Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Percebeu que o seu aluno está tendo dificuldades e alterações ao realizar alguns movimentos funcionais? Entre as causas possíveis está a falta de mobilidade do quadril.

Desenvolver um planejamento de aulas para o Treinamento Funcional e também para o Método Pilates é muito importante, principalmente para que o aluno possa executar normalmente não só os exercícios, mas também atividades do cotidiano.

Nesta matéria você poderá conhecer um pouco mais sobre o que causa essa falta de mobilidade, como ela influencia na vida dos nossos alunos e irá conferir um vídeo com os melhores exercícios para trabalhar este problema. Continue lendo!

O que causa a falta de mobilidade no quadril?

Com os nossos novos hábitos em que passamos cada vez mais tempo sentados, temos uma vida sedentária e pouco ativa fisicamente, que tende a deixar as articulações com desequilíbrios, pouca flexibilidade e mobilidade.

Por mais que o quadril permaneça estável, ele não realiza a sua principal função, gerando encurtamento das musculaturas, menor mobilidade e rigidez.

Não é comum que uma pessoa com essa defasagem de mobilidade sinta dores diretamente na região, mas isso não impede que as articulações mais próximas não sejam irradiadas por incômodos.

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"62516": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 62516 ": {" val ":" rgb (19, 114, 211) "," hsl ": {" h ": 210," s ": 0,83," l ": 0,45}}}," gradientes ": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
SAIBA MAIS

Quais são as musculaturas afetadas?

As musculaturas dos membros inferiores afetadas são:

  • Glúteos;
  • Adutores de quadril;
  • Tensor da fáscia;
  • Iliopsoas;
  • Retofemoral;
  • Bíceps femoral.

Exercícios para trabalhar a mobilidade na região do quadril

No vídeo a seguir você poderá conferir os melhores exercícios para trabalhar a mobilidade de quadril. Assista!

Conclusão

É muito importante saber que um quadril com pouca mobilidade afeta outras articulações como os joelhos, os tornozelos e a lombar. Por isso, uma das possibilidades de abordagem no Treinamento Funcional é a articulação por articulação.

Lembre-se de realizar uma boa e precisa avaliação do aluno antes de passar os exercícios, verificando assim suas principais limitações e necessidades.