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Pilates Suspenso: Saiba TUDO sobre a Fita de Suspensão (+ Exercícios)

A gente tem falado muito aqui no Blog Pilates sobre os benefícios do Pilates e do Treinamento Funcional Suspenso. Mas existem alguns tópicos que não abordamos ainda, certo?

Pensando nisso, trazemos com exclusividade um artigo com os benefícios da Fita de Suspensão, um dos cinco acessórios incríveis presentes no curso Suspension da VOLL Pilates!

Esse texto faz parte de uma série de matérias especiais sobre cada um dos acessórios utilizados no curso. Isso, para que você expanda seu conhecimento acerca do tema e torne-se craque no Pilates Suspenso!

Até agora já falamos de:

Quer mais? Além de todo o aprendizado que você terá, ainda vai conhecer exercícios incríveis da Fita de Suspensão para já começar a aplicar em suas aulas! Vamos conhecer essa incrível novidade do curso Suspension?

O que é a Fita de Suspensão?

Equipamento desenvolvido pela elite militar americana, os Navy Seals, para um trabalho eficiente e completo, mesmo quando sem equipamento para treinar. Apesar de ela ser razoavelmente recente nos treinamentos, a suspensão já é usada há tempos.

Existiam alguns grupos especiais, como artistas circenses e acrobatas, que utilizavam a suspensão. Eles foram os primeiros a perceber sua eficiência, porém seu uso criou uma ideia errada de que suspensão e só para praticantes avançados de atividades físicas.

Quando alguém vê um atleta olímpico usando argolas para treinar nunca imagina que também consegue fazer isso. Pelo menos era assim até que Randy Hendrik, o criador da fita de suspensão, levasse a técnica para o público mainstream. Os motivos que levaram o ex-militar a utilizar a fita de suspensão foram:

  • Sua praticidade;
  • Sua eficiência.

Resumindo, conseguimos complementar muito as aulas utilizando fitas de náilon presas a um ponto fixo. É claro que ela só terá eficiência se você souber usá-la, por isso recomendo continuar a leitura para aprender mais.

Benefícios da Fita de Suspensão

Um praticante de Pilates precisa praticar exercícios com movimentos fluidos, corretos e controlados sempre com uma boa ativação do Power House. O Método, que inicialmente chamava-se Contrologia, traz diversos benefícios já conhecidos.

De maneira similar ao Funcional, nem tudo pode ser considerado Pilates. Se o exercício não aderir aos princípios do Método ele dificilmente cumprirá um propósito dentro da aula. Os princípios são:

  • Centralização;
  • Concentração;
  • Controle;
  • Fluidez;
  • Precisão;
  • Respiração.

Movimentos realizados com instabilidade exigem um maior controle e precisão para garantir sua eficiência. A centralização é garantida já que a fita leva a uma ativação eficiente de Power House e o mesmo se aplica para os outros princípios.

Exercícios de Suspensions utilizando a Fita de Suspensão

1. Mobilidade de Ombro Deitado (Anjo)

Comece deitado(a) segurando com as duas mãos a fita de suspensão.

Leve os braços para cima alongando o ombro com a palma da mão para cima, e volte abrindo ele a redor do corpo, mantendo a rotação externa.

2. Push Up na Alça Joelho Apoiado

Com os joelhos apoiados no chão e as duas mãos nas alças, permaneça com o corpo inclinado para a frente.

Estenda os cotovelos erguendo o corpo e depois os flexione para voltar à posição inicial.

3. Remada Deitado

Comece deitado(a) no solo com joelhos flexionados, pés apoiados no solo e mãos segurando as alças da fita de suspensão.

Flexione os cotovelos fazendo com que o tronco suba em direção às alças da fita. Depois estenda os cotovelos retornando à posição inicial.

4. Front Squat

Em pé segurando a fita de suspensão.

Depois, segure a fita na direção do peito e faça o agachamento. Retorne à posição inicial.

5. Back Squat

De pé, de costas para a fita de suspensão, segure o acessório em frente ao corpo.

Segure a fita e faça o agachamento com os braços elevados. Ou seja, agache, mas segure a fita com os braços esticados para cima. Após este movimento, retorne à posição inicial.

6. Afundo na Bola

Segurando a fita de suspensão, realize o movimento de afundo empurrando a bola para trás. Volte na posição inicial e repita quantas vezes achar necessário.

7. Push Up na Alça

Para realizar esse exercício adote a posição de flexão, porém segure nas alças da fita fazendo com que seu corpo fique suspenso.

Flexione os cotovelos e estenda para realizar o exercício.

Porque utilizar o Pilates Suspenso em minhas aulas?

Se, depois de ler tudo sobre a suspensão, você ainda tiver dúvidas sobre os benefícios dessa prática, fique sabendo que ele também pode ser utilizado em grupos especiais.

Assim como o Pilates, a Suspensão é uma técnica livre, que pode ser praticada por qualquer pessoa. Desde que os exercícios sejam acompanhados de perto por um profissional capacitado.

Gestantes, Idosos e Crianças podem receber, tranquilamente, tratamento a partir do Método Pilates Suspenso. Principalmente na reabilitação de desvios posturais.

A função do Treinamento Suspenso é fazer com que cada exercício tenha um motivo para ser realizado. Todos exercícios devem ter um ”por que” e um “para que”.

Em primeiro lugar é importante ter em mente que não existe uma receita, ou uma fórmula a ser seguida. O necessário é o atendimento personalizado e focado nas necessidades individuais de cada aluno, sem pressa, e sem pular etapas no tratamento.

Concluindo…

O que achou? Gostou dos exercícios e quer aprender as técnicas do Pilates Suspenso para aplicar em suas aulas? Então inscreva-se já no Suspension – Pilates e Treinamento Funcional Suspenso, novíssimo curso da VOLL Pilates Group!

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