Sempre que ouvimos falar de “Pilates”, vêm à mente seus benefícios, instruções e restrições, não é verdade? No entanto, algumas curiosidades também surgem, e as mais comuns são sobre os aparelhos de Pilates: onde surgiram? Por que os nomes? Por que foram projetadas dessa forma? Entre outras…
O Método foi criado por Joseph Pilates, nascido em 9 de dezembro de 1883 na Alemanha, filho de uma ginasta e uma neuropata – daí a primeira influência no tratamento do corpo e da mente, não apenas com medicamentos.
Apesar disso, ele era uma pessoa muito doente para a época, sofrendo de asma, raquitismo e febre reumática.
Foi a partir disso que Joseph começou a perceber que sua má postura e exercícios ineficazes eram os principais causadores de seus problemas de saúde, levando-o a iniciar técnicas respiratórias para tratar a asma.
Mas quais foram as primeiras ideias de Joseph durante a criação do Método Pilates? Ainda não sabe? Calma, neste texto explicaremos a origem e nomes dos primeiros aparelhos de Pilates. Boa leitura!
Como surgiram os primeiros aparelhos de Pilates?
Devido às necessidades variadas dos tratamentos, Joseph experimentou várias técnicas como yoga, boxe, mergulho, Kung Fu e ginástica, o que explica os movimentos diversos no Pilates.
Ao mudar-se para a Inglaterra em 1912, ingressou na Scotland Yard (polícia britânica) e, durante a Segunda Guerra, foi preso por outros alemães pelas autoridades inglesas.
Nesse momento, Joseph viu a necessidade de se manter ativo e influenciar seus companheiros de prisão a fazer os movimentos com ele para manter a saúde, apesar do ambiente precário.
Joseph Pilates adaptou exercícios até mesmo para presos acamados, retirou molas das macas para criar equipamentos que esses indivíduos poderiam usá-los. Isso lhe parece familiar? Aqui começou a entender melhor o processo de criação dos aparelhos de Pilates hoje conhecidos.
Ao acompanhar a evolução dos companheiros, Joseph aumentou a dificuldade dos treinos e focalizou no controle e testemunhou como uma forma de melhorar corpo e mente – assim, todos sobreviveram não só à prisão, mas também à epidemia de gripe da época.
Depois da guerra, em 1918, Joseph voltou à Alemanha e mudou-se para os Estados Unidos, onde conheceu Clara, sua esposa. Eles criaram um Studio em Nova Iorque e nos anos 60 ensinaram um Método chamado “Contrologia”, baseado no controle da mente sobre os músculos.
Nesse período, o Método também foi usado por bailarinos. Joseph faleceu em outubro de 1967, aos 83 anos, mas seu legado persiste até hoje, com o Método Pilates difundido em uma ampla rede de praticantes.
Reformer: o primeiro aparelho de Pilates criado
O Reformer foi o primeiro aparelho de Pilates criado. Baseou-se em uma cama e molas de colchões para reabilitar soldados da Primeira Guerra Mundial. Seu nome foi escolhido porque “reforma” todo o corpo, sendo extremamente versátil e trabalhado em diversos planos de movimento.
Aqui na clínica, é o aparelho queridinho dos pacientes – eles adoram deitar e trabalhar a força das pernas no movimento das molas, principalmente. Permite desafios em pé, associando o movimento do carrinho, algo muito utilizado em alunos mais avançados.
O Cadillac foi inspirado no carro?
Seu nome deveria combinar com sua aparência: algo de porte e esplendor. Então foi sim, inspirado no carro Cadillac, pois era de grande valor à época.
Assim como o Reformer, também se baseou nas macas de hospitais em que os soldados ficaram internados na primeira guerra, usando molas e polias para criar uma combinação de movimentos imensos.
Atualmente, entre todos os aparelhos de Pilates, é o que conta com maior presença nos Studios, tanto em tamanho quanto em quantidade. Diria que é o primeiro a ser considerado ao montar um espaço.
Todos os tipos de pacientes podem usá-lo, desde crianças até idosos. Todos os decúbitos são permitidos e aqui devemos incluir os exercícios aéreos – para alunos mais avançados, através das alças fuse.
Qual foi o terceiro aparelho de Pilates criado?
Existem teorias sobre a criação da Chair, mas a mais provável é que Joseph tinha um amigo sem espaço para ter o Reformer, então, o equipamento entraria como uma cadeira e também para o grupo de aparelhos de Pilates, inicialmente usado para residências.
Criada a partir de uma cadeira de rodas, com um pedal resistido por duas molas, a Chair não é unanimidade entre os alunos, alguns amam, outros nem tanto.
Apesar das infinitas possibilidades de exercícios, muitos consideram uma restrição a alguns decúbitos e também a consideram mais difícil, sendo de nível avançado – o que não concorda, dado sua versatilidade, é possível trabalhar todos os públicos e níveis no aparelho com segurança.
Ladder Barrel: mais uma invenção de Joseph
Outra invenção de Joseph Pilates, o Barrel foi criado a partir do corte ao meio de um barril de cerveja e um pequeno espaldar conectado. Surgiu quando Joseph sentiu a necessidade de um aparelho para trabalhar a mobilidade da coluna e fortalecimento do “Power House“.
Permite movimentos de flexão e extensão da coluna, facilitando os objetivos pelos quais foi criado.
Alguns alunos e até instrutores consideram o Barrel limitado em comparação com outros aparelhos de Pilates quanto às possibilidades de exercícios, mas acredito que isso varia entre Studios e profissionais.
Conclusão
Depois da leitura, você já conheceu essas curiosidades sobre os aparelhos de Pilates? Tenho a percepção de que a respeito de Joseph Pilates cresce com cada pesquisa, e o Método torna-se mais necessário.
Perceber que cada detalhe foi observado e moldado conforme as necessidades da época e de cada pessoa faz acreditar que o trabalho com Pilates sempre será eficaz e conseguirá benefícios ao paciente.
Gosto de pensar que ele pensou “fora da caixa”, por isso devemos ser assim também: sempre variar com segurança.