Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Em dúvida sobre quais benefícios a prática do Pilates para o corpo feminino pode oferecer? Veja aqui 11 razões pelas quais as mulheres devem fazer essa atividade física.

Antes de tudo, se você é mulher e deseja encontrar uma forma de exercícios leves que deixe seu organismo mais saudável e com a silhueta mais fina, pratique Pilates. 

Esse Método antigo cuida não somente do corpo como da mente também. Ele possui vários benefícios que ajudam a lidar com diversos transtornos que afetam principalmente o mundo feminino.

Esse tipo de atividade física auxilia na redução do estresse, alívio de dores, período da  gravidez, prevenção da incontinência urinária, sintomas da TPM e menopausa. Também contribui para fortalecer os músculos, melhora a flexibilidade, corrige a postura, estimula a autoestima, cuida da saúde mental, entre outros.

Os exercícios oferecem baixos riscos, mas precisam ser realizados com orientação de um instrutor e dedicação plena. Por conta desses fatores, pode surgir a dúvida se realmente vale a pena investir tempo e dinheiro nessa prática. Pensando nisso, este texto apresentará para você 11 benefícios que tornam os exercícios de Pilates vantajoso para o corpo feminino. Confira a seguir!

11 benefícios do Pilates para o corpo feminino

Existem diversas maneiras pelas quais o Pilates costuma transformar o corpo feminino. Mantenha a leitura e veja na relação os principais benefícios que você pode alcançar ao se exercitar com essa atividade física.

1. Fortalecimento muscular

O Pilates não é capaz de aumentar visivelmente o tamanho da massa muscular, a ponto de deixar a praticante musculosa. No entanto, ele fortalece a musculatura para suportar cargas maiores com boa coordenação, equilíbrio e estabilidade. Além disso, os exercícios esculpem os músculos, ou seja, reduzem a gordura e deixam o contorno mais aparente.

A prática do Método Pilates gera mais benefícios para o corpo feminino, pois grande parte dos movimentos trabalham grupos musculares do abdômen, lombar e quadril. Isso ajuda a evitar dores lombares, corrigir e manter postura estável. A tonificação dessa parte na gravidez ainda facilita o sustento do bebê e no pós-parto, na recuperação.

2. Melhora o alongamento e flexibilidade

A rotina feminina costuma ser intensa e mulheres que passam muito tempo estressadas, sentadas, em pé ou realizando movimentos repetitivos precisam fazer alongamento. Nesse sentido, a prática de Pilates se torna uma solução. Com esse Método é possível diminuir dores e tensões que aparecem com frequência por conta da má postura.

Os exercícios deixam a musculatura e articulações menos rígidas. Assim, com um corpo mais flexível, você consegue executar tarefas comuns, como amarrar o cadarço, erguer uma cadeira e pegar objetos em lugares elevados. Além do mais, há outro benefício que é a prevenção de contusões em esportes de alto impacto.

3. Melhora a respiração

A respiração profunda feita durante a execução dos movimentos de Pilates ajuda a manter a postura e evita lesões no corpo feminino. O ar que entra melhora a oxigenação dos tecidos promove uma boa circulação do sangue e elimina toxinas. Graças a esses benefícios, você se sentirá mais bem disposta e relaxada para realizar tarefas do dia a dia.

Os exercícios combinados com controle respiratório fortalecem os músculos principalmente da parte central do corpo e dos pulmões. O bem-estar é total e auxilia na redução de problemas que afetam bastante o universo feminino, como o estresse e a ansiedade. De forma geral, isso traz equilíbrio e estabilidade para a saúde.

4. Ajuda na gravidez

Grávidas com orientação profissional conseguem fazer Pilates e contar com vários benefícios. O primeiro deles é a estabilização e redução das dores nas costas que acontecem normalmente nesse período. Os alongamentos, que aprimoram a flexibilidade, aliviam diferentes tipos de tensões que surgem no corpo.

O controle respiratório também reduz sintomas de estresse e ansiedade. Além disso, há alguns exercícios projetados para fortalecer determinados músculos do quadril feminino e preparar a mulher para o parto. Após a gravidez, o Pilates ainda é um aliado que ajuda a restabelecer a função do assoalho pélvico.

5. Correção de postura

É muito comum que as pessoas sintam dores no corpo por permanecerem vários períodos em uma má posição. 

No caso das mulheres, há ainda alguns agravantes como os sapatos femininos de salto alto e com o tempo os problemas de saúde só pioram. Contudo, o Pilates conta com exercícios específicos para melhorar o alinhamento corporal.

Alguns exemplos são movimentos, como Swan Dive, Roll Up, Ponte, Flexão da Coluna, Ponte de Ombros, Abertura do Peito, Rolamento da Pélvis e outros mais. Com a prática constante no longo prazo é possível conquistar uma postura naturalmente ereta. Você ainda tem o benefício de deixar a silhueta mais elegante.

6. Diminui os sintomas de TPM e menopausa

O Pilates proporciona também benefícios para diversas mulheres com questões femininas como TPM e menopausa. Durante o período de TPM, essa atividade física contribui para a redução do estresse, irritação, retenção de líquido e inchaço no corpo. Fora isso, alivia cólicas no período da menstruação.

Quanto à menopausa, ela causa dores nas costas e articulações, além de reduzir a flexibilidade. Por esse motivo, é aconselhável que mulheres que estão nessa fase da vida considerem praticar Pilates. Além do mais, esse Método estimula noites de sono mais tranquilas e traz a sensação de bem-estar.

7. Reduz o estresse

As mulheres costumam encarar jornadas intensas, mas essa resiliência feminina gera muita tensão e ansiedade. Nesse sentido, o Pilates para o corpo feminino pode controlar a respiração, harmonizar mente e corpo e restaurar as energias. 

Assim como outros exercícios físicos, essa prática estimula a liberação de endorfinas, hormônio que melhora o bom humor.

Durante a execução dos movimentos, é necessário esquecer todos os problemas e apenas se concentrar nas sensações emitidas pelo seu corpo. Caso você decida praticar Pilates, especialmente em casa, é aconselhável que escute música com fones de ouvido para relaxar durante a sessão. Aliás, se precisar encontrar um bom modelo, confira também os melhores fones Over-Ear.

8. Alívio de dores

O Pilates é conhecido por oferecer inúmeros benefícios no tratamento de problemas do corpo feminino que crescem com o avanço da idade. Ele alivia dores nas costas, pescoço, ombros e articulações. Auxilia no tratamento da fibromialgia, contusões, lesões e outras enfermidades que envolvem o corpo humano.

Com a prática dos exercícios com regularidade você consegue corrigir a postura, fortalecer os músculos, melhorar a coordenação e o equilíbrio. Em alguns casos, exercitar com esse Método permite eliminar o uso constante de analgésicos. Assim, sem ter nada te incomodando, fica mais fácil realizar as tarefas do cotidiano com maior disposição.

9. Auxilia na prevenção da incontinência urinária

A incontinência urinária é uma condição médica que afeta em maior número pessoas do gênero feminino. Existem diversas causas para esse problema surgir e uma delas é a fraqueza nos músculos do assoalho pélvico que sustenta a bexiga, o útero e o reto. Nesse aspecto, o fortalecimento da região com Pilates é uma solução.

Há exercícios que são recomendados exatamente para trabalhar essa parte, como ativação pélvica, Ponte, The Hundred, Roll Up, alongamento de perna e mais. Com a recuperação da musculatura, a mulher consegue ter mais controle sobre a urina, fezes e vida sexual. 

A combinação do tratamento médico com os benefícios do Pilates costumam ser eficientes.

10. Ajuda na saúde mental

Nas aulas de Pilates o participante consegue acalmar a mente e ter maior consciência corporal. Manter a respiração controlada junto com movimentos suaves proporciona um efeito relaxante. Além disso, o exercício em si libera endorfinas, hormônios conhecidos por proporcionar uma sensação de felicidade e satisfação.

Com isso, você se sente mais animada e preparada para realizar tarefas corriqueiras e cuidar de si mesma. Também se torna mais fácil ter noites com sono de melhor qualidade que lhe deixem bem disposta no dia seguinte. 

As sessões duram poucas horas, porém os benefícios do Pilates tanto para o corpo feminino como para a mente proporcionam ótimos resultados.

11. Auxilia na autoestima

À medida que os exercícios são praticados de forma consciente, é possível desenvolver maior conhecimento da sua aparência. A postura mais ereta, gerada pelo Pilates, deixa seu visual mais elegante. A capacidade de evoluir a cada etapa, da mesma forma, contribui para construir autoconfiança na sua competência.

O Pilates tem o poder de tornar os contornos do corpo feminino mais visíveis e os benefícios de todo esforço despendido é possível visualizar no espelho. Esse progresso faz com que as praticantes tenham orgulho dos resultados alcançados. De forma geral, a saúde da mulher melhora com a realização dessa atividade frequentemente.

Conclusão

Existem vários benefícios para você começar a fazer Pilates o quanto antes. Lembre-se que se trata de um Método capaz de fortalecer vários grupos de músculos do corpo feminino. Também melhora a postura e a flexibilidade que diminui tensões constantes que afetam articulações, pescoço, costas, ombros, entre outros.

Não se esqueça de que os exercícios podem ajudar no período da gravidez, tratamento da incontinência urinária, aliviar sintomas da TPM e menopausa. Considere ainda investir nessa atividade física para reduzir estresse, ansiedade e desenvolver uma boa autoestima. 

Não perca tempo e realize uma aula para experimentar todas essas vantagens e benefícios do Pilates no corpo feminino!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.