Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Hoje nós sabemos que os equipamentos de Pilates basicamente se resumem em 4, sendo eles: Reformer, Cadillac, Chair e Barrel. Mas você conhece os 5 benefícios que é possível conseguir através destes aparelhos?

O Grupo VOLL tem um vídeo no canal do YouTube com 5 vantagens em trabalhar no solo. Ambos têm seus benefícios e peculiaridades. Porém, o foco neste texto é trazer todos os atributos para trabalhar com os equipamentos do Método.

Que tal entender as principais diferenças entre MAT Pilates e as vantagens dos aparelhos? Confira a seguir!

O que é MAT Pilates?

A principal e evidente diferença que o MAT Pilates apresenta é que ele não precisa do uso de aparelhos para uma aula, pois o Método é realizado inteiramente no solo. Mesmo assim, as aulas podem contar com acessórios para deixarem mais completas e dinâmicas.

Diferente dos exercícios realizados nos aparelhos, em que existe a “ajuda” de molas e alças que de certa maneira facilitam na execução dos movimentos, no MAT essa “mãozinha” não acontece. 

Sendo assim, os exercícios dependem da própria força do corpo e a ação da gravidade, exigindo um pouco mais do praticante e tornando os movimentos mais difíceis de serem realizados.

Uma vez que o MAT Pilates requer mais durante a realização dos movimentos, sua execução garante um ganho maior de força muscular, flexibilidade e equilíbrio, tornando os exercícios mais complexos e desafiadores. 

Dessa forma, um dos principais focos do MAT Pilates é melhorar a flexibilidade do aluno através dos seus exercícios. 

Abaixo listei alguns benefícios proporcionados pelo ganho de flexibilidade. Confira!

  • Melhora a postura corporal;
  • Melhora a qualidade dos movimentos; 
  • Diminui o risco de lesões; 
  • Melhora as funções respiratórias;
  • Retarda o surgimento de fadiga muscular, acelerando a recuperação dos tecidos.

5 vantagens em trabalhar com aparelhos de Pilates

1. Aumento da estabilidade

Trabalhar com os aparelhos é ideal para dificultar ou facilitar os exercícios de acordo com a capacidade do aluno. Podemos colocar molas e aumentar a carga, o que fará progredi-lo, ajudando na potência para que seu aluno possa realizar o mesmo movimento. 

Também podemos facilitar dando apoio de mãos e pés e levando uma estabilidade maior aos alunos durante os exercícios nos aparelhos. Por isso, essa é a primeira vantagem, que basicamente é juntar ou facilitar o exercício base. 

2. Capacidade em aumentar a carga

Como explicado no tópico anterior, podemos colocar uma mola azul no Reformer e após um avanço, trocar por uma vermelha e aumentar a quantidade, podendo chegar a quatro molas vermelhas e uma azul. 

Com essas mudanças, o nível de força do aluno será alterado. Normalmente essas modificações nos aparelhos são realizadas antes de encaminhá-lo a uma academia, onde o impacto é maior. 

Na Chair, podemos diminuir a resistência das molas, que irá dificultar o exercício, enquanto que, no Cadillac também alteram as molas, mas reforçando que sua função é aumentar a força durante a prática.  

3. Acessibilidade 

A terceira vantagem em realizar exercícios nos equipamentos é que temos um auxílio para trabalhar com pacientes especiais, como idosos e gestantes, além de pessoas com deficiências físicas como cadeirantes, pois temos a capacidade de atendê-los com um recurso melhor nos equipamentos.

Por isso, nestes casos, os aparelhos são mais elevados, dando um suporte de apoio e uma estabilidade melhor aos alunos que apresentam uma dificuldade de mobilidade. 

No caso das gestantes, elas necessitam realizar mais exercícios sentados e em pé, do que aqueles que são deitados, como o The Teaser.

Quando a aula de Pilates é realizada no solo, o nível e a variação de exercícios diminuem, sendo a principal diferença dos movimentos realizados nos aparelhos de Pilates. 

4. Versatilidade

A quarta vantagem em trabalhar com os aparelhos é a variação enorme de exercícios avançados, sejam suspensos ou não. 

Um exemplo claro é o Reformer, que apresenta uma gama enorme de variações que podem ser realizadas, enquanto que, na Chair temos possibilidades de realizar movimentos sendo suspensos pelos braços. 

Já no Cadillac podemos realizar os exercícios avançados, além das invertidas. 

5. Variação dos exercícios

Por último, mas não menos importante, a quinta vantagem em trabalhar com os aparelhos é a possibilidade de realizar uma aula apenas em exercícios suspensos, em que usamos as alças e barras paralelas, com variações. Isso não é possível realizar no Pilates no solo.

Claro que no MAT Pilates também temos exercícios avançados, mas não existem as variações presentes nos aparelhos fixos e os benefícios dos suspensos. 

Conclusão

Essas são apenas 5 vantagens presentes nos aparelhos fixos do Pilates. Além delas existem muitas outras, mas essas são as mais comuns e recorrentes. 

Caso você esteja pensando em montar seu Studio, esses são os aparelhos recomendados para iniciar a gestão de um espaço ou até mesmo para atrair novos clientes. 

Ficou interessado em conhecer e ampliar mais o seu repertório de exercícios? O Grupo VOLL disponibiliza um livro digital com mais de 30 movimentos e 50 variações para aplicar em suas aulas. Clique aqui e baixe gratuitamente!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.