Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Os acessórios de Pilates desempenham um papel fundamental no mundo do Método, enriquecendo a prática e possibilitando uma variedade incrível de exercícios e abordagens para a melhoria da força, flexibilidade e equilíbrio. 

Os quatro principais aparelhos de Pilates são: Cadillac, Chair, Reformer e Ladder Barrel. Em cada um, é possível aplicar uma enormidade de exercícios, mas em algum momento ocorre uma limitação. 

A variação de exercícios ou não a cada aula fica à escolha do instrutor, conforme seu método de trabalho – e os chamados acessórios de Pilates vieram como uma forma de auxiliar nessa questão: proporcionam possibilidades e evoluções aos pacientes. 

Vamos conhecê-los?

Os 8 principais acessórios de Pilates

1. Bola SuíçaBola suiça - Acessórios de Pilates

Entre os acessórios de Pilates, este com certeza é o mais usado, mas não apenas no Pilates, mas em outros métodos, como na yoga ou ginástica em que começou a ser utilizado no início do século XX na Inglaterra e Estados Unidos. 

Hoje difundiu-se e pode ser encontrado em uma enorme variedade de cores e nos três tamanhos: P (55cm), M (65cm) e G (75cm).

É largamente utilizada para relaxamento, mas também como meio de desequilíbrio e trabalho de estabilidade. 

Todos os públicos praticantes podem realizar exercícios utilizando a bola, incluindo as gestantes que, ao sentar, promovem um relaxamento do assoalho pélvico; na verdade, tudo pode ser trabalhado neste acessório: força, alongamento, mobilidade, flexibilidade – cabe ao instrutor saber a indicação de cada exercício e para quem ele pode ser prescrito.

2. Magic CircleMagic Circle - Acessórios de Pilates

Ele surgiu da ideia de Joseph Pilates que retirou de um barril um anel de metal e que ao longo do tempo foi sendo estabelecido da forma como encontramos hoje. 

Também conhecido como anel de Pilates, esse acessório é extremamente usado para o fortalecimento de musculatura profunda através da isometria. 

Como ele não oferece a mesma resistência de pesos livres, pode ser utilizado em públicos considerados mais frágeis, como idosos e gestantes.

3. OverballOverball - Acessórios de Pilates

Surgiu na Itália, se disseminou pela Europa devido a sua versatilidade, invadiu tratamentos fisioterapêuticos e logo conquistou o mundo do Pilates. 

É um acessório barato, de grande oferta e fácil aquisição. Mede de 23 a 30 cm; contém um pino para controlar a pressão interna – portanto permite o esvaziamento conforme necessário para determinado exercício, sendo que essa maleabilidade pode suportar até 250 quilos.

4. BosuBosu

Criado em 2000 por David Weck, significa Both Sides Up ou Both Sides Utilized e pode ser usado tanto o lado da cúpula quanto o da plataforma. 

Muito utilizado para o fortalecimento do Power House, pode proporcionar diversos tipos de movimentos: gesto esportivo ou AVD’s (Atividades de Vida Diária) como subir/descer escadas. 

Permite, portanto, desde os exercícios mais simples até os mais avançados – é só utilizar a criatividade com segurança e prescrever.

5. RoloRolo - Acessórios de Pilates

É um rolo de espuma de alta densidade, que permite alongamentos, exercícios de auto-liberação facial, além do trabalho de força e estabilidade corporal. 

O acessório ajuda o aluno a manter a consciência do corpo durante todos os exercícios – se o tronco ficar desalinhado, não vai ser possível se manter equilibrado sobre o rolo. 

Também é viável trabalhar todos os níveis de dificuldade em um mesmo exercício, alterando apenas a posição de membros superiores e inferiores ou adicionando outros acessórios de Pilates.

6. Toning BallToning Ball

São pequenas bolas emborrachadas preenchidas de areia por dentro. Possui diferentes pesos, sempre variando dependendo do exercício e objetivo. 

Geralmente são usadas nas mãos, pois o tamanho delas é próprio para isso, e basicamente cria estabilidade e feedback de sensações para a articulação dos ombros e músculos envolvidos nessa articulação.

7. Faixa ElásticaFaixa Elástica

Foram criadas nos anos 50, na Rússia para o treinamento de atletas. São feitas de látex e possuem diversas intensidades – cada uma diferenciada por marca e cores: geralmente as cores mais escuras são de maior resistência e conforme surgem as cores mais claras, a intensidade diminui. 

Podem ser encontradas de diversas formas: tubulares, telas ou cintas. O objetivo de uso pode ir desde o ganho de força até auxílio no alongamento – sendo possível o trabalho de qualquer articulação corporal.

8. Disco de equilíbrioDisco de equilíbrio

É inflável e feito de PVC. O disco tem dois lados: um liso e outro com espículas que tem função antiderrapante. 

Além disso, essas “pontinhas” servem como treino proprioceptivo – indico sempre pisar sobre ele com os pés descalços para esse fim. É muito utilizado na reabilitação, podendo ser usado como auxílio de descarga de peso. 

Sua principal função é como treino de equilíbrio: instável e com possibilidade de movimentos sobre ele, associando o uso de outros acessórios de Pilates – um grande aliado no trabalho de estabilidade.

Acessórios que podem ser utilizados no Pilates

HalteresHalters

Buscando maiores níveis de fortalecimento, gregos entre 800 a 700 a.C. inventaram os primeiros halteres. Feitos de pedra, foram criados em diversos pesos e tamanhos, visando graus de diferentes resistências. 

Em 1700 o material foi mudado: madeira. Hoje é moldado em ferro fundido e revestimento emborrachado, e seu uso difundiu-se no mundo todo e em diversos modos de exercícios: funcional, musculação, hidroterapia (feitos de plástico) e no Pilates. 

Sua principal função é o fortalecimento de membros superiores – visto seu formato apto para a pegada de mãos. Permite diversos movimentos, amplitudes e exercícios, assim como o treino de isometria e de coordenação.

CaneleirasCaneleira

Prática e de fácil acesso, é uma ferramenta usada para fortalecimento muscular principalmente de membros inferiores. Em formato de tira, o material mais comum de produção é o nylon – possui ainda enchimento de granalhas de ferro e finalizado com fecho de velcro. Permite o uso com os aparelhos de Pilates de forma associada.

Depois de conhecer todas essas opções de acessórios de Pilates, posso afirmar a você com toda a certeza de que só existe rotina na sua prescrição de exercícios se você quiser: é possível combinar mais de um – associado ou não nos aparelhos de Pilates (é viável usá-los também no MAT Pilates). 

O nível de dificuldade pode ser evoluído com a troca de um pelo outro.

Exemplo: disco de equilíbrio pelo bosu ou apenas mudando o seu posicionamento (usar bosu invertido); entre outras possibilidades.

Lembre-se de que eles servem também como facilitadores, porque nem sempre seu aluno terá a força suficiente ou alongamento/mobilidade para realizar determinado exercício – é importante que você os conheça para que seu uso possa ser o mais benéfico ao paciente. 

Conclusão

Os acessórios de Pilates são elementos essenciais para enriquecer e diversificar a prática deste Método de exercício tão benéfico. Eles oferecem oportunidades para desafios variados, adaptáveis ​​a diferentes níveis de habilidade e objetivos de condicionamento físico. 

Desde os equipamentos tradicionais, como o Reformer e o Cadillac, até os acessórios mais simples, como bolas e faixas metálicas, cada um tem seu lugar e contribui para melhorar a força, flexibilidade e equilíbrio, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência de treinamento única e eficaz.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.