Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Percebeu que o seu aluno está tendo dificuldades e alterações ao realizar alguns movimentos funcionais? Entre as causas possíveis está a falta de mobilidade do quadril.

Desenvolver um planejamento de aulas para o Treinamento Funcional e também para o Método Pilates é muito importante, principalmente para que o aluno possa executar normalmente não só os exercícios, mas também atividades do cotidiano.

Nesta matéria você poderá conhecer um pouco mais sobre o que causa essa falta de mobilidade, como ela influencia na vida dos nossos alunos e irá conferir um vídeo com os melhores exercícios para trabalhar este problema. Continue lendo!

O que causa a falta de mobilidade no quadril?

Com os nossos novos hábitos em que passamos cada vez mais tempo sentados, temos uma vida sedentária e pouco ativa fisicamente, que tende a deixar as articulações com desequilíbrios, pouca flexibilidade e mobilidade.

Por mais que o quadril permaneça estável, ele não realiza a sua principal função, gerando encurtamento das musculaturas, menor mobilidade e rigidez.

Não é comum que uma pessoa com essa defasagem de mobilidade sinta dores diretamente na região, mas isso não impede que as articulações mais próximas não sejam irradiadas por incômodos.

Quais são as musculaturas afetadas?

As musculaturas dos membros inferiores afetadas são:

  • Glúteos;
  • Adutores de quadril;
  • Tensor da fáscia;
  • Iliopsoas;
  • Retofemoral;
  • Bíceps femoral.

Exercícios para trabalhar a mobilidade na região do quadril

No vídeo a seguir você poderá conferir os melhores exercícios para trabalhar a mobilidade de quadril. Assista!

Conclusão

É muito importante saber que um quadril com pouca mobilidade afeta outras articulações como os joelhos, os tornozelos e a lombar. Por isso, uma das possibilidades de abordagem no Treinamento Funcional é a articulação por articulação.

Lembre-se de realizar uma boa e precisa avaliação do aluno antes de passar os exercícios, verificando assim suas principais limitações e necessidades.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.