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Hérnia de Disco: Exercícios Indicados e Contra Indicados

Hérnia de Disco: Exercícios Indicados e Contra Indicados
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Os problemas com hérnia de disco são frequentes na maioria dos Studios de Pilates. A patologia que atinge cerca de 3% dos brasileiros é considerada extremamente comum entre a população, no entanto é importante tratar antes que evolua para um caso mais grave. Aqui vamos ver como o Pilates pode ajudar.

Os discos intervertebrais representam cerca de 25% da altura total da coluna vertebral. Eles têm como função amortecer o impacto e dar mobilidade à coluna, são formados de fibrocartilagem avasculares e não inervados, com regeneração limitada. A porção periférica é conhecida como anel fibroso e a porção interna de núcleo pulposo – estes absorvem em torno de 85% a compressão axial.

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Definindo a Hérnia de Discoexercícios-hérnia-de-disco-7

O termo hérnia refere-se a órgão (ou parte de órgão) que sai do seu local de origem, naturalmente ou acidentalmente.

Não tem consenso sobre seus graus/classificação, mas a maioria dos médicos não considera o grau I (protusão ou abaulamento) como hérnia. A gravidade dos sinais, sintomas e indicação cirúrgica depende da compressão dos tecidos adjacentes e das limitações do paciente.

A dor referida da hérnia de disco é pela compressão dos tecidos inervados como a(s) raiz(es) nervosa(s), ligamentos, e até a medula vertebral e não pelo extravasamento do núcleo pulposo para o anel fibroso uma vez que não são inervados.

A partir dos 25 anos de idade inicia a degeneração do anel fibroso, o que pode evoluir para a saída do núcleo pulposo do seu lugar de origem. Os fatores de risco para a hérnia discal são:

  • Genética
  • Fraqueza muscular
  • Obesidade
  • Sedentarismo

Acomete principalmente a coluna lombar e cervical. As hérnias cervicais aumentaram muito a incidência em função do estilo de vida atual com uso de smartphones, tablets e computador.

As hérnias lombares são mais frequentes nos níveis L5-S1, por ser uma região de maior pressão e de transição entre o segmento móvel (L5) para o segmento fixo (S1), além de ser uma região de maior compressão.

A hérnia de disco na sua maioria é póstero ou póstero-lateral, e assim são contra-indicados os exercícios que aumentam a pressão sobre os discos no sentido posterior como nos movimentos de flexão e rotação da coluna– como os exercícios roll up, roll over saw e teaser.

O instrutor de Pilates deve evitar também exercícios em sedestação com a coluna a 90 graus, porque nesta posição aumenta a força de cisalhamento do disco, principalmente quando realizada uma leve flexão de tronco, o que pode evoluir para um grau mais elevado de lesão discal.

Isso não quer dizer que o paciente nunca irá fazer flexão de tronco, contudo, a evolução dos exercícios deve ser feita com cautela. É importante também que o paciente tenha consciência corporal, mantenha a coluna neutra, o crescimento axial e a correta ativação do powerhouse, para estabilizar os discos e evitar maior compressão.

Necessidade de Tratamento Cirúrgicoexercícios-hérnia-de-disco

Caso o tratamento conservador não tenha efetividade, é indicado o cirúrgico.

Atualmente as técnicas são menos invasivas, com menor risco de aderência tecidual e fibrose, com breve retorno às atividades de vida diária. Mas encontramos nos Studios de Pilates pacientes que foram submetidos a laminectomia e artrodese – neste último caso o paciente não consegue realizar por exemplo a bridge com mobilização de coluna na região de fixação vertebral.

O método Pilates é um excelente recurso de tratamento tanto nos casos não cirúrgicos, quanto pós cirúrgicos, desde que realizado com a correta estabilização segmentar através da ativação do powerhouse, até que o paciente fique apto e evolua com os exercícios funcionais e livres da amplitude de dor.

Alguns Studios de Pilates utilizam o Stabilizer® – um equipamento de biofeedback visual que objetiva a correta ativação dos músculos profundos como o transverso do abdome, oblíquos internos, multífidos, assoalho pélvico e diafragma.

