Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Como é conhecido, o Método Pilates é um sistema de exercícios que proporciona um treinamento integral daqueles que o praticam. Permitindo fortalecer a musculatura desde a mais profunda, até a mais periférica.

Quem deseja praticá-lo com certeza terá diversos benefícios. A começar por obter uma boa tonificação muscular até a obtenção de uma ótima postura.

Agora, você sabia que as crianças e jovens também podem e devem praticar este Método?

Pois é, o Pilates para crianças pode ser um ótimo sistema de condicionamento físico. Ideal para ser introduzido desde cedo nos hábitos de cuidado pessoal.

Nesse texto explicar porque o Pilates para crianças e jovens é recomendado. Todos os benefícios que o Método pode oferecer, além de dicas para você adaptar sua aula para os pequenos. Confira!

Por que o Pilates é indicado?Pilates-para-crianças-3

O fato de não ter cargas extremas, como na musculação, não afetará de forma alguma o desenvolvimento do sistema esquelético-muscular. O que é relevante quando falamos de atividade física para crianças.

Visto que por volta dos 10 aos 14 anos, o corpo apresenta um crescimento longitudinal dos ossos, mais rápido que o alargamento dos músculos. E o Método Pilates trabalha com exercícios que desenvolvem a flexibilidade.

Lembrando que os movimentos devem ser aplicados da melhor forma possível. Prevenindo assim possíveis encurtamentos musculares e ajudando a criança e o adolescente a ganhar um impressionante grau de mobilidade articular.

O que se traduzirá na obtenção de uma maior consciência de sua postura, de sua coordenação e motricidade futuramente.

Sendo assim, é muito importante a prática de Pilates para crianças, devendo ser uma atividade física introduzida desde cedo para eles. Pois como vamos ver, o Método traz mais benefícios do que outra atividade. Além de ter todos os cuidados necessários para as crianças que estão entrando em fase de crescimento.

Em alguns lugares já estão começando a implementar o Método na própria escola. Em países como Argentina, foi colocado em prática programas como “Pilates na Escola”. No qual foi e segue sendo aplicado a crianças que vão desde o primeiro ano até o sexto da educação básica.

Este programa tem sido de suma importância para criar consciência corporal nas crianças. Desde como deveriam manter sua postura até fortalecimento dos músculos do corpo.

Benefícios do Pilates para criançasPilates-para-crianças-5

Os benefícios são inúmeros, a começar pela melhora na postura. A prática do Método permite o fortalecimento dos músculos do Core, constituído pelos abdominais começando pelo transverso do abdômen.

O qual é o curso natural do corpo, ao mesmo tempo em que se fortalece o quadrado lombar, que dá estabilidade à parte baixa da coluna, a aponeurose do dorso lombar e os músculos eretores da coluna.

E ao serem fortalecidos, a postura melhorará e se evitarão possíveis desvios da coluna da criança na etapa de desenvolvimento. Já que as vértebras da coluna terão aonde se apoiar, evitando assim possíveis patologias como hiperlordose, hipercifose, escoliose, entre outras….

E se não atendidas e prevenidas desde cedo, podem criar, já na idade adulta, diversos desequilíbrios, tanto esqueléticos quanto musculares, contraproducentes para a saúde de qualquer indivíduo.

Quando as crianças passam muitas horas sentadas lendo um livro, no computador ou na televisão, os músculos do pescoço, do peito e do quadril começam a encurtar, perdendo assim sua longitude e flexibilidade natural.

Assim, produzirá de compensações musculares e padrões de movimento que não serão adequados e idôneos. Repercutindo nas articulações e na estrutura esquelética e muscular.

Assim, a criança será mais saudável se participar de maneira regular às aulas de Pilates.  Pois irá realizar movimentos que implicam na mobilidade da coluna em extensão, flexão lateral e abdominal.

Fazendo com que todos esses músculos sejam fortalecidos e evitando a postura erradas.  Desta maneira a criança cresce conforme, reduz seu corpo e o mantém em evolução e desenvolvimento natural do mesmo.

Com a prática, as crianças e jovens aprendem a manter uma postura correta nas diversas situações cotidianas da vida como: sentar, agachar, levantar algo pesado, andar, correr, etc.

Enquanto ao mesmo tempo se fortalece e estende-se os músculos do abdômen e costas, evitando assim futuras lesões.

Como adaptar uma aula de Pilates para criançasPilates-para-crianças-2

Agora bem, é necessário destacar que o Método Clássico é constituído por 34 movimentos criados por Joseph Pilates.

Ao longo dos anos esses movimentos tem sido modificados e adaptados segundo às necessidades de cada uma das pessoas que praticam o Pilates, segundo sua capacidade física e patologias adquiridas com o tempo.

É por isso que nos perguntamos: As crianças deveriam ser atendidas igual aos adultos?

Simplesmente não.

Neste caso o Método deve ser abordado de uma maneira amena e mais divertida possível. Com música energizante que permita às crianças sentirem-se motivadas durante toda a aula.

Além disso os movimentos devem ser adaptados para os mesmos. Ensinar os movimentos de forma separada e depois combiná-los para que a aula tenha mais dinamismo. Procurando sempre trabalhar todos os planos corporais da criança.

Ainda é válido destacar que durante a aula de Pilates, se pode incorporar acessórios como Mini Balls, Bozus, Faixas Elásticas, Foam Roller, etc. Que sem dúvida encantará o aluno e fará com que melhore sua força, concentração e equilíbrio.

Importância Pilates para criançasPilates-para-crianças-4

Agora que já tem uma ideia mais clara do porque as crianças e jovens devem praticar Pilates. Te deixo 6 razões que são fundamentais como e porque abordar o Método desde essa idade:

  1. A criança irá adquirir uma consciência postural Neste caso irá prevenir possíveis patologias da coluna em idade mais avançada.
  1. Irá notavelmente melhorar sua concentração. A qual pode ser transferida para outras atividades como esportivas e educativas, traduzindo isto como um melhor rendimento esportivo e acadêmico.
  1. Irá notavelmente melhorar sua motricidade já que a criança aprenderá a se movimentar e a não ficar estático por muito tempo.
  1. Ao incorporar acessórios de equilíbrio como Foam Roller, Mini Balls ou Gym Ball, entre outros, se desenvolve o equilíbrio da criança. Obtendo assim um correto equilíbrio e simetria corporal que os ajudará a reconhecer seu corpo e a entender que o mesmo se encontra em constantes transformações.
  1. Ajudará com que a criança se apaixone pelo esporte e compreenda a importância do cuidado físico. Assim será evitado o sedentarismo e por consequência a obesidade infantil.
  1. E por último, os fará mais flexíveis.

Concluindo…Pilates-para-crianças-6

Sabendo dessas razões pela qual o Pilates para crianças é tão necessário, é preciso mencionar que eles podem começar a praticar o Método a partir dos 5 ou 6 anos, de uma, duas ou três sessões por semana que não devem passar de 45 minutos.

Os pais devem por sua parte procurar levar os filhos a centros que contam com instrutores preparados para ensinar o Método. Além de verificar que esses profissionais estão supervisionando o desenvolvimento da aula durante todo o momento.

E você como instrutor deverá sempre se atentar aos detalhes para que a aula de Pilates para crianças seja realizada da melhor maneira.

E então, gostou do texto? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.