Desde os últimos anos tem se observado e seguido a ideia de que Pilates é só para mulheres. No entanto isto tem mudado ao decorrer dos tempos, devido ao fato de que na atualidade pessoas de todas as idades tem sentido curiosidade em provar o método.
Jovens, crianças, pessoas da terceira idade e homens, já que todos os que tiveram a oportunidade de participar de uma aula de Pilates ou de um treinamento coletivo tem notado que o Pilates proporciona um trabalho que é compatível a todas as idades e sexo.
Mas tem se criado muitos mitos sobre a prática do Pilates e isso tem sido associado com o gênero feminino tendo em vista que o método tem uma enorme influência da dança clássica, assim como também é adotado por muitos artistas do mundo do espetáculo – como seu segredo para obter músculos grandes e definidos.
Mas isso pode mudar segundo a direção do treinamento, quais equipamentos se usa e como estes estão sendo aplicados.
Algumas dicas de Pilates para Homens
Atualmente todo mundo sabe a esta altura que o Pilates é “muito bom”.
A partir disto, melhor que impressionar os clientes com conceitos que não entendem, é mostrar-los – principalmente aos homens – o que conseguirão se exercitando regularmente com a prática do método, sob uma supervisão correta.
Agora, para atrair os homens às aulas de Pilates, devemos nós instrutores mudarmos algumas frases para poder atraí-los e fazê-los provar uma sessão de treinamento. Mas:
Que frases são essas que devemos eliminar? Anote
Dica #1
Troque o habitual: O Pilates melhora a flexibilidade.
Por: Praticar Pilates fará com que se sintas melhor, mais rápido, mais funcional em suas atividades do dia a dia.
Ao sair do movimento parado e cotidiano do dia a dia mobilizando todos os segmentos distintos do corpo dotando de maior liberdade e opções de movimento.
Dica #2
Esquecer a frase: O Pilates é bom para os corredores.
Coloque como: Pilates te ajudará a melhorar seu rendimento e evitar lesões.
Ao ajudar a fortalecer os músculos intrínsecos do pé, musculatura paravertebral, melhorar o seu alinhamento e postura, fortalecer o core…
Dica #3
Deixe de repetir: O Pilates com equipamentos é mais completo.
E lembre-se que os equipamentos permitirá desenrolar o seu movimento como nunca haviam experimentado, com resistência distintas, planos e ângulos segundo suas necessidades. Proporcionando assistência quando querem uma resistência adicional em função de sua habilidade e condição física.
Dica #4
Troca o: O Pilates melhora a postura.
Praticar Pilates fará com que seja capaz de manter uma postura alinha por mais tempo, o que evitará a sensação de tensão na suas costas durante sua jornada de trabalho em frente ao computador.
Ao levar em conta essas dicas, asseguro que muitos homens irão à suas aulas e começarão a experimentar os múltiplos benefícios que vem da prática do Pilates, o que os farão adeptos ao método, ainda mais quando começarem a experimentar por si mesmo os benefícios, e começarem a notar mudanças positivas.
É assim como se pode dizer: Sim, os homens praticam Pilates e os encanta, pois é um grande treinamento que pode ajustar a suas metas de trabalho. Uma vez que o provam, se envolvem.
Todavia, existe um certo temor inicial do desconhecido daqueles que nunca o provaram.
Para eles é necessário contar com um instrutor qualificado que adapte as rotinas segundo as necessidades e interesses do cliente, seja um atleta ou simplesmente um indivíduo que quer recuperar a funcionalidade e flexibilidade de seu corpo, o qual havia perdido por causa do sedentarismo.
Os benefícios do Pilates para Homens
Seguindo com as ideias, a continuação é uma enumeração de alguns dos maiores benefícios de que o Pilates pode proporcionar aos homens que os praticam:
- Pilates desenvolve todos os músculos pequenos que são geralmente ignorados nas academias.
- Quando incluímos o Pilates em uma rotina de treinamento semanal, pode fazer com que os exercícios na academia se tornem mais efetivos, fazendo com que o treinamento com pesos seja mais consciente, ensinando a combinar a execução dos movimentos com a respiração adequada.
- Além disso, ao praticar Pilates, pode ajudar a entender que o trabalho deve ser feito com um alinhamento postural correto, que melhorará o trabalho no resto do corpo e fará com que as aulas na academia sejam mais intensas.
- A atenção especial que o Pilates dá para a região lombar-pélvica ajudará a pélvis a ficar em sua posição neutra. A coluna nesta posição é capaz de suportar melhor a resistência do corpo, eliminando a compressão excessiva nos discos intervertebrais.
Por que a boa postura é sem dúvida a coisa mais importante?
Sobre tudo, ela nos ajuda a reduzir a incidência de dores lombares, cervicais e na zona escapular, tendo em vista que com a prática do método se fortalecerá o quadrado lombar e o transverso abdominal – músculos profundos que servem de sustentação e proteção da parte de baixo da coluna vertebral, a zona lombar.
Para o indivíduo aproveitar uma boa postura, ele estará bem posicionado e o ajudará sem dúvida a melhorar sua auto estima, que é um fator de vital importância na atualidade, tendo em vista que uma boa confiança nos faz acreditar que somos mais fortes, com mais controle e com mais energia.
Pode aumentar o rendimento esportivo como no golf, tênis, natação, futebol, etc.. e os deixarão mais competitivos em suas práticas esportivas, criando rotinas de treinamento que proporcionem um trabalho focado em músculos que estão debilitados e potencializando os mais utilizados no esporte que praticam.
Concluindo…
Pilates não é um sistema onde aonde fazem com que as mulheres alonguem (é o que temos escutado milhões de vezes). Se trata de uma forma inteligente de realizar exercício, que ajuda a prevenir lesões, alivia a dor da coluna já que fortalece os músculos posturais profundos, aumenta a força e a funcionalidade de todo o corpo.
Então, se o seu Studio conta com um grande número de homens significa que você conseguiu passar a essência do método para eles. Se não, esta é uma ótima oportunidade para você aplicar todas essas dicas e conquistar muitos clientes do sexo masculino.
E você, tem alguma outra dica pra compartilhar?
Muito bom o seu artigo