Você sabia que a cintura escapular pode ser uma fonte de dores e desconfortos nos ombros em muitos de nossos alunos? Por isso, é muito importante trabalhar também o fortalecimento do ombro.
Se você tem alunos com dores ou desequilíbrios na região do ombro, confira esta matéria e os 5 exercícios para fortalecimento e mobilidade da cintura escapular.
Formação do ombro
O ombro é a articulação que está localizada entre o braço e a sua formação consiste em outras quatro articulações, sendo elas:
- Articulação glenoumeral: é a principal articulação do ombro e tem como função o ligamento dos movimentos do braço, contando com amplos graus de movimento e instabilidade. Sua estabilidade é mantida a partir do sistema do complexo cápsulo ligamentar glenoumeral e composição dos músculos e tendões do manguito rotador;
- Articulação acromioclavicular: sua função é realizar o ligamento entre a clavícula e a apófise acromial da escápula;
- Articulação esternoclavicular: está localizada entre a ponta medial da clavícula e o manúbrio do esterno. Entre as duas faces da articulação, existe um disco cartilaginoso que faz com que ela não sofra tantos impactos do membro superior no esqueleto axial ao se movimentar;
- Articulação escapulotorácica: esta é uma articulação fisiológica, que liga os músculos da coluna torácica e cervical, além de manter o bom funcionamento do complexo do ombro de modo geral.
5 exercícios para trabalhar o fortalecimento de ombro
No vídeo abaixo você irá conferir os 5 melhores exercícios para trabalhar o fortalecimento de ombro e melhorar a qualidade de vida de seus alunos, assim como a execução dos movimentos durante a atividade física e também atividades comuns do dia a dia.
Conclusão
Antes de realizar o planejamento dos exercícios de fortalecimento de ombro para um aluno, lembre-se que é muito importante analisar as suas condições e necessidades individuais e considerá-las no momento da aula.
Manter os membros superiores livres de patologias é fundamental para todo tipo de atividade, sejam elas físicas ou rotineiras na vida daquele aluno.
Tedinopatia,bursite degenerativa arcromicravicular, hérnia na cervical. Tenho muita dor no braço que já operei por ruptura total tendões. Já tomei antinflamatorio e injeções. Resolvi voltar para a academia. Parece melhorar mas ainda tenho muita dor no braço. o que devo fazer? Vou fazer seus exercícios mas a preocupação maior agora rocom.o braco
Olá, Regina!
Sentir dor ao realizar os exercícios não é o ideal. É importante que um profissional especializado acompanhe o seu caso, avalie suas necessidades e limitações e também oriente sobre a execução correta dos movimentos 😊