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O Método Pilates é um sistema de controle do corpo e movimento. É a perfeita coordenação de corpo, mente e espírito. Trata-se de um sistema de condicionamento físico e mental que combina movimentos e conceitos das mais diversas fontes filosóficas ocidentais e orientais, com o objetivo de trabalhar as capacidades físicas, habilidades motoras, consciência do corpo e do movimento.

O Método apresenta exercícios conhecidos como Pré Pilates, que se resume a realização de exercícios que não se enquadram diretamente nos exercícios criados por Joseph Hubertus Pilates, mas que visam o despertar do corpo e uma preparação do mesmo para os exercícios do repertório clássico. É uma série de movimentos utilizados para correção de alguns pontos fracos como falta de força, alongamento, mobilidade, melhora de patologias e dores, auxiliando na educação e construção dos movimentos a serem executados.

Nesta matéria você vai conhecer mais sobre o Pré Pilates e também aprenderá a execução de 5 exercícios para os pés. Continue lendo e confira!

O que é o Pré Pilates?

Até hoje não existe uma opinião unânime sobre registros específicos de Pré Pilates dentro da Contrologia, criada por Joseph. Porém, é sabido que há a necessidade de preparação do corpo para a realização das aulas.

O principal objetivo do Pré Pilates é o fortalecimento de partes e músculos, necessários para a realização de determinados exercícios, incluindo pernas, braços, punhos e pés.

Por serem considerados a base do nosso corpo, Joseph Pilates dedicou grande parte dos seus exercícios com foco nos pés, pois, no mundo inteiro comprova-se que o caminhar é a mais simples e democrática atividade física porque nos leva a sair do sedentarismo, emagrece e tonifica o corpo todo. Os pés são a base do nosso corpo, são a base para um bom funcionamento da coluna e para uma boa execução dos movimentos corporais. Pés e tornozelos estáveis nos levam a uma pisada mais estável, o que reduz riscos de lesões e quedas.

5 exercícios de Pré Pilates para os pés

1. Mantenha sempre o alinhamento de pés, joelhos e quadril. Concentre-se em iniciar o movimento sugando o abdômen e mantendo sua coluna alinhada.

Exercício 1

Empurre o chão elevando os calcanhares mas mantendo o alinhamento dos pés. Comece com movimentos lentos para que seu corpo assimile quais músculos você quer acionar. Conforme vai progredindo pode aumentar a velocidade, porém, nunca sem manter-se concentrado na correta execução.

2. Inicie na mesma posição inicial do exercício anterior; suba os dedões dos pés e mantenha os demais dedos apoiados no chão, mantendo toda a sola dos pés apoiada, eleve os dedos e apoie os dedões no chão, intercale os movimentos, conforme for controlando o movimento aumente a velocidade.

Exercício 2

O que é o Pré Pilates para os pés? (+5 Exercícios)

3. Utilizando um pau de macarrão, um bastão ou até mesmo uma garrafa, mantenha-se sentado com uma boa postura de tronco e cabeça, coloque os pés apoiados no bastão e pressione contraindo o abdômen. Comece a deslizar os pés sobre a superfície do objeto para frente e para trás continuamente.O que é o Pré Pilates para os pés? (+5 Exercícios)

4. Utilizando uma bolinha de tênis, em pé coloque a bolinha na parte anterior do pé (dedos e metatarsos) mantendo o outro pé um pouco afastado.

O que é o Pré Pilates para os pés? (+5 Exercícios)

Com o joelho levemente flexionado faça a transferência do peso do corpo para frente pressionando a bolinha depois transfira o peso para o pé de trás criando um movimento de balanço.

O que é o Pré Pilates para os pés? (+5 Exercícios)

Altere a posição da bolinha para o meio do pé e repita o balanço. Por último coloque a bolinha no calcanhar e realize o balanço. Troque o pé.

O que é o Pré Pilates para os pés? (+5 Exercícios)

O que é o Pré Pilates para os pés? (+5 Exercícios)

5. Utilizando um elástico largo (pode ser de cabelo desde que tenha uma boa firmeza). Sentado mantendo o alinhamento de pés, joelhos e quadril. Posicione o elástico ao redor dos dedões e apoie os pés mantendo-os sem tensão.

Exercício 5

Arraste os pés abrindo o elástico. Deixe-os com tensão. Suba todos os dedos mantendo o elástico tensionado e apoie os dedos no chão novamente. O elástico continua tensionado.

Relaxe tirando toda a tensão do elástico. Lembrando de manter abdômen e glúteos sempre ativos durante a execução.

Para que o Pré Pilates é indicado?

  • Iniciantes no Método Pilates, idosos e alunos com alguma limitação;
  • Trabalhar os pontos fracos em força e alongamento;
  • Patologias que limitam o movimento e a funcionalidade;
  • Pessoas que perderam as funcionalidades das atividades do dia a dia, como caminhar, sentar, levantar, subir escadas, etc;
  • Pessoas com falta de mobilidade ou movimentação reduzida;
  • Educar os praticantes a se movimentarem além das aulas, para estar sempre fortalecendo e alongando a musculatura fraca.

Conclusão

O Pré Pilates é ótimo para preparar o corpo antes dos diferentes movimentos executados no Método Pilates.

Para Joseph Pilates, os pés são parte fundamental do corpo humano. Por essa razão, trabalhar o desenvolvimento dos membros inferiores é muito importante e fará toda a diferença para que o aluno alcance os objetivos e até mesmo melhore suas limitações, necessidades e patologias com diferentes exercícios.