Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você atende clientes grávidas e não sabe como lidar diante dessa situação? O Pilates pode ser extremamente necessário durante o segundo trimestre gestacional, mas existem alguns exercícios que precisam ser evitados desde o início da gestação para que não ocorra problemas futuros na gestação. 

É muito comum que as gestantes procurem Studios de Pilates para praticar o Método, já que é possível garantir inúmeros benefícios para a saúde da mulher e do bebê. Porém, em muitos casos, elas apresentam algumas restrições ou recomendações, principalmente durante o segundo trimestre gestacional

Saiba neste texto o que não é indicado durante o segundo trimestre gestacional, podendo levar perigo ao bebê. Boa leitura!

3 dicas do que não fazer durante as aulas de Pilates no segundo trimestre gestacional

1. Evitar o decúbito dorsal e aumento de carga

O primeiro ponto que devemos ficar atentos e não é recomendado durante o segundo trimestre gestacional é o decúbito dorsal por muito tempo. 

Não é que a gestante não pode ficar na posição, de forma alguma, mas o tempo prolongado em decúbito dorsal pode levar a algum risco. Assim como o aumento gradual de cargas também não é recomendado. 

Se durante a fase inicial da gestação a aluna estiver praticando com duas molas, o ideal é que permaneça do mesmo jeito. Por esse motivo não é recomendado que haja um aumento gradual de cargas. 

2. Posições perigosas

Também não é recomendado exercícios que possam colocar a grávida em risco de queda, pois, de certa maneira o bebê estará em perigo. Posições invertidas ou suspensas que requerem muito esforço por parte da aluna podem ocasionar em uma apneia.

3. Apneia deve ser evitada

A apneia não é recomendada em hipótese nenhuma, seja para o primeiro ou segundo trimestre gestacional. Devemos sempre estarmos atentos a todos os exercícios respiratórios, principalmente na realização. 

Mudando um pouco o foco vamos para uma recomendação INDISPENSÁVEL. Não coloque a aluna em decúbito ventral durante o segundo trimestre gestacional. Até porque ela nem irá conseguir e vai machucar muito a barriga, que estará mais pontuda e com o útero maior.

3 benefícios para gestantes durante a prática do Pilates

1. Manutenção do alinhamento postural

O Pilates tem como um dos seus principais objetivos e benefícios para gestantes, justamente, o alinhamento postural. Durante a gestação é um período com diversas alterações na postura, uma vez que, o reposicionamento do centro de gravidade altera a curvatura lombar, gerando dores na região.

Dessa forma, manter o alinhamento e uma postura correta auxilia na redução da sobrecarga na coluna, alivia a tensão e previne dores e lesões.

Manter o fortalecimento da musculatura paravertebral, lombar e abdominal é essencial para não sobrecarregar ligamentos e ossos, principalmente quando as mudanças corporais são rápidas e contínuas, como no primeiro e segundo trimestre gestacional.

2. Aumento da flexibilidade

Durante essa fase da gestação, o corpo da futura mamãe precisa se adaptar às diversas mudanças. A melhora da flexibilidade ajuda nessa adaptação ao aumento de peso e às alterações nas articulações decorrentes do período.

A sobrecarga nas articulações, mesmo que se tenha músculos fortalecidos, se não houver o alongamento da musculatura, as estruturas ficam rígidas, com maior tensão muscular e menor espaço articular, ocasionando lesões e dores.

Os exercícios de alongamento promovem a dissipação das tensões musculares, relaxamento físico e mental, bem como melhora da mobilidade.

3. Fortalecimento do assoalho pélvico

Durante a gestação, o aumento da pressão intra-abdominal e os efeitos dos hormônios tendem a deixar a musculatura pélvica mais enfraquecida e alongada. 

Esse efeito é benéfico por um lado e prepara a pelve para o parto normal. Entretanto, o enfraquecimento muscular secundário predispõe a mulher a disfunções como incontinência urinária.

O fortalecimento da região abdominal e do assoalho pélvico é muito importante, tanto para as mães que optarem pelo parto normal quanto para as que escolherem a cesariana. 

Já no parto normal, um abdômen fortalecido pode fazer a diferença nos momentos finais, bem como a recuperação pode se tornar bem mais rápida e tranquila.

Conclusão

Espero que tenha gostado dessas dicas sobre exercícios que NÃO são recomendados durante o segundo trimestre gestacional e que elas sejam muito úteis durante sua rotina de aulas nos Studio de Pilates.

Deseja aprender mais sobre como trabalhar suas aulas com as mulheres durante a gravidez? O Grupo VOLL disponibiliza um minicurso com a Vanessa Ferraz, especialista no tema. 

Clique aqui para saber mais e se inscreva agora mesmo!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.