Não é de hoje que a maioria das pessoas sofre algum tipo de desconforto na coluna vertebral. Isso porque, além dos vínculos hereditários, a rotina corrida e o sedentarismo influenciam muito no aparecimento dessas patologias.
Devido a isso, encontramos cada vez mais pessoas procurando orientação dos médicos para combater esses problemas. O Método Pilates tem sido indicado com frequência para auxiliar no tratamento das patologias da coluna.
O Pilates é uma técnica de condicionamento físico criada por Joseph Pilates em 1920. Desde então, a técnica tem se aprimorado e ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo.
O Método utiliza a respiração, movimentos suaves, controlados e a concentração, com o objetivo de fortalecer os músculos, melhorar a postura, flexibilidade e coordenação motora.
O Pilates é extremamente útil para reabilitações, autoestima e aspectos físicos, como emagrecimento.
Mas afinal, você sabe os benefícios do Método para a coluna vertebral? Neste artigo vamos te contar tudo. Continue a leitura!
Quais os benefícios do Pilates para a coluna vertebral?
Com essa técnica, o indivíduo pode obter muitos benefícios na coluna vertebral, como:
- Aliviar as dores nas costas;
- Prevenir problemas de coluna vertebral;
- Corrigir postura;
- Aumentar a flexibilidade;
- Melhorar a coordenação motora;
- Diminuir a tensão muscular;
- Aprimorar a consciência corporal.
Pessoas que sofreram hérnia de disco ou passaram por cirurgia na coluna vertebral também podem se beneficiar com o Pilates, que pode ser realizado de forma individualizada ou personalizada, de acordo com as limitações de cada cliente.
Uma das grandes vantagens do Pilates é que pode ser praticado por todos, independentemente da idade ou condição física. É um Método que trabalha com exercícios de baixo impacto, podendo ser adaptados para diferentes patologias e indivíduos.
O Pilates é uma técnica muito indicada para pessoas que passam muito tempo sentadas, como escritores, profissionais de informática, motoristas, dentistas e médicos, por exemplo. A Metodologia do Pilates possui uma série de exercícios que são focados na estabilização e mobilidade da coluna vertebral.
No Pilates, é enfatizado o trabalho de força dos músculos que estabilizam a coluna, como o transverso abdominal, multífidos da lombar, glúteo médio, sóleo e flexores do quadril.
Esses músculos são considerados uma espécie de cinto que suporta toda a estrutura óssea do corpo, incluindo a coluna vertebral.
A técnica fortalece a musculatura que dá sustentação ao tronco, que tem como função proteger a coluna vertebral e sustentar todo o corpo. Isso ajuda a prevenir lesões, dores nas costas e até mesmo patologias graves da coluna vertebral, como a hérnia de disco, escoliose ou cifose.
Além disso, o Pilates estimula o desenvolvimento das camadas musculares mais profundas e ativa pontos que ajudam a manter uma melhor postura, reduzindo a pressão sobre a coluna vertebral.
Movimentos repetitivos realizados durante o dia, assim como o sedentarismo e a falta de prática de exercícios físicos podem causar tensões musculares, o que, com o tempo, pode levar a graves patologias na coluna.
Devido a isso, o Pilates é indicado para aliviar essas tensões e corrigir a postura, contribuindo para a prevenção e diminuição dos sintomas dessas doenças.
Em quais patologias da coluna o Pilates pode ser utilizado?
Entre as patologias que mais se beneficiam do Pilates, podemos destacar:
Hérnia de disco
É uma patologia que ocorre quando o disco intervertebral, que funciona como um amortecedor entre as vértebras, se desloca da posição normal, comprimindo os nervos que passam pela coluna vertebral.
No Pilates, os movimentos ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir a pressão nesses discos.
Escoliose
É uma deficiência na estrutura da coluna vertebral que acaba levando a uma rotação das vértebras, causando uma curvatura lateral. O Pilates, aliado a outras técnicas, pode ajudar a prevenir e corrigir o desvio postural da escoliose.
Hipercifose
É uma anomalia na coluna, que acontece em decorrência do desgaste ósseo e ocorre uma curvatura progressiva da coluna vertebral para a frente.
As técnicas usadas no Pilates ajudam a fortalecer os músculos e corrigir a postura, proporcionando alívio para os sintomas e melhoria da qualidade de vida.
Hiperlordose
É uma curvatura da coluna vertebral que ocorre na região lombar e acentua a curvatura normal, deixando a região mais projetada para frente. O Pilates ajuda na prevenção dessa patologia, corrigindo corrigir a postura e fortalecendo os músculos da região.
Dor nas costas
A prática do Pilates alivia a dor nas costas. Os exercícios ajudam a descomprimir a coluna vertebral, estimulando os músculos profundos da região.
A prática do Pilates para patologias de coluna deve ser ministrada por um profissional qualificado, que irá adaptar os movimentos de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
Conclusão
Cada caso é analisado de forma individualizada e o instrutor pedirá exames de imagem e laudos antes de iniciar seus atendimentos, que será ajustado de acordo com as limitações e necessidades de cada pessoa.
Em caso do instrutor não conhecer a patologia, deve observar e perceber se tem propriedade para atendê-la, se não, encaminhar para outro profissional. Lembrar que há uma diferença entre aulas individualizadas ou personalizadas.
Atendimento individualizado: são aulas em que fazemos variações dos exercícios sem modificar o repertório de exercícios, ou seja, pode-se montar e aplicar a mesma aula para todos.
Atendimento personalizado: você monta um repertório específico de exercícios para seu cliente. Lembrar que nesse procedimento deve-se cobrar mais caro pelo seu serviço.
Se você trabalha com outros tipos de atendimentos em seu Studio, como fisioterapia convencional, massoterapia, outras terapias manuais ou treinamento funcional, aproveite para ofertar seus serviços e aumentar seus ganhos.
Atenção: evite misturar técnicas na sua aula do Método, ou você deixará de ganhar mais com seu conhecimento. A aula de Pilates é só Pilates! Lembre-se disso sempre! Valorize seu conhecimento!
A técnica do Pilates tem trazido resultados significativos no tratamento das patologias de coluna vertebral, como hérnia de disco, escoliose, hipercifose e hiperlordose, pois ajuda a fortalecer a musculatura profunda da coluna, aliviando os sintomas e prevenindo novas inflamações.