Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Os custos da abertura de um Studio de Pilates, como o aluguel do espaço, a compra dos aparelhos e toda a parte burocrática, por vezes é inviável de início. Dessa forma, as aulas de MAT Pilates domiciliar são uma ótima opção.

Quando nos formamos, saímos da faculdade e na maioria das vezes ficamos perdidos, sem uma direção a seguir.

De repente encontramos no Método Pilates uma oportunidade de trabalho, e vemos a chance de sermos nossos próprios chefes, porém em alguns momentos ficamos na dúvida por onde começar e quais itens devemos ter.

Um dos pontos positivos é o baixo custo de investimento. Você vai precisar somente de um tapete de MAT e alguns acessórios como magic circle, tonning ball, therabands, mini bands e bola suíça.

Mas alguns materiais podem ser facilmente substituídos por itens que o seu aluno tem em casa. No caso da tonning ball, podemos utilizar um pacotinho de mantimento, já para o bastão, um cabo de vassoura é uma excelente opção.

São utensílios que de início fazem uma boa função e conforme forem chegando os rendimentos, você pode ir investindo melhor.

Outro fator positivo em realizar o atendimento domiciliar é a comodidade do paciente de não precisar se deslocar da sua residência até um Studio de Pilates. Isso pode ser realizado de maneira domiciliar, além da praticidade e segurança por estar em casa. 

É possível juntar mais membros da mesma família para realização dos atendimentos, o que vai otimizar seu tempo.

Também tem a opção de oferecer seus serviços em academias de prédios, unir os interessados em fazer as aulas, passar seu horário disponível e talvez até formar algumas turmas, por que não?!

Como divulgar seu atendimento de Pilates domiciliar?

Além das redes sociais que tem sido uma ótima ferramenta para criação de network e captação de pacientes, nela você pode divulgar seus atendimentos, claro que com o consentimento e autorização do seu paciente, mostrando seus resultados. Isso é uma forma bacana de conseguir captar novos alunos. 

Sem contar que dessa forma você terá um custo praticamente zero. Uma outra opção muito interessante é a criação de panfletos, divulgando os seus serviços, que o atendimento domiciliar pode ser um diferencial na região.

Além disso, pode distribuir pelo seu bairro, vizinhança e deixar na portaria do seu prédio, o que facilita no transporte, reduz os custos e consequentemente melhoram os lucros.

Outro ponto positivo a ser pensado é o fato de que você vai conseguir alcançar a população mais idosa, que por vezes não tem muito acesso ou conhecimento com as redes sociais.

O ponto não tão positivo logo no início é em relação ao investimento na criação dos panfletos. Conforme os primeiros clientes forem entrando em contato, leve em conta a logística do seu atendimento e reduza os seus horários de divulgação. 

Quando um paciente te procurar, ofereça os horários próximos que estará na região atendendo.

Exemplo, você faz atendimento em um determinado bairro, às segundas e quartas-feiras na parte da manhã, quando for procurado ofereça, “Sr. José, estarei na sua região às segundas e quartas, podemos fazer sua aula às 10h?”.

Provavelmente ele aceite tranquilamente, até porque estará em casa, agora caso não possa, avalie a possibilidade de um horário viável para ambos, pois você não tem interesse em perder clientes. Busque otimizar seu tempo, porém seja flexível dentro do possível.

Uma ótima opção também são aulas em prédios ou condomínios. Uma boa estratégia é a utilização dos primeiros e dos últimos horários do dia, assim você beneficia os mais jovens que veem no Método Pilates uma forma de realizar sua atividade física semanal, gerando a oportunidade de fazer antes ou depois do trabalho.

Cumpra bem seu horário marcado

Esse é um ponto importante para gerar valor ao seu atendimento e respeito com os seus alunos.

Sabemos que a vida de quem trabalha com atendimento domiciliar têm os contratempos, pegamos trânsito fora do previsto, dependendo do local, temos dificuldades em estacionar, e isso tudo deve ser colocado no nosso tempo de deslocamento para evitar atrasos.

Chegando no horário ou se possível um pouco mais cedo, é o momento de organizar o ambiente para a aula proposta, se recompor da correria e estar preparado para o início do seu trabalho.

Explore o máximo possível dos recursos que você tem e seja criativo!

No início pensamos “Como vamos fazer para passar exercícios e qual a forma de variar os estímulos ao aluno?”. Reflita que você tem uma infinidade de opções, sendo que os exercícios originais de Joseph são 34 e chegam 37 quando acrescentamos alguns abdominais.

Esses são movimentos genuínos, quando pensamos nas construções para chegarmos até ele, a variedade só aumenta. Sempre busque em gerar resultados para seu aluno, esse é o seu melhor cartão de visitas.

Com um idoso, por exemplo, procura uma qualidade de vida, a princípio você não vai conseguir ministrar uma aula puramente com os exercícios de Joseph. 

Vai precisar de algumas adaptações (e está tudo bem). Vise a qualidade de vida do seu aluno e pense nele realizando as atividades de vida diária de forma eficiente.

5 exercícios para atendimento domiciliar a idosos

Alguns exemplos simples para o atendimento domiciliar a idosos:

1. Trabalho de panturrilhas de pé com apoio de uma cadeiraTrabalho de panturrilhas de pé com apoio de uma cadeira

Objetivo: Trabalhar as panturrilhas de pé apoiado em uma cadeira.

2. Trabalho de quadríceps realizando movimento de levantar e sentar de uma cadeira
Trabalho de quadriceps realizando movimento de levantar e sentar de uma cadeira - Domiciliar

Objetivo: Trabalho de quadríceps, realizando o movimento de levantar e sentar de uma cadeira, ou de diversas alturas, como a cadeira, puff ou sofá.

3. Mobilidade escapular na paredeMobilidade escapular na parede - Domiciliar

Objetivo: Trabalhar mobilidade escapular na parede, com bastão ou uma Fitball.

4. Força de membros superiores com Tonning BallForça de membros superiores com tonning ball

Objetivo: Força de membros superiores usando uma garrafinha de água, pacote de mantimento ou as Tonning Balls.

5. Ponte
MAT Pilates - Ponte 

Objetivo: Trabalhar os músculos abdominais, no MAT, as pontes.

Conclusão

Quando pensamos nos nossos alunos, temos sempre em mente que o mais importante é manter o corpo em movimento, buscando os melhores resultados e a melhor qualidade de vida.

Lembre-se de que você, profissional do movimento, está comprometido em levar a vida das pessoas, seja atendendo no Studio ou de forma domiciliar.

Isso pode ser com exercícios funcionais ou com o Pilates, que é um Método para chegar ao objetivo final. Não cobre perfeição, busque que o seu aluno seja 1% melhor a cada atendimento. Essa é uma reflexão que vale a pena!

Como profissionais, os atendimentos domiciliares trazem uma excelente bagagem para a nossa evolução, aguça a nossa criatividade, além de ser uma ótima oportunidade de negócio.

Gere resultados para os seus alunos e ganhará a fidelidade deles por onde você estiver, seja no atendimento domiciliar ou no seu futuro Studio de Pilates.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.