O instrutor de Pilates ao tratar o paciente com hérnia de disco deve ter conhecimento prévio de anatomia da coluna, biomecânica e mecanismo de lesão discal, planejar os exercícios com embasamento teórico e orientá-lo durante a execução dos movimentos.

A prática dos princípios do Pilates não se deve limitar somente 2h às 3h semanais que o aluno está no Pilates, e sendo assim, o professor deve transferir tarefas para o dia a dia e orientá-lo a evitar posturas e hábitos incorretos que podem acentuar a lesão e aumentar a dor.

O curso de Pilates aplicado à Hérnia de Disco, da Pilates Avançado do Grupo Voll aborda este conteúdo para instrutores de Pilates, fisioterapeutas e educadores físicos que queiram se aprofundar no assunto.

Abaixo listamos alguns exercícios de estabilização indicados para hérnia de disco lombar.

Cabe ressaltar que a indicação destes depende dos objetivos do tratamento, fase de tratamento e resposta do aluno. As variações (3ª foto) só devem ser realizadas depois de adquirida a estabilidade lombopélvica.

 1. Brigde no CadillacHérnia-de-Disco---Exercício-1---Brigde-no-Cadillac

Em decúbito dorsal com os ombros a 90 graus segurando a barra móvel em pronação e tornozelos apoiados sobre a alça do trapézio realizar a extensão de tronco, evoluir para a extensão de quadris e realizar simultâneo as extensões. Pode ser feito com uma perna em suspensão e quadril a 90 graus, desde que o paciente tenha boa estabilizade pélvica.

2. Swan com AlçasHérnia-de-Disco---Exercício-2---Swan-com-alças

Em decúbito ventral com a coluna neutra, ombros flexionados e abduzidos a aproximadamente 160 graus segurando as alças de mãos em pronação, realizar a extensão de ombros mantendo a coluna neutra. Pode evoluir para a extensão de quadris com joelhos em extensão.

3. The Hundred no ReformerHérnia-de-Disco---Exercício-3--The-hundred-no-reformer

Em seis apoios com as mãos apoiadas na lateral do reformer e joelhos a frente das ombreiras, mantendo a coluna neutra realizar a flexão de quadris. Pode ser realizado mantendo os tornozelos em dorsiflexão, no retorno do carrinho realizar a hiperextensão de tronco ou elevar um membro inferior. Neste exercício é comum e incorreto os pacientes puxarem o carrinho com os membros superiores e perderem a coluna neutra.

4. Leg Pull na ChairHérnia-de-Disco---Exercício-4---Leg-Pull-na-chair

Sentado de costas para o pedal (que podem estar dissociados para dificultar), com as mãos sobre ele(s) em rotação interna ou externa de ombros, elevar a pelve e descer. Para progressão flexionar o quadril mantendo a pelve neutra. Pode ser feito alternando membros inferiores ou elevando apenas um, depois outro. Outra variação é subir em flexão plantar e descer em dorsiflexão ou vice-versa.

5. Bridge com Barra MóvelHérnia-de-Disco---Exercício-5---Bridge-com-barra-móvel

Em decúbito dorsal com a barra móvel vindo de cima alinhada com os joelhos, elevar a pelve na ponte. Pode associar com exercícios de membros inferiores e utilizando acessórios. A barra móvel auxilia na subida da ponte e realiza uma leve tração lombopélvica.

6. Back Extension no BarrelHérnia-de-Disco---Exercício-6---Back-extension-no-barrel

Em decúbito ventral sobre o barrel com os pés na prancha de extensão e mãos na nuca. Iniciar o movimento com a torácica e abdome apoiados no barrel e subir até a coluna neutra. Para a progressão manter a isometria de tronco com a coluna neutra e realizar a extensão alternada de cotovelos.

Concluindo..exercícios-hérnia-de-disco-5

Atualmente mais de 5 milhões de brasileiros sofrem com hérnia de disco, tornando esta uma das patologias mais comuns a serem encontradas nos Studios de Pilates. Saber a melhor forma para tratar cada caso específico é essencial e requer uma avaliação prévia.

Apesar de elencar todos esses exercícios recomendados, é de extrema importância você avaliar o caso do seu aluno e perceber se aquele é ou não um exercício para ser realizado. Assim como as contra-indicações precisamos ficar atentos com as indicações porque nem sempre elas se encaixam a todos os casos.

