A relação do Pilates com danças mais tradicionais como ballet e jazz nós já conhecemos, mas e a relação com a dança de salão? A prática do método pode trazer benefícios aos praticantes de dança de salão? Sim!
A primeira vantagem dessa união é simplesmente que essas duas modalidades geralmente atingem um público em comum, público esse que não é muito fã de atividades como musculação ou corrida.
São pessoas que gostam de uma aula dinâmica, que traga resultados junto com diversão e bem estar.
Oferecem também uma metodologia de um exercício consciente, onde o aluno aprende a conhecer o seu próprio corpo, percebendo suas facilidades e limitações.
Então se você já pratica dança de salão ou Pilates pode ter certeza que vai se apaixonar pela outra modalidade também! Vamos lá?
Dança de Salão
Dança é movimento e movimento é qualquer ação física ou mudança de posição.
Porém, quando se observa um dançarino em movimento reparamos algo a mais, movimentos transformados em arte e beleza, em uma mistura de força, flexibilidade e equilíbrio com graça e leveza. Essa mistura também faz parte da dança de salão, que é praticada principalmente em par (geralmente uma dama e um cavalheiro).
A dança de salão está ganhando cada vez mais adeptos e engloba uma grande faixa etária, de crianças até idosos, todos podem praticar, assim como o Pilates.
Faz parte da dança de salão diversos ritmos, como samba, bolero, salsa, zouk, forró e tango.
Alguns exigem mais agilidade dos membros inferiores, outros mais controle corporal e outros maior movimentação da coluna torácica e cervical, por isso a prática de uma modalidade que ofereça uma preparação física pode trazer tantos benefícios aos praticantes de dança de salão, principalmente uma prática segura minimizando o risco de lesões.
A dança de salão possui movimentos que exigem consciência corporal para coordenar os movimentos do seu próprio corpo com o do seu parceiro e ainda administrar a relação com o espaço e música ao mesmo tempo.
E essa dança de salão, pode sair do salão, deixar de ter um caráter somente lúdico e ganhar o palco e competições.
Assim a exigência de uma melhor performance física torna-se muito maior, este dançarino precisa de um método que lhe proporcione chegar a um alto nível de força, flexibilidade, equilíbrio e resistência para realização de movimentos acrobáticos e melhora da plasticidade e estética dos movimentos.
Benefícios do Pilates para Praticantes de Dança de Salão
Fortalecimento de Core
Vamos dar uma ênfase especial ao fortalecimento do core ou powerhouse, ou seja, o centro de força do corpo.
Na dança, todos os movimentos são gerados a partir do tronco, constituindo uma base para membros superiores e inferiores. Uma base estável proporciona consciência postural e estabilidade da coluna vertebral (HAAS, 2011).
Por exemplo, quando o aluno começa a prática da dança de salão é necessário que tenha consciência do seu próprio corpo para executar os movimentos sozinho e não depender da força ou ajuda do seu parceiro, e assim não o atrapalhar.
Após um período de prática, a ativação do core vai ficando cada vez mais necessária nos movimentos mais complexos. Em um movimento em que o tronco se desestabilize por exemplo, como uma extensão de coluna, a força do core impede o colapso da coluna vertebral.
Em momentos que são necessários realizar um trabalho ágil das pernas e dos pés, a pelve também precisa estar estabilizada para liberar as articulações envolvidas. Para realizar saltos ou conseguir levantar a parceira em um movimento acrobático, o core novamente tem que estabilizar o tronco para evitar possíveis lesões e falhas de execução dos movimentos.
Esse é o diferencial do Pilates. Hoje em dia é muito popular o treinamento abdominal, mas nem todos esses treinamentos possuem a consciência de usar toda a região do core com eficiência. Com o Método Pilates toda a musculatura do core será fortalecida, envolvendo os músculos mais superficiais e os mais profundos.
Não basta pensar somente em trabalhar o abdômen, o core é formado por um conjunto de músculos:
- Reto do Abdômen
- Oblíquos Interno e Externo do Abdômen
- Transverso do Abdômen
- Multifidos
- Paravertebrais
- Diafragma
- Musculatura do Assoalho Pélvico
Com a ativação de toda a musculatura do core e sua contração voluntária, os praticantes terão uma prática segura de qualquer modalidade, pois os músculos irão trabalhar juntos para melhora da postura, do alinhamento corporal, proteção da coluna vertebral e oferecer uma base para conseguir agilidade, força e coordenação das demais articulações.
Exemplos de Exercícios de Fortalecimento do Core
- The Hundred (Solo)
- Teaser (Solo)
Tudo bem, entendemos que o fortalecimento de core é essencial na melhora da performance física e melhora da técnica para evolução da dança. Mas os benefícios do Pilates não param por aí!
Mobilidade da Coluna Vertebral
A coluna vertebral é muito solicitada não só como a base para movimentos de membros inferiores e superiores, mas também com movimentações da própria coluna vertebral com flexões, extensões, rotações e movimentos combinados.
Por isso a importância de uma musculatura fortalecida que envolva toda a coluna vertebral protegendo-a, desenvolvendo estabilidade para a sustentação corporal, minimizando compensações musculares e oferecendo segurança para as articulações, ligamentos e tendões.
Mas também é igualmente importante a mobilidade da coluna vertebral, essa mobilidade é fundamental para o desenvolvimento das amplitudes de movimento, para a construção de movimento integrado e para uma boa distribuição de cargas durante as posturas corporais (HAAS, 2011).
Joseph Pilates defendia que a coluna deveria ser ao mesmo tempo uma “haste rígida e flexível”, assim será possível aos praticantes do salão e do palco realizar desde os movimentos simples até os mais complexos com eficiência e com menor risco de lesões.
Exemplos de Exercícios de Mobilidade de Coluna
- The cat (Solo)
- Sit Up (Barrel)
Fortalecimento Global
Esse texto focou na explicação de fortalecimento e mobilidade do tronco.
Mas não podemos deixar de falar que o método Pilates oferece um fortalecimento global, trabalhando várias musculaturas ao mesmo tempo em um mesmo exercício ou exercícios específicos para cada grupo muscular.
Fortalecendo e protege também os membros superiores e inferiores e suas articulações, tendões e ligamentos.
Exemplos de Exercícios de Fortalecimento Global
- Horse (Barrel)
- Press Up (Chair)
Equilíbrio
O Método proporciona treinos de propriocepção com bases instáveis e bases unilaterais auxiliando no recrutamento de mais grupos musculares resultando na melhora do equilíbrio, habilidade essa tão importante para realização de giros e diversos movimentos relacionados a dança de salão, mesmo nos níveis iniciantes.
Isso pois a dança de salão exige em diversos movimentos que o centro de equilíbrio seja deslocado e recuperado rapidamente, sendo então essencial um treinamento que também envolva essa valência física.
Exemplos de Exercícios de Equilíbrio
- Perdigueiro (Solo)
- Ficar de pé com base unilateral no Disco de Equilíbrio (Solo)
Flexibilidade
São poucas as modalidades que focam no ganho de flexibilidade, mas o Pilates pode contribuir muito para o ganho desta. Em uma aula existe um trabalho conjunto para ganho de força e flexibilidade.
Dependendo do público alvo esse ganho pode ser voltado somente para manutenção da saúde, para manter a musculatura agonista e antagonista em equilíbrio em relação à força e flexibilidade. Mas se o aluno é um dançarino ou atleta, o Pilates possui recursos para altos ganhos de flexibilidade.
Exercícios de Flexibilidade
- Stretches Front (Barrel)
- Stretches Side (Barrel)
Consciência Corporal
Para a realização de um exercício de Pilates, devemos incentivar a prática dos alunos com base nos 6 princípios, que são: Concentração, Centralização, Respiração, Fluidez, Precisão e Controle (em um próximo texto entramos em detalhes nesses princípios).
Princípios esses que traduzem também um movimento bem executado na dança de salão.
Assim, o dançarino terá mais facilidade para adquirir a qualidade de movimento e em cada movimento transmitir a ideia ou sentimento que ele pretende dentro de um passo ou em uma coreografia.
Concluindo…
Então explicamos aqui os benefícios que a prática de Pilates pode trazer aos praticantes de dança de salão, sejam esses iniciantes ou avançados e atuantes no salão ou palco e competição.
Benefícios como melhora da técnica de dança, melhora da performance física e auxílio na prevenção de lesões.
Preparando o dançarino em todas as valências físicas necessárias para uma dança simples ou uma coreografia mais complexa, ou seja, melhora na força, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio e consciência corporal.
Essas duas modalidade podem estar cada vez mais relacionadas, a junção das duas oferece a dança de salão com um caráter mais lúdico e de exercício aeróbio e o Pilates como base para uma preparação física.
Já existem vários espaços que oferecem as duas modalidades, como escolas de dança e academias, sendo uma ótima oportunidade de crescimento para profissionais dessas áreas.
Dança de salão ou Pilates, ou ainda melhor, praticando as duas modalidades, o importante é se manter ativo, praticar uma atividade que você goste e tenha prazer, sempre com o auxílio de um profissional especializado para uma prática segura, assim terá resultados e bem estar na prática do seus exercícios físicos!
Adorei a matéria!
Sempre indico para meus alunos!
Como também trabalho com Pilates e meu foco é o Mat, ficou perfeito rs.
Texto incrível de uma professora incrível!