Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Pilates para homens? Sim senhor!

Ainda existe muito preconceito em cima da técnica de Pilates para homens, independente desta ter sido criada por um –o alemão Joseph Pilates– a princípio para atender um público predominantemente masculino durante a primeira guerra mundial.

Quantas vezes você, instrutor do método, já ouviu comentários como: “Pilates é coisa de mulher”, ou ainda “Pilates é muito tranquilo, é coisa para idosos”?

Certamente, algumas vezes.

E é nesse momento que nós, defensores da técnica, precisamos agir de modo que ensine essas pessoas que o pensamento delas acerca do que é o Pilates é/ está ERRÔNEO! Pilates para homens é muito importante sim!

Quem acha que o método existe para atingir somente esse grupo em específico é porque, de fato, nunca experimentou a técnica em um Studio com profissionais qualificados e aptos para ministrar tal atividade. Quem conhece o método, um pouquinho que seja, sabe exatamente do que estamos falando.

Dentre os benefícios do Pilates para homens estão dois muito importantes e de grande interesse para a ala masculina:

O Pilates para homens tem vários benefícios físicos

O Pilates para homens tem vários benefícios físicos

Além de auxiliar na força, vigor e correção postural, os exercícios do método Pilates são estimuladores da potência sexual devido à movimentação da cintura pélvica e o fortalecimento das musculaturas envolvidas.

Já dizia nosso mestre: “Nossos músculos precisam ser fortes e flexíveis”.

De que adianta termos músculos visíveis, tonificados, trincados e se não há flexibilidade para podermos usá-los? A rigidez muscular é algo que dificulta muito a maleabilidade corporal e impede a realização de vários exercícios do Pilates que tem esse foco em específico.

Que homem, ignorante com relação à importância da técnica, trocaria a academia convencional por uma aula de Pilates?

Não estamos entrando em nenhuma esfera de julgamentos, mesmo porque consideramos que Pilates metaforicamente falando, é aquele vestidinho preto do armário, que fica bem com tudo. Sendo assim, a musculação é bem-vinda, desde que praticada corretamente e/ou com auxílio de um bom profissional.

A proposta das duas atividades é diferente, e é exatamente por isso que elas casam.

E que casamento duradouro!

 

Musculação X Pilates

PILATES PARA HOMENS 4

O Pilates para homens pode ser feito combinado com a musculação

Precisamos deixar claro que casamento tem brigas, discussões, etc, mas a finalização é rumo às pazes, sempre.

Com as duas atividades acima, não é diferente. A sensação é que são atividades opostas, que quem faz musculação é marombeiro e quem faz Pilates fica só alongando a aula toda.

Mais uma vez, pensamento errôneo.

Para a prática do Pilates é necessário conhecer a sua própria respiração, ter controle sobre o seu corpo, utilizar da fluidez para que a aula não perca o ritmo, ter muita concentração para que os movimentos sejam precisos e harmônicos e manter o centro de força ou power house ativado sempre.

O Pilates para homens vai trabalhar o corpo equilibradamente. Não existe trabalho corporal monoarticular, tudo está interligado mas isso não quer dizer que vamos sair mexendo braços e pernas simultaneamente sempre. Enquanto uma parte do corpo trabalha, a outra estabiliza. Estabilizado não é sinônimo de parado na técnica Pilates, muito pelo contrário. Quando estabilizamos uma parte do corpo ela continua trabalhando em isometria, com musculatura acionada e não relaxada.

Na musculação, a maioria dos exercícios são monoarticulares, ou seja, posso escolher uma ação: flexão/extensão, abdução/adução, etc e trabalhar em cima disso.

Errado? Não, apenas objetivos distintos.

Na musculação existe o ganho de massa muscular por conta das cargas.

No Pilates a carga é a do nosso corpo e das molas, o que não faz ser uma carga suficiente para hipertrofiar a musculatura, mas sim tonificar, desenhar, definir aquilo que você já possui.

Por isso, muitas vezes, os homens torcem o nariz para o Pilates, justamente pela ausência de carga em um corpo que “puxa ferro” a vida toda.

Mas como dito anteriormente, os benefícios são outros e ambos possuem seu mérito.

Flexibilidade para poder usar uma musculatura forte é essencial para o corpo, e realmente essa característica nós encontramos no Pilates para homens.

O número de adeptos homens vem crescendo consideravelmente, mas mundialmente falando, nós mulheres ainda somos a maioria dentro dos Studios de Pilates.

 

Lei da atração: Pilates para homens

PILATES PARA HOMENS 2

Uma dica na hora de passar o exercício é desafiar o aluno para que ele tenha interesse

Como atrair clientes/alunos/pacientes homens para nosso Studio de Pilates?

Desafio

Prepare uma aula onde o aluno sinta-se desafiado. Homem gosta disso, e no momento em que o desafio é lançado, a adrenalina toma conta do corpo para que o mesmo seja conquistado!

Isometria

Insira exercícios de força com isometria. Manter a posição do “leg pull”, por exemplo, por alguns segundos a mais, para que o aluno sinta que as isometrias não são tão fáceis assim.

Alongamentos

Use e abuse dos alongamentos ativos. O aluno vai perceber quão importante é alongar-se e vai entender que precisa do Pilates na sua vida urgentemente!

Fluidez

Pense em fluidez e em exercícios que exijam muito da musculatura mais profunda. Volume muscular não é sinônimo de força muscular, então você verá que seu aluno não terá força para realizar muitos dos exercícios básicos. Mas isso não quer dizer que você pode frustrá-lo. Se isso acontecer, é bem capaz que ele não retorne à sua aula.

Saúde e Bem Estar

Promova saúde e bem estar para o seu aluno. Isso vai fazer com que ele saia da aula com a sensação de quero mais e perceba a importância do Pilates para homens.

PILATES PARA HOMENS 6

Em suma, eles vão achar que Pilates é fácil, mas estou generalizando, lógico! Sei que existem muitos homens que acreditam no método e praticam Pilates há anos, mas sempre tem aqueles que vão duvidar até que você prove, por A + B que o legado que Joseph nos deixou é incrível, e que não existe restrição nem de idade, muito menos de gênero. Pilates é para todos e é isso que temos que divulgar aos quatro cantos!

Pilates é o pretinho básico do guarda roupa de toda mulher, é a camisa branca do guarda roupa de todo homem. Pilates é aquele café quentinho que vai bem com tudo. Pilates é um estilo de vida.

 


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.