito além da atividades físicas.

Uma das diferenças entre eles é que enquanto o Yoga foi criado para integrar corpo e a mente num físico sadio, o Método Pilates propõe tornar seu corpo – antes frágil e sem força – em um exterior mais saudável e resistente.

Interligando os MétodosPilates ou Yoga 04

Sou instrutora de Yoga, e sempre enxerguei nas máquinas possibilidades enormes para ajudar os praticantes que normalmente lidam somente com o peso do corpo e suas dificuldades.

Foi então que conheci 2 modalidades que juntam o Yoga e o Pilates. Essas modalidades podem acabar com a dúvida de várias pessoas em escolher Pilates ou Yoga.

As modalidades me encantaram e (ponto positivo para elas) podem ser feitas com os aparelhos que já possuímos. Tais modalidades trazem vários benefícios, como uma sensação de relaxamento indescritível e a tão atual e falada liberação miofascial.

ZEN•GA™Pilates ou Yoga (2)

O ZEN•GA™, é  um produto da Merrithew (empresa Canadense) com uma mistura sinérgica de modalidades mente-corpo.

Embasada por vários estudos da ciência do exercício, a técnica propaga os benefícios das mais recentes descobertas na liberação fascial.

ZEN representa a busca da descoberta interior, enquanto Yoga simboliza um caminho para alcançá-lo. Juntos, eles formam ZEN•GA, que é baseado em quatro princípios do Movimento Consciente:

  1. Respiração
  2. Suporte
  3. Rendimento
  4. Fluência

Quando aplicados em conjunto, estes princípios trazem a consciência de como o corpo e a mente se movem em sintonia.

ZEN•GA baseia-se na estabilidade do core, resistência e resiliência. O aumento da demanda sobre o sistema neuromuscular oferece os benefícios de melhorar a força, a maior flexibilidade e cria um corpo mais jovem, flexível e fluido.

São utilizadas, por exemplo, as molas do Cadillac com alças extensoras para produzir um auxílio e suporte para a maior parte dos movimentos.

Outros equipamentos em que também fazemos os exercícios é o Reformer, e pode-se utilizar a Overball no solo.

GARUDA ®Pilates ou Yoga 02

A outra modalidade é o GARUDA ®, que também é uma mistura do trabalho do Pilates + Yoga + Tai Chi + dança. O objetivo é trabalhar com as cadeias musculares em forma de espiral.

A atividade foi fundado por James D’Silva, um indiano que reside em Londres e ganhou muita notoriedade no mundo depois de cuidar de celebridades, como Madona, e elas terem afirmado com todas as letras que ele era um gênio e que nunca haviam se movido com tanta inteligência e de forma tão orgânica como através deste método.

É por meio do GARUDA ® que se consegue transformar a complexidade do ser humano e seu corpo, suas cadeias musculares, todo o sistema de fáscia junto com sua mente e espírito em um movimento que, além energizar-te irá mostrar uma maneira prazerosa de você viver, eliminando dores, tensões e rigidez de maneira saudável.

É sim uma ferramenta que pode apresentar qualidade de vida para seus clientes e além de tudo utilizar os aparelhos de Pilates (e um aparelho próprio que ainda não chegou no Brasil).

Você pratica no solo, na barra, sentando em um banquinho e com o rolo.

Concluindo..Pilates ou Yoga 01

Conhecer essas novas modalidades pode ser uma grande oportunidade para os instrutores que querem trazer os alunos que já são seguidores do Pilates ou Yoga, mas querem aprender mais da outra atividade ou unirem as duas como é a proposta do ZEN•GA™ e  GARUDA ®.

É importante sempre conhecer quais as necessidades do seu aluno para saber se a prática do exercício atenderá as expectativas deles.

Acrescentar essas duas modalidades também pode ser um diferencial do seu Studio em relação aos demais, o que promove novos alunos de Pilates ou Yoga.

Se você quiser conhecer mais esta técnica entre em contato, sou certificada por ambas e será um prazer apresentá-las para você!

Até a próxima e não deixe de compartilhar e comentar no post!

Written by Gerusa Gurak

Gerusa Gurak

Educadora física, instrutora de Pilates, Garuda® e Yoga. Pós graduada em Atividades físicas e programas de saúde (2002), Yoga (2009) com uma extensão de Yogaterapia na Índia (2011). Conheceu o Pilates em 2001 e desde lá vem aprendendo com os mais diversos profissionais da área e linkando seu trabalho com estas metodologias ligadas a qualidade de vida. Faz parte do Pilates Method Alliance desde 2012, assina como diretora educacional da TcPilates que também faz parte desta Aliança. Colunista na área de Pilates de 3 diferentes canais também é revisora técnica desde 2007 da Revista Oficial de Pilates. Faz parte das instrutora que representam o Método Garuda na América Latina, tem grande paixão pelas conexões que corpo-mente-espírito pois possui também formação pela Escola do Movimento do Ivaldo Bertazzo, Balance® (Les Mills) e Zenga™ (Merrithew).

5 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *