Posted in:

7 Fatores que atrapalham os Benefícios do Pilates

7 Fatores que atrapalham os Benefícios do Pilates
3 (60%) 2 votes

Método de condicionamento físico, prevenção e tratamento de inúmeras lesões musculoesqueléticas, são muitos os benefícios do Pilates.

Criado pelo alemão Joseph Pilates no início do século XX baseado nas técnicas do yoga, natação e boxe, os exercícios são extremamente adaptados conforme os objetivos e restrições de cada paciente. O método associa a respiração com a ativação de músculos profundos que estabilizam o tronco, através do treino de força, resistência e de flexibilidade.

Mas engana-se quem pensa que o método é exclusivo de mulheres e que o Pilates só melhora a postura e a flexibilidade, ou que os exercícios são avançados, acrobáticos e “de ponta cabeça”. Os exercícios vão desde mais básicos e iniciantes até avançados.

Para atingir os benefícios do Pilates é exigido concentração, alinhamento da coluna, dos segmentos (braços e pernas) e fluidez. Tudo isso para evitar lesões durante a prática. A sessão pode ser composta de exercícios mais tradicionais ou mais contemporâneos como com o uso de bola suíça.

Quem vê a execução do Pilates pensa que é fácil, mas só parece ser!

Para isso quanto melhor a fluidez e tempo de prática, mais harmônicos ficam os movimentos. Por isso é comum o relato de praticantes iniciantes dizendo: “Achei que fosse mais fácil!”

Isso porque o paciente não pode fazer cara feia e muito menos recrutar músculos que não estão participando do exercício como os músculos da testa e do pescoço.

Para que os benefícios do Pilates sejam vistos a curto e a médio prazo, alguns fatores devem ser observados na prática do método, caso contrário, os efeitos esperados podem ser em vão. E logo abaixo vou citar 7 fatores que atrapalham os benefícios do Pilates.

7 Fatores que atrapalham os Benefícios do Pilates

1) Chegar Atrasado

Um costume ruim do brasileiro é não cumprir horário, e acredite, 5 minutos de atraso em até uma hora de aula, faz muita diferença!

Além do paciente se concentrar melhor nos exercícios, a parte inicial da aula é como objetivos: diminuir a aceleração do dia e realizar os movimentos com mais concentração.

Então se programe para evitar chegar atrasado nas sessões de Pilates. É claro que imprevistos acontecem, mas devem ser avisados assim que possível para que o instrutor lhe aguarde ou remaneje para outro horário.

2) Desconcentração

As conversas paralelas, o uso de celular durante a aula e pensamentos looonges da sessão, atrapalham não apenas a fluidez, como aumentam os riscos de lesões durante a prática do Pilates.

Já presenciei pacientes que caíram e se machucaram por pura distração! O cuidado deve ser redobrado principalmente quando em superfícies instáveis como a bola suíça.

Outro cuidado extra é com os filhotes que vão ao Pilates acompanhando os pais principalmente nas férias. A atenção ficará comprometida entre o filho e o exercício e qualquer descuido pode ser bastante perigoso uma vez que os equipamentos de Pilates são instáveis.

3) Respiração Incorreta

Um dos princípios fundamentais do Pilates é respirar corretamente. Joseph dizia: “A respiração é o primeiro e último ato da vida… Aprenda a respirar corretamente”.

A respiração correta não apenas promove o relaxamento corporal como aumenta a ativação dos músculos profundos, conhecidos como powerhouse que aumentam a sustentação da coluna e atenuam e previnem as dores nas costas.

Muitas vezes, pacientes que não evoluem na melhora da dor nas costas, não respiram corretamente e assim não ativam o powerhouse com eficácia.

4) Doença Infecto Contagiosa

No ambiente do Pilates há rotatividade entre pacientes a cada hora, e o contato com os aparelhos e acessórios de uso comum, pode ser uma excelente fonte de contaminação, mesmo que os objetivos sejam limpos após cada sessão.

Além disso, o profissional fica diretamente em contato com o paciente, e corre o risco de adoecer também e ter de se ausentar temporariamente das suas atividades profissionais.

Eu mesma já cheguei a ficar 15 dias doente porque no último estúdio que trabalhei como funcionária, uma paciente foi se exercitar muito gripada e entre cada exercício pegava o lenço de papel e expectorava toda secreção nasal.

Hoje oriento meus pacientes a não irem às aulas caso estejam resfriados. Então o melhor a fazer tanto para a sua saúde como para a saúde do outro é ficar em casa descansando para se recuperar rapidamente e num outro momento ter melhor aproveitamento da sessão.

5) Ansiedade

Pacientes ansiosos tendem a realizar os movimentos do Pilates de modo balístico e brusco. Quando os exercícios são feitos sem controle, as chances de lesões aumentam e muito!

Alguns inclusive se queixam de dor na coluna por exemplo se fazem mais rápidos. Para esses pacientes é indicado mudar o padrão respiratório em 2 tempos: Ex:

  1. Inspira e prepara para iniciar
  2. Expira durante a execução de ida do movimento
  3. Para para inspirar em isometria
  4. Retorna o movimento durante a expirção.

O instrutor também pode falar mais calmamente e demonstrar o exercício no modo “slow move”.

6) Indisciplina

Há um estudo científico que comprova que para algo virar hábito, ele precisa ser realizado durante 21 dias independente da frequência semanal.

Infelizmente alguns pacientes iniciam o método Pilates e não frequentam regularmente as sessões, mudam o dia, horário, não conseguem se programar e chegar na sessão. Assim os exercícios físicos não são priorizados na rotina como modo de manutenção da saúde e de preservação da qualidade de vida.

Pode ser que os resultados esperados demorem um pouco, é normal!

E desconfie de resultados imediatos. Sempre que ouço: “Ah agora é a vez do treinamento X, esse SIM emagrece e queima muitas calorias!” penso que passamos anos levando uma vida sedentária, de comilanças abusivas e queremos ficar “sarados e secos” em poucos meses?!?

Então desconfie de resultados imediatos que na maioria das vezes só causam lesões!

Vejo pessoas que nunca correram, pegar um tênis e sair como loucos na rua pensando que suor emagrece! Suor é só perda de hidratação! Tudo na vida tem de ser progressivo, inclusive o treinamento físico.

Para quê agachar 200x no menor tempo possível? Isso é funcional? Pense que seu corpo estará com você durante anos, então cuide dele com bom senso e orientação adequada. Não vá na onda da moda da vez!

7) Vestimenta Inadequada

A vestimenta inadequada no Pilates como meias sem antiderrapante pode com frequência causar lesão pois a meia escorrega da barra e do pedal, e o susto pode ser só o aviso que algo mais grave pode acontecer.

Camisas folgadas também atrapalham porque o instrutor não consegue ver com detalhe se a coluna está alinhada e se o powerhouse está sendo ativado corretamente.

Para os meninos sempre indico vir com short colado ao corpo por debaixo da bermuda ou do short mais solto, ou usar cueca boxer, assim evita constrangimento quando for realizar uma sequência de leg circles.

Um erro frequente no Pilates cometidos é fazer os exercícios com os cabelos soltos. Além do risco dos cabelos engatarem nas molas, o alinhamento da cervical fica comprometido.

Aqui abro parênteses para as instrutoras que também adoram dar aula com as madeixas soltas: cabelo solto e Pilates não combinam! Tenho sempre uma caixinha no banheiro feminino com liga/prendedor de cabelos disponíveis para as pacientes e instrutoras.

Concluindo…

O Pilates é um estilo de vida, uma mudança de hábito e excelente estratégia de conhecimento corporal.

O ideal é que ele seja praticado diariamente, mesmo em domicílio sem a presença de um profissional qualificado entre as sessões do Pilates Studio.

O método requer disciplina e concentração para que os benefícios do Pilates sejam alcançados a curto e médio prazo. Portanto faça a sua parte e evite se machucar durante as sessões!

Written by Érika Batista

Érika Batista

Érika Barroso Batista é Mestre em Ciências da Reabilitação e especialista em Fisioterapia traumato-ortopédica
Professora dos cursos do VOLL Pilates e proprietária do FisioStudio Pilates & Treinamento Funcional.

13 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *