Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Mesmo estando na fase mais avançada da vida, os idosos estão chegando a melhor idade! Mas envelhecimento é um processo fisiológico que envolve alterações no corpo e merecem atenção e práticas de atividades físicas.

O corpo do idoso passa por diversas alterações por conta da idade, sendo que as mudanças mais comuns são:

  • Diminuição da propriocepção;
  • Equilíbrio;
  • Capacidade respiratória e auditiva;
  • Isolamento social;
  • Uma ou mais doenças crônicas.

É inerente a qualquer ser, não importa o estilo de vida, etnia ou a classe social, todo ser humano envelhece e chega até a melhor idade. A pandemia de Covid-19, vivida pela humanidade há dois anos, reforçou o isolamento social dessa faixa etária elevando os quadros de depressão.

Vamos entender como o Pilates pode ajudar a melhor idade a ter uma vida mais saudável e tranquila? Continue a leitura!

Indicação do Pilates para a melhor idade

O Pilates existe há mais de 100 anos e seus efeitos positivos no processo de envelhecimento tem levado muitas pessoas nas últimas três décadas a procurarem esse tipo de atividade física, cujo objetivo principal é melhorar a flexibilidade, resistência física, força, equilíbrio e coordenação motora, que são ideais para a melhor idade.

Desse modo, o Método vem oferecer aumento da percepção dos movimentos que vão contribuir para:

  • Consciência corporal;
  • Equilíbrio;
  • Diminuição do estresse e número de quedas;
  • Melhorar ou manter a capacidade funcional dos idosos;
  • Melhorar o desempenho das realizações de atividades diárias;  
  • Impacto positivo na autoestima e autonomia.

Em função disso, o público da terceira idade tem procurado essa técnica em busca de melhora ou manutenção da saúde e qualidade de vida através de seus princípios básicos.

O Método Pilates 

O Método Pilates de condicionamento corporal criado por Joseph Pilates difundiu os benefícios de um equilíbrio perfeito entre corpo e mente, tendo em vista que o público da melhor idade pode melhorar ou manter as capacidades funcionais do idoso, possuindo também inúmeras possibilidades de exercícios que podem ser adequados de acordo com as necessidades.

O Método pode ajudar a melhor idade evoluindo os seguintes pontos:

  • Maior integração do indivíduo no seu dia a dia;
  • Trabalhar com o corpo como um todo;
  • Corrigir a postura;
  • Reequilibrar a musculatura;
  • Desenvolver a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável. 

Brasil atingirá marca emblemática em 2050

A preocupação em refletir sobre essa prática perpassa sobretudo na qualidade de vida dos idosos, pois há indicadores demográficos que apresentam o Brasil como um país que está envelhecendo.

De acordo com estudos, em 2050 o país mais do que a média internacional triplicará em quantidade de idosos, enquanto duplicará no mundo, chegando a 30% da população mundial.

Isso é muito preocupante e o maior desafio é contribuir com estudos e pesquisas que possam colaborar com a compreensão do entendimento sobre o processo de envelhecimento e sua melhoria. 

A valorização da atividade física como meio através do qual os idosos se cuidem e obtém qualidade de vida e interação social se fazem muito necessários.

Sessões para idosos

O Pilates vem ganhando destaque por ser uma opção de exercícios físicos para os idosos, pois através do trabalho resistido e com exercícios de alongamento dinâmico atua no fortalecimento muscular.

A realização dos exercícios para a melhor idade é iniciada com as posições básicas que irão sendo dificultadas e modificadas de acordo com o condicionamento, possíveis limitações e objetivos a serem alcançados, podendo ser adequados quando necessário e de forma individual.

A avaliação inicial realizada por um profissional é muito importante, pois a intensidade da realização dos exercícios dependem dos avanços que o idoso obteve nas sessões anteriores, onde o profissional deve estar atento ao nível de esforço e o peso de carga que devem ser iniciadas de maneira leve ou moderado, o que irá depender da avaliação.

A eficácia do Método para a melhor idade

O Pilates tem se mostrado seguro desde que bem orientado por instrutores com capacidade, pois a possibilidade de lesões ou dores musculares é praticamente inexistente.

Já que o impacto nas articulações durante o exercício é nulo para melhorar sua autonomia, capacidade física, seus relacionamentos sociais e o aspecto psicológico, uma vez que a reintegração social minimiza problemas de solidão e depressão, proporcionando bem-estar.

É importante ressaltar ainda que idosos que não foram encaminhados ao Método apresentaram menor grau de flexibilidade com o avanço da idade.

A melhor idade dentro dos Studios

A busca pela longevidade, independência, saúde e bem-estar no processo de envelhecimento, fez com que pessoas nessa faixa-etária procurassem nas atividades físicas um caminho para uma vida ativa e melhor. 

Nesse contexto, a atividade física é apontada como um dos aspectos com efeito positivo na prevenção e minimização do processo de envelhecimento.

Durante a pandemia os Studios se mantiveram com restrições e adequações ao “novo normal” e os participantes acima de 60 anos que é um público maior por aqui, passaram pela pandemia com saúde, disposição, autoestima e coragem. Foram poucos os que se afastaram da atividade física por conta do medo e da insegurança.  

Conclusão

Além dos grandes benefícios pelos quais já são conhecidos, tais como melhora da consciência respiratória, aumento de força, definição muscular, alongamento e diminuição de alterações posturais entre outros.

Observou-se que a prática do Método Pilates com idosos propõe uma melhora para a melhor idade como um todo, pois favorece:

  • O condicionamento físico;
  • Ameniza as alterações posturais e de equilíbrio;
  • Auxilia na flexibilidade;
  • Reduz as dores corporais;
  • Aumenta a concentração e coordenação em geral;
  • Propicia a interação entre os idosos, melhorando significativamente o convívio social.

Alterando seu estado físico, mental e social, contribui para o convívio dessas pessoas com demais membros da sociedade. É importante enfatizar que os benefícios proporcionados pelo Pilates são voltados para promover saúde e melhora na qualidade de vida.

Tem vontade e não sabe como trabalhar com o Pilates para idosos? O Grupo VOLL disponibiliza 5 aulas gratuitas para que você aprenda a trabalhar o Pilates e Funcional de forma segura com público da terceira idade. Clique aqui e confira agora mesmo!

Referências Bibliográficas

CARVALHO, A. D. C. et. al.  Relevância do Método Pilates nas Alterações Musculoesqueléticas na Terceira Idade. Research, Society and Development.  Vº. 10, nº. 12, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354700842_Relevancia_do_metodo_Pilates_nas_alteracoes_musculoesqueleticas_na_terceira_idade. Acesso em 02 de fev. de 2023.

SILVA, R. B. Contexto Sócio Histórico e Cultural do Pilates como Atividade Física e Seus Reflexos no Processo de Envelhecimento. CIEH. Disponível em: file:///C:/Users/user/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/TRABALHO_EV125_MD1_SA4_ID2638_28052019095443.pdf. Acesso em: 30 de jan. 2023.

OLIVEIRA, A. G. T. Benefícios do Método Pilates na terceira idade: uma revisão sistemática. Brasília-DF 2019. Bacharelado em Educação Fisica pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac. Disponível em: file:///C:/Users/user/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/Anderson_Oliveira_0005091.pdf. Acesso em: 01 de fev. de 2023.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.