Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Muitas mulheres durante a gravidez ficam sem saber como agir perante as dores no corpo, falta de flexibilidade e problemas na respiração, mas o Pilates, quando bem trabalhado, apresenta benefícios para gestantes para ajudar a diminuir as dificuldades encontradas neste momento. 

A gestação é um período com diversas mudanças na vida e no corpo da mulher. Essas mudanças não são apenas hormonais, mas também psicossociais e físicas. Conforme o bebê cresce, a barriga aumenta e o centro de gravidade é deslocado ocasionando modificações posturais para compensar essas oscilações.

O aumento da curvatura lombar e da lassidão ligamentar estão entre as principais causas de dor lombar durante a gestação. O Pilates na gravidez pode auxiliar a reduzir os impactos dessas mudanças no corpo da futura mamãe, promovendo uma melhor qualidade de vida nessa fase tão especial. 

Como o Método trabalha o corpo de maneira global, com enfoque no fortalecimento, alongamento e respiração ao mesmo tempo, vem a ser uma excelente opção para a gestante.

Mesmo muitas mulheres sentindo receio em praticar atividades físicas durante a gestação, o exercício físico, se realizado de forma adequada e com o acompanhamento de profissional qualificado, são grandes aliados para uma gestação tranquila, prevenindo dores e desconfortos.

Dentre os benefícios para gestantes que o Pilates apresenta, alguns dos principais nessa fase da gestação são a manutenção do alinhamento postural, aumento da flexibilidade, fortalecimento do assoalho pélvico, melhora da respiração e relaxamento.

Vamos continuar o texto para entendermos os benefícios do Método para gestantes! Boa leitura!

5 benefícios para gestantes durante a prática do Pilates

1. Manutenção do alinhamento postural

O Pilates tem como um dos seus principais objetivos e benefícios para gestantes, justamente, o alinhamento postural. Durante a gestação é um período com diversas alterações na postura, uma vez que, o reposicionamento do centro de gravidade altera a curvatura lombar, gerando dores na região.

Dessa forma, manter o alinhamento e uma postura correta, auxilia na redução da sobrecarga na coluna, alivia a tensão e previne dores e lesões.

Manter o fortalecimento da musculatura paravertebral, lombar e abdominal é essencial para não sobrecarregar ligamentos e ossos, principalmente quando as mudanças corporais são rápidas e contínuas, como na gravidez.

2. Aumento da flexibilidade

Durante essa fase da gestação, o corpo da futura mamãe precisa se adaptar às diversas mudanças. A melhora da flexibilidade ajuda nessa adaptação ao aumento de peso e às alterações nas articulações decorrentes do período.

A sobrecarga nas articulações, mesmo que se tenha músculos fortalecidos, se não houver o alongamento da musculatura, as estruturas ficam rígidas, com maior tensão muscular e menor espaço articular, ocasionando lesões e dores.

Os exercícios de alongamento promovem a dissipação das tensões musculares, relaxamento físico e mental, bem como melhora da mobilidade.

3. Fortalecimento do assoalho pélvico

Durante a gestação, o aumento da pressão intra-abdominal e os efeitos dos hormônios tendem a deixar a musculatura pélvica mais enfraquecida e alongada. 

Esse efeito é benéfico por um lado e prepara a pelve para o parto normal. Entretanto, o enfraquecimento muscular secundário predispõe a mulher a disfunções como incontinência urinária.

O fortalecimento da região abdominal e do assoalho pélvico é muito importante, tanto para as mães que optarem pelo parto normal quanto para as que escolherem a cesariana. 

Já no parto normal, um abdômen fortalecido pode fazer a diferença nos momentos finais, bem como a recuperação pode se tornar bem mais rápida e tranquila.

4. Melhora da respiração

Dentre os seis princípios do Pilates e os principais benefícios para gestantes está a respiração. Trabalhada de forma consciente, ela fortalece a musculatura respiratória, contribui na manutenção do alinhamento postural e vice-versa. 

Conforme a gestação avança, o espaço dos órgãos internos da mãe fica mais limitado e a postura tende a declinar, dois fatores que contribuem para a respiração se tornar dificultada.

Assim, o fortalecimento muscular, realinhamento da coluna, melhora da flexibilidade e o trabalho respiratório consciente e harmonizado com a execução dos exercícios promovem uma melhora significativa na respiração.

5. Relaxamento e bem-estar

Respiração adequada, relaxamento muscular, melhora da flexibilidade e mobilidade, além de outros benefícios do Método Pilates contribuem no alívio das tensões e promovem sensação de bem-estar.

A manutenção da saúde e do bem-estar são os benefícios para gestantes mais importantes, não apenas para a futura mamãe, mas também para o bebê.

Riscos do Pilates na gestação

A fim de que a gestação e a prática do Pilates, bem como de qualquer outra atividade física, transcorreram sem nenhuma adversidade, é fundamental conversar com o médico responsável antes de iniciar a atividade física, assim como ter o acompanhamento de um profissional qualificado.

Os exercícios físicos geralmente são contraindicados para gestantes com quadros de pré-eclâmpsia, doença pulmonar ou cardíaca, sangramentos frequentes durante a gestação, placenta prévia e gestação de múltiplos após a trigésima semana.

Caso a gestante apresente alguma intercorrência que indique problemas de saúde, como sangramento, dores abdominais, edemas repentinos, náusea, vômito, febre, entre outros, a prática do Pilates, como de qualquer outra atividade física deve ser suspenso imediatamente e o médico informado.

Contudo, desde que as condições de saúde e o condicionamento físico da gestante se mantenham bem, não há contraindicação e nem limite de tempo antes do parto para que o Pilates seja praticado com segurança e a futura mamãe possa usufruir de todos os seus benefícios.

Conclusão

Além dos diversos benefícios já citados, o Pilates promove a liberação de endorfina e serotonina, responsáveis pelo aumento da disposição física e mental, melhora do sono, das funções cognitivas, memória e sensação de bem-estar, elementos indispensáveis para se ter uma gestação e período pós-parto mais tranquilo, saudável e feliz.

O corpo se transforma por nove meses até o nascimento do bebê e, posteriormente, precisa se recuperar, voltando às condições anteriores (estruturais e hormonais). 

O Método Pilates auxilia na adaptação do corpo às mudanças, mantendo as estruturas articulares e musculares íntegras e funcionais, o que proporciona maior autonomia e bem-estar para a mulher que se encontra nesse período tão único.

Por ser um exercício com baixo impacto, pode ser praticado até o final da gestação, apenas se adaptando a cada fase e trimestre, conforme as necessidades e condicionamento físico da gestante. Bem como promove a socialização, que contribui para o bem-estar geral.

Os benefícios para gestantes são diversos e se estendem desde o período pré-natal até o pós-parto. Dessa forma, quanto antes se iniciar a prática, melhores serão os efeitos positivos até sua recuperação após o nascimento do bebê.

Ficou interessado em aplicar uma aula de Pilates para este público? Pensando nisso, o Grupo VOLL disponibiliza uma videoaula GRATUITA, liberada exclusivamente para VOCÊ! Clique aqui e não perca esta oportunidade!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.