Com o crescimento da população acima de 60 anos, a busca por atividades físicas tem sido maior para este público. Com isso, esportes como musculação, hidroginástica e Pilates estão proporcionando melhor qualidade de vida. Mas você sabe os exercícios que são primordiais para idosos no Pilates?
O papel do Método na promoção da saúde física e mental dos idosos e na manutenção de uma vida ativa e saudável é fundamental, levando em conta que a prática de atividades físicas são extremamente benéficas para o corpo.
Quer saber mais sobre idosos no Pilates? Continue a leitura e confira os principais movimentos que não podem faltar nas suas aulas!
Benefícios dos idosos no Pilates
O Pilates, por ser uma técnica dinâmica, promove o reforço do centro de força e melhora na força, resistência, flexibilidade, estabilidade postural e desempenho motor.
O fortalecimento e o ganho de flexibilidade dos músculos do Power House garantem a estabilização corporal durante as atividades estáticas e dinâmicas, além de favorecer o equilíbrio, coordenação, controle, amplitude de movimento do praticante, visando a possibilidade de realizar as atividades rotineiras com menos esforço, como:
- Sentar;
- Levantar;
- Pegar algo no armário;
- Dirigir;
- Caminhar;
- Viver com mais saúde e qualidade de vida.
A consciência corporal que o Pilates proporciona auxilia no controle dos músculos envolvidos nos movimentos, uma vez que você sabe o que e como está fazendo, o movimento torna-se mais eficaz e o desenvolvimento, obviamente, é maior.
Em busca de uma melhor qualidade de vida, muitos idosos procuram praticar o Pilates por ser uma atividade realizada individualmente ou em pequenos grupos.
Assim, o instrutor deve incluir exercícios de fortalecimento, alongamento e mobilidade específica durante as aulas para idosos no Pilates.
O Pilates durante o envelhecimento populacional
O envelhecimento populacional é um processo generalizado e mundial, e se dá em grande parte pelo declínio da taxa de mortalidade e maior esperança de vida da população em comparação às décadas iniciais do século passado.
Esse processo vem acompanhado da redução do número absoluto e relativo de morbimortalidade por doenças infectocontagiosas e do aumento das doenças crônicas não transmissíveis.
Os dois processos são denominados, respectivamente, transição demográfica e epidemiológica, e são determinantes para a compreensão do envelhecimento populacional e o seu impacto econômico e social sobre o sistema de saúde.
O processo de envelhecimento tem sido objeto de diversos estudos. Os fatores que determinam são múltiplos e complexos, envolvendo transformações no próprio organismo como influências ambientais.
As transformações orgânicas ocorrem em ritmos e extensões diferentes, em todas as estruturas anatômicas, como pele, ossos, articulações, músculos, sistema nervoso, respiratório, circulatório, digestório, urinário, genital e endócrino.
Dependendo da constituição biológica e da história de vida, as limitações em nossa motricidade podem aparecer mais cedo ou mais tarde. Às vezes, essas restrições são causadas por acidentes ou doenças degenerativas.
Em geral, a gravidade das limitações tende a aumentar com a idade. Entretanto, há casos em que pessoas jovens apresentam dificuldades que são mais características em idade avançada, prejudicando as atividades de vida diária.
São exemplos dessas limitações:
- Dificuldade para caminhar, sentar, levantar e se vestir;
- Movimentos dos braços;
- Respiração difícil.
A melhora na capacidade de movimentação pode promover melhorias na circulação sanguínea, na respiração e na postura, com repercussões importantes no bem-estar do idoso.
5 exercícios não podem faltar nas aulas para idosos no Pilates
Exercício 1
Instruções: Deitado em decúbito dorsal, pernas paralelas, sendo uma estendida e a outra flexionada, mantenha a coluna alongada e os braços firmes ao lado do corpo.
Através da força do Power House eleve a perna estendida até a altura do joelho da perna flexionada e desça até a posição inicial. Faça de 6 a 8 repetições e troque a perna.
Exercício 2
Instruções: Utilizando uma overball ou uma bola macia, deitado em decúbito dorsal com os joelhos flexionados e pés unidos, coloque a bola próximo aos joelhos. Com a força do Power House, pressione a bola durante 3 segundos e solte. Repita esse movimento 10 vezes.
Na mesma posição estenda a perna a frente sem deixar a bola cair sendo 6 repetições com uma perna, depois troque-a.
Exercício 3
Instruções: Na mesma posição do exercício anterior, porém, agora com os pés na linha dos ísquios, mantenha a bola próxima aos joelhos, e eleve o quadril contraindo o abdômen, glúteos e os adutores.
Desça vértebra por vértebra até apoiar o quadril novamente no solo. Repita esse movimento de 8 a 10 vezes sem deixar a bola cair. Pode ser realizado com o Magic Circle no lugar da bola.
Exercício 4
Instruções: Em pé de costas para a parede, encoste o tronco na parede e coloque as palmas das mãos e braços ao lado do corpo.
Pressione a parede com as mãos retirando o tronco, os braços ficam estendidos mantendo a pressão na parede. Sustente a posição de 5 a 10 segundos e repita de 3 a 5 vezes.
Exercício 5
Instruções: De lado para a parede, abduz o braço e o ombro. Aproxime da parede o máximo possível levando o braço para cima. Sustente essa posição de 5 a 10 segundos e repita de 3 a 5 vezes de cada lado.
Durante a prática, os idosos no Pilates devem ser orientados a realizar as aulas descalços, mas o ideal seria com meias antiderrapantes para evitar possíveis quedas.
Conclusão
Buscando uma maior qualidade e aumento na expectativa de vida, as atividades físicas são primordiais neste aspecto, mas precisam ter como aliados uma boa alimentação e sono de qualidade.
Por isso, nas aulas para idosos no Pilates, procure realizar os movimentos corretos e acompanhados de um instrutor, para que não ocorram lesões ou desgastes físicos.
Tem interesse em aprender mais sobre idosos no Pilates? Então chegou o seu momento! O Grupo VOLL disponibiliza 5 videoaulas GRATUITAS para você ministrar com mais segurança ao público que cresce cada vez mais nos Studios pelo país!
Clique aqui e aproveite já!