A natação é um esporte muito procurado por suas qualidades como modalidade de equilíbrio e treinamento aeróbio, pois, mais que qualquer outro desporto, constitui uma fonte de recreação, de alegria, de viver e de saúde para as pessoas de todas as idades.
Já o Método Pilates também realiza trabalhos com o corpo de forma global, seguindo os princípios elaborados por Joseph Pilates.
Para saber mais sobre a união do Método com a natação e dos benefícios do Pilates para os nadadores, continue lendo esta matéria!
A natação
Dentro da modalidade da natação existem quatro estilos de nado, cada um com as suas características próprias. São eles:
- Crawl – as musculaturas mais recrutadas são a do tríceps e bíceps braquial. Flexores do tronco e do quadril também são bastante exigidos, bem como os glúteos;
- Costas – a musculatura do tronco é muito utilizada. Ombros e os grupos musculares das costas são solicitados, em especial para o rolamento do tronco;
- Peito – os grupos musculares que mais atual são os peitorais, latíssimo do dorso, glúteos e quadríceps;
- Borboleta – exige mais das musculaturas abdominais, região lombar, glúteos e quadríceps.
Para um bom desempenho do nadador é essencial que ele tenha um bom equilíbrio no seu treinamento, para que isso ocorra é necessário que ele possua um programa básico balanceado que tenha como principais aspectos:
- A duração do treinamento;
- A frequência do treinamento em dias e por semana;
- A intensidade ou velocidade do treinamento.
É de senso comum que a natação trabalha todo o corpo, por isso, é muito indicada principalmente para indivíduos com problemas respiratórios.
O Método Pilates para os nadadores
O Método Pilates também trabalha todo o corpo, pois os exercícios são executados de maneira global e não com músculos isolados. E por ter como um dos seus princípios a respiração, auxilia muito na prática da natação.
Dominar o corpo em todo o movimento é fundamental na natação e assim também é no Pilates, pois se trata de um Método de condicionamento físico que trabalha corpo, mente e espírito através de movimentos controlados e precisos envolvendo o corpo todo através dos princípios:
- Respiração;
- Concentração;
- Estabilização;
- Controle;
- Precisão;
- Fluidez.
Quando o trabalho é feito a partir do centro e com total concentração, o praticante está no controle dos movimentos a serem executados.
Dentro do Método Pilates os exercícios auxiliam para quem deseja nadar com mais coordenação e uma respiração controlada, porque:
- Ativa o centro do corpo, o que diminui a resistência e aumenta a eficiência do nado com menos gasto energético;
- Alonga os músculos, dando uma melhor amplitude de movimento, alinhamento e melhora da função;
- Melhora a estabilização e o controle das cinturas escapular (ombros) e pélvica (quadris);
- Ajuda a evitar distensões musculares e desgastes na região dos ombros;
- Amplia a capacidade respiratória.
São inúmeros os benefícios proporcionados pelo Método Pilates para os nadadores, principalmente com os seguintes exercícios:
Exercícios no Reformer
- Hundred;
- Pulling Straps;
- Balance control push up;
- Teaser;
- Leg pull back;
- Arms Circles;
- Rowings.
Exercícios no Barrel
- Swan.
Exercícios na Chair
- Mountain Climb;
- Pull up;
- Teaser;
- Triceps back;
- Swan.
Exercícios no Cadillac
- Teaser;
- Legs springs;
- Legs springs on air;
- Teaser;
- Tower;
- Chest Expansion.
Exercícios de Solo
- Hundred;
- One Leg Circle;
- Corkscrew;
- Swimming.
Outros benefícios do Pilates para os nadadores
Além desses exercícios, o Método tem uma série de benefícios que são de muita importância para qualquer pessoa, ainda mais para atletas, entre eles os nadadores:
1. Respiração
Uma respiração correta é essencial para que o nadador consiga dosar o seu gasto de energia, principalmente no que se refere ao trabalho cardiopulmonar.
2. Controle
Ter consciência dos movimentos e posicionamento do seu próprio corpo permite ao nadador evitar compensações musculares.
3. Precisão
É a perfeita comunicação entre corpo e mente, trabalhando intimamente com o controle.
4. Coordenação
Harmonizar os movimentos do corpo para conseguir fazer mais movimentos simultâneos ou combinados.
5. Power House
Estar com o centro do corpo acionado e estabilizado é necessário para manter-se equilibrado e com o corpo mais próximo da lâmina d’água.
Conclusão
Trabalhar o Método Pilates como um aliado de outros esportes possibilita que o atleta tenha diversos benefícios relacionados ao seu condicionamento físico ao realizar os movimentos necessários e exigidos por cada modalidade.
Quando se trata do Pilates para os nadadores, este cenário não é diferente. Desde nadadores profissionais até aqueles que praticam a modalidade apenas para o lazer e para manter a qualidade de vida, o corpo se desenvolve de forma global, unindo o que há de melhor e mais completo tanto na natação quanto no Método Pilates.