Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

É notório que o corpo feminino tem passado por muitos padrões ao longo das eras. Manter essa pressão pelo “corpo perfeito” pode ser difícil para algumas mulheres. No entanto, muitas estão se encontrando em atividades que deixam a silhueta em dia. 

O Pilates é um destes exercícios que renovam a autoestima de muitas mulheres e ajudado até em outras atividades. Por exemplo, a maioria das alunas de Joseph Pilates eram bailarinas. Portanto, é uma atividade que prioriza a saúde feminina, tanto mental quanto física.

Por isso, neste texto veremos quais são os benefícios do Pilates para o corpo feminino. Fique com a gente e boa leitura! 

A mudança de comportamento da mulher contemporânea 

Antes de entrarmos no assunto do artigo, precisamos contextualizar e entender melhor o perfil da mulher no contexto social brasileiro. Isto é, desde os últimos anos, a mulher tem um protagonismo maior na sociedade. 

Cada vez mais mulheres estão inseridas no mercado de trabalho, passaram a viver mais, ter menos filhos e vão atrás de qualificação. 

Segundo dados do IBGE, a mulher na década de 80 tinha, em média, 4 filhos. Hoje em dia, muito devido a um maior tempo dedicado a outras coisas, a média caiu de um para dois filhos.

Em outras palavras, a mulher na atualidade brasileira possui: 

  • Escolaridade elevada, aqui incluímos conhecimento sobre saúde; 
  • Maior poder de escolha quanto ao momento e as condições de terem filhos; 
  • Menos filhos que a geração passada, o que implica em mais tempo dedicado a si mesmo; 
  • Maior tempo dedicado ao trabalho e aos estudos, o que por sua vez, implica em mais estresse e ansiedade.

Assim, muitas mulheres atualmente, dedicam mais tempo ao autocuidado, querem emagrecer, aliviar as tensões e praticar alguma atividade. Somado a isso tudo, ainda podemos citar um maior poder aquisitivo das mulheres, o que abre o leque de opções quanto à escolha da atividade física. 

Os benefícios do Pilates para o corpo feminino 

Agora sim, após um pouco sobre o contexto socioeconômico da mulher brasileira, entendemos melhor porque uma maior procura delas se mantêm saudáveis. 

E o Pilates é uma dessas atividades que as deixam mais dispostas e mantendo a forma. Então, agora, falaremos sobre os 7 benefícios do Pilates para o corpo feminino. Acompanhe!

1. Equilíbrio de mente e corpo 

O Pilates tem a função de alinhar esses dois grandes fatores para o nosso bem-estar. Portanto, não é exclusividade do corpo feminino, mesmo assim, se você tem uma rotina corrida como a citada acima, de trabalho e estudos, buscar esse equilíbrio pode ser essencial. 

O Método é excelente nesse aspecto, pois a sua prática visa buscar a atenção máxima nos movimentos, por isso requer concentração para que o corpo entenda o comando que o cérebro manda. 

2. Condicionamento físico

Embora o condicionamento físico seja algo que todos precisamos, as mulheres também estão cada vez mais à procura de uma atividade que proporcione isso a elas. 

O Método é muito bom nesse aspecto também, pois é uma prática que treina a força, flexibilidade, precisão nos movimentos e a resistência, tanto cardiorrespiratória quanto muscular. 

Com maior condicionamento físico, você será capaz de realizar as tarefas do dia a dia com mais facilidade e resistência. 

3. Fortalecimento muscular e definição corporal 

Aqui vai um excelente benefício do Pilates para o corpo feminino, que é o de definir o corpo. 

O fortalecimento dos músculos é algo muito importante e vai além do aspecto estético. Afinal, ter uma musculatura forte contribui para uma alta performance nas tarefas, maior resistência e protege ossos e articulações. 

O fortalecimento dos músculos é muito importante para o corpo como um todo e ajuda até mesmo a manter a mente descansada.

4. Melhora a postura 

A melhora da postura das alunas é algo muito observado. Afinal, a prática do Pilates melhora a postura e ajuda no alinhamento corporal. Em outras palavras, isso acontece porque, devido ao alinhamento, elas parecem mais altas e, com isso, mais magras.

O que por sua vez aumenta a autoestima. Ter uma postura correta e mais natural, músculos fortes e corpo definido, são alguns dos vários benefícios do Método para o corpo feminino

5. Ameniza os sintomas da TPM e menopausa 

Agora sim um benefício exclusivo para o corpo feminino. O Pilates auxilia no alívio dos efeitos físicos e emocionais destes períodos tão comuns nas mulheres. 

O Método aumenta o metabolismo e melhora a circulação sanguínea, através do trabalho de respiração. Esse processo libera hormônios como a endorfina que contribui para a sensação de bem-estar.

6. Ajuda na prevenção da incontinência urinária 

Aqui outro benefício maior para as mulheres, pois, a incontinência urinária pode ocorrer tanto em homens quanto nas mulheres. 

No entanto, com mais incidência em mulheres, a prática do Pilates pode favorecer o fortalecimento dos músculos que sustentam a bexiga. Assim, o(a) instrutor(a) pode indicar exercícios específicos para as mulheres que sofrem ou que estão em tratamento da doença. 

7. Pilates para as gestantes 

São inúmeros os benefícios que o Método pode trazer à gestante. Isto é, com a prática do Pilates, é possível trabalhar a respiração, fortalece o assoalho pélvico para a hora do parto, e claro, sem mencionar o desenvolvimento muscular da região que sustenta a coluna para suportar o peso do bebê.

Como podemos ver, o Pilates beneficia muito bem o corpo feminino. Seja ele de qualquer idade e época da vida, com vantagens diretas para:

  • Gestantes
  • Solteiras; 
  • Definição do corpo e dos músculos; 
  • Alinhamento de postura;
  • Melhora da autoestima.

Conclusão

E lembrando que o Pilates é bom para todas as pessoas, de qualquer idade. Este artigo serve apenas para mostrar como a atividade pode beneficiar especificamente a saúde mental e o corpo feminino

Portanto, é um exercício bem completo que visa atender todos os públicos. Quer saber mais sobre o Método e seus benefícios? Não deixe de nos seguir e acompanhar nosso blog que estamos sempre postando novidades sobre o mundo do Pilates.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.