Quer saber mais sobre os benefícios do Pilates no combate a hérnia de disco? E se você quer mais dicas sobre como manter a saúde em dia vale a pena conhecer.

Written by Érika Batista

Érika Batista

Érika Barroso Batista é Mestre em Ciências da Reabilitação e especialista em Fisioterapia traumato-ortopédica
Professora dos cursos do VOLL Pilates e proprietária do FisioStudio Pilates & Treinamento Funcional.

13 posts

12 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Eu ja fiz 3 cirugia de hernia de disco e gostaria de saber quais exercicios posso fazer?

    • Olá Naty. Apesar dos exercícios indicados, o correto seria você procurar um profissional para te orientar, ou conversar com o seu instrutor de Pilates, pois pelo que percebo o seu caso é bem específico e pode ter contra indicações.

  2. Tenho hérnia discal posteriores L3 L4 E L4 L5 qual o melhor tipo de exercício é mais indicado para mim informar ao fisioterapeuta?

  3. ANTONIO BEZERRA,FIZ RESONACIA O MÉDICO =DISSE Q ,NÃO PRECISAVA OPERAR, ,AS DORE SÃO CONSTANTES E OS REMEDIOS É SÓ PRA REMEDIAR TIVE DUAS CRISE DAQUELA Q ,CHORA ,AINDA NÃO PROCUREI OUTRO MÉDICOS,OS EXECIOS NÃO DÁ CERTO, VIVO SOFRENDO DE DOR DIARIAMENTE ,PROCURO UMA SOLUÇÃO ,DO CEU OU DA TERRA PRA ALÍVIO DAS MINHAS DORES ,DOI A PERNA , DOI A CABEÇA´DOI O BRAÇÓ
    SÓ FIZ METADE DO COMENTÁRIO, TÁ BOM

    • Procure um osteopata para realizar sua avaliação e possível tratamento, nem sempre cururgia é a melhor solução.

    • Ola, Antônio estava na mesma situação que você, porem descobri o medicamento natural e simples de fazer que alivia a dor e ate mesmo passa, fiquei sem senti dor durante 6 meses, depois de ter tomado este medicamento, coisa simples, com ( 3 semente de sucupira, e um Biotônico Fontoura ) você vai ver que suas dores vai te deixa viver melhor, a receita e esta, quebre as 3 sementes, e coloque dentro do Biotônico, deixe lar por 15 dias, depois comece a tomar 2 colheres de sopa por dia, uma pela manha outra anoite, vai ver a diferencia apos 3 dias. caso você seja diabético, faça o chá com 4 sementes para cada litro de água, separe uma panela só para esta finalidade, e tome 3 copos por dia. sou um cidadão comum que gosta de ajuda meu
      pro cimo, pois já sofrei muito tomando remedi-o de farmácia e que só prejudica nosso corpo com tantas quinicas. um abraço

  4. Tenho hérnia discal posteriores L4 L5 e L5 -S1 qual o melhor tipo de exercício é mais indicado
    Grato pela atenção

  5. Bom dia, eu fui diagnosticado com um “abaulamento discal” se nao estou enganado, o medico disse que ainda nao tenho Hernia de disco e me indicou sessões de RPG, fazer uma natacao ou ate mesmo musculacao poderia ajudar na melhora ou poderia agravar meu caso?

    • Olá Fabricio, tudo bem? O ideal seria você fazer um exercícios físico que prevenisse o avanço da sua condição e fortalecesse sua musculatura para não causar lesões. O Método Pilates pode ser muito bem indicado para o seu caso, mas é importante procurar um profissional especializado e fazer uma avaliação prévia para diagnosticar os exercícios que você pode ou não realizar, ok? Espero ter ajudado, até mais!

  6. Não sinto nenhum,a dor. Somente um incômodo quando tenho crises e dificulta o andar e fazer atividades.
    Há muitos anos atras tive uma crise onde tinha dificuldades de me levantar da cama. Ficava meio paralisado.
    Hoje, dependendo do tipo de esforço físico que faço sinto e fico uns dias pra me recuperar.